6 dicas importantes para o crescimento de pequenas e médias construtoras

Descubra como conquistar clientes e gerar mais lucro e crescimento de pequenas e médias construtoras com as nossas dicas.
Crescimento de pequenas e médias construtoras
Crescimento de pequenas e médias construtoras

Descubra como conquistar clientes e gerar mais lucro e crescimento em pequenas e médias construtoras.

Pequenas e médias construtoras enfrentam muitos desafios no momento de competir com empresas maiores no setor da construção civil. 

Você se sente um peixinho no meio de um mar de tubarões!

O porte da empresa, em geral, significa uma menor disponibilidade de verba para investimentos, mas isso não significa que elas não podem conquistar grandes diferenciais.

O segredo é saber qual caminho percorrer para competir com a tecnologia desses grandes nomes do mercado.

Ainda que investir em drones, impressoras 3D ou outras tecnologias seja um desafio para essas construtoras, muitas vantagens podem ser conquistadas com pequenas alterações focadas em controle de processos, gerando muito crescimento.

Enquanto muitas construtoras focam seus investimentos em equipamentos, tecnologias para o canteiro de obra e processos mais caros, dar uma atenção especial a alguns processos menores e mais administrativos pode fazer toda a diferença.

Descubra aqui algumas práticas que podem ajudar no crescimento de pequenas e médias construtoras.

Este conteúdo tem como objetivo falar de forma sucinta e objetiva sobre algumas dicas práticas para o crescimento de pequenas e médias construtoras.

Crescimento de pequenas e médias construtoras: 6 dicas para NUNCA ignorar

Algumas pequenas mudanças e mais atenção a processos podem fazer uma grande diferença no crescimento dos negócios e ser um diferencial competitivo importante para empresas de menor porte.

Conheça as dicas mais importantes:

1. Pesquise o mercado, público e setor

Crescer no mercado de construção civil exige conhecê-lo bem. Isso significa conhecer os fornecedores, os concorrentes, as legislações, tecnologias e, principalmente, seu cliente.

Fazer uma boa pesquisa de mercado vai ajudar a construtora a entender as expectativas dos clientes, as oportunidades de negócio que se apresentam e prepará-la para oferecer mais qualidade e menores custos nos projetos.

2. Organize a administração da construtora

Se o trabalho interno da sua empresa está desorganizado será muito difícil oferecer bons resultados para os clientes e conquistar maior crescimento.

É essencial ter integração entre os departamentos e oferecer ferramentas para que as compras, estoques e financeiro estejam sempre sob controle.

3. Invista em equipamentos

Ainda que pequenas construtoras não possuam verba para comprar ou alugar equipamentos de ponta sem cobrar muito do cliente, existem alguns cuidados que podem compensar não ter esses equipamentos.

Sua construtora não precisa ter verba infinita para garantir que os equipamentos que possui estejam com a manutenção em dia e funcionem como devem, garantindo que os projetos tenham qualidade, prazos sejam cumpridos e não apareçam custos extras.

Investir em equipamentos com alta durabilidade e em manutenções é um grande diferencial.

4. Reconheça a importância do atendimento e marketing 

Ter um canal de contato com os clientes para que eles acompanhem de perto a evolução das obras é essencial. 

Pequenas e médias construtoras executam menos projetos ao mesmo tempo, então oferecer um atendimento próximo e personalizado é mais fácil e passa confiança ao cliente.

A mesma acessibilidade deve ser oferecida para os clientes que ainda não fecharam contrato, sendo sempre acompanhada de campanhas de marketing que deixem claras os pontos fortes do seu negócio.

5. Organizar o controle financeiro das obras

Conquistar o cliente, fechar o contrato e perder dinheiro por falta de um bom planejamento financeiro é um erro que não pode ser cometido. 

Saber quanto dinheiro entra e sai à medida que os projetos são executados e garantir a elaboração de orçamentos assertivos é essencial para pequenas e médias construtoras.

6. Apostar em tecnologia: softwares de gestão de obras

Softwares de gestão de obras podem ser o maior diferencial para essas construtoras, oferecendo uma plataforma simples, com custos acessíveis e que oferece todo o controle de processos necessário para gerar crescimentos.

As tecnologias da construção civil podem ser de grande ajuda para pequenas e médias construtoras em busca de diferenciais competitivos. Acompanhe os conteúdos do Obra Prima e descubra todas as vantagens que elas oferecem.

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