Descubra como fazer um bom controle de mão de obra

Faça um bom controle de mão de obra! Isso vai trazer muitos benefícios para a sua construtora e fidelizar os seus clientes. Descubra como aqui:
Descubra como fazer um bom controle de mão de obra
Descubra como fazer um bom controle de mão de obra

Saiba como conquistar melhores resultados nos projetos da sua construtora com o controle de mão de obra.

Nenhum administrador de obras fica satisfeito quando chega no canteiro de obras e encontra os trabalhadores dormindo, conversando, encostados em algum canto. A primeira coisa que vem na cabeça é perda de tempo e falta de produtividade.

No entanto, o trabalho no canteiro de obras não é fácil, exige muito do físico e mental dos trabalhadores, que têm direito a momentos de descanso. Isso é essencial para manter a motivação e produtividade.

Portanto, é necessário entender que isso faz e DEVE fazer parte do dia a dia dos colaboradores.

Então, como diferenciar um descanso merecido, uma pausa programada, a paralisação por falta de materiais ou um caso de procrastinação?

A única forma de garantir que o trabalho no canteiro seja feito como esperado, respeitando pausas programadas e momentos de trabalho, mantendo produtividade e motivação é com um bom controle de mão de obra. 

Descubra aqui como fazê-lo.

Leia também: 

Conheça os diferentes tipos de canteiro de obras – Obra Prima

Controle de mão de obra: o impacto dos principais erros

Ter mais controle de mão de obra não é uma opção se sua construtora deseja manter a qualidade das obras e competitividade de mercado, é uma obrigação. 

Apenas fazendo o acompanhamento dos trabalhadores da construção civil no canteiro de obras é possível evitar erros que prejudiquem o projeto como:

  • Perder controle de custos totais;
  • Ineficiência de planejamento;
  • Problemas em processos operacionais;
  • Dados incorretos e histórico incompleto para elaboração de orçamentos futuros;
  • Erros de execução por dúvidas ou falhas na transmissão de informação.

Apenas a gestão concreta das equipes é capaz de ajudar a construtora a escapar desses erros e garantir o crescimento e lucratividade dos negócios com cada obra realizada.

Você deve estar se perguntando: como fazer o acompanhamento da mão de obra de maneira eficiente? Não se preocupe, a gente explica.

Como fazer um controle de mão de obra eficiente?

Existem alguns elementos básicos que devem ser observados na hora de alcançar mais controle de mão de obra e a execução de projetos de forma produtiva, eficiente e com qualidade. São eles:

1. Tenha em sua equipe profissionais capacitados

O desempenho no canteiro de obras, a redução de erros e retrabalhos e a qualidade na obra dependem da capacidade em executar os serviços da mão de obra contratada.

Não estamos falando aqui de diploma na mão, com exceção dos profissionais que necessitam dele, como é o caso dos engenheiros. 

A capacitação pode ser conquistada por meio de treinamentos e experiência na área.

Mão de obra qualificada sabe como aproveitar melhor os materiais para evitar desperdícios, identifica problemas práticos e riscos no projeto e no canteiro de obras.

Isso pode garantir maior qualidade a cada uma das etapas.

2. Sempre faça contratos

O trabalho informal no Brasil é muito comum, mas manter o controle de mão de obra exige ter um contrato elaborado com cuidado. 

Apenas assim a construtora se protege de problemas trabalhistas e estabelece suas obrigações de forma clara.

Além disso, a garantia de direitos trabalhistas é uma grande motivação para os trabalhadores.

Eles serão mais produtivos e motivados. Também vão se sentir seguros e com seus direitos protegidos mesmo em caso de afastamentos por doença ou acidentes.

3. Cumpra requisitos de Saúde e Segurança do Trabalho

Oferecer EPIs, EPCs e treinamentos de SST é essencial para ter mais controle de mão de obra, reduzindo riscos de acidentes.

E também assegurando toda a proteção que os trabalhadores necessitam no canteiro de obras.

Além de obrigatórias nas normas regulamentadoras da construção civil, as diretrizes de SST evitam desperdícios de materiais, riscos físicos que causem afastamento.

E, assim, garantem o controle da produtividade, orçamento e cronograma de obra.

4. Faça o acompanhamento dos trabalhos

Garantir que os trabalhos estejam sendo executados de forma correta exige acompanhar a evolução das atividades e etapas no canteiro de obras. 

Esse monitoramento permite identificar os atrasos, desperdícios e riscos e não é complicado de realizar.

O ideal é que os administradores façam visitas regulares.

Além disso, o responsável pelo canteiro elabora Relatórios Diários de Obras, registrando os acontecimentos, problemas, soluções e oportunidades identificadas durante o dia de trabalho.

5. Tenha sistemas de comunicação eficiente

Entenda, o trabalhador que está o dia todo no canteiro tem uma visão do projeto muito diferente do administrador que olha para as plantas e planejamento. 

Por isso, muitas vezes, falhas de comunicação acontecem e erros são cometidos.

Ter um canal direto de comunicação com os trabalhadores para esclarecer dúvidas e registrar os objetivos do projeto e expectativas sobre a obra é essencial para garantir que o planejado seja realizado.

O caminho oposto também deve existir!

Com esse canal permitindo que trabalhadores comuniquem suas preocupações, dúvidas e sugestões de forma aberta e respeitosa das duas partes. 

Muitas boas soluções para problemas que sempre se repetem podem sair dessa comunicação.

Controle de mão de obra com softwares de gestão de obras

A mão de obra faz parte do processo de gestão de obras e contar com um software que tenha funcionalidades de suporte ao seu controle é essencial.

Principalmente se a sua construtora está buscando o crescimento no mercado. 

O Obra Prima oferece entre suas funcionalidades a possibilidade de criar cronogramas de obras detalhados.

Isso permite inserir as pausas de descanso e alimentação dos trabalhadores e alocar de forma mais eficiente a mão de obra.

Além disso, com o cronograma físico-financeiro a construtora pode fazer um acompanhamento do uso de recursos ao longo do tempo para assegurar que desperdícios sejam identificados antes que causem problemas.

Por último, a plataforma oferece um espaço acessível para comunicação entre o escritório da construtora e canteiro de obras e a função Relatório Diário de Obra.

Isso garante que todos os acontecimentos, problemas e sugestões do dia cheguem aos administradores e contribuam com a tomada de decisão e melhoria da qualidade.

Quer conhecer outras funcionalidades do software de gestão de obras do Obra Prima que podem ajudar a manter o controle de mão de obra e otimizar os resultados do projeto? 

Marque a sua demonstração gratuita e sem compromisso clicando na imagem abaixo. 

E, também acompanhe o blog do Obra Prima e siga no Instagram para mais novidades da construção civil!

Leia também:

A importância de criar rotinas de gerenciamento de obras! – Obra Prima

Software de gestão de obras

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.