cronogramas de obras

6 passos essenciais para organizar o cronograma de obras e economizar tempo

Economizar tempo e conseguir melhores resultados é fácil seguindo os passos essenciais para organizar um cronograma de obras.

Atrasos na entrega de uma obra ou em uma etapa da execução são uma grande dor para as construtoras. Bastam algumas horas de atraso para que o orçamento seja prejudicado, a lucratividade comprometida e os prazos não sejam cumpridos.

Então como escapar dos atrasos? 

Com um cronograma de obras focado em economizar tempo, aumentar a produtividade e reduzir erros.

Descubra aqui os pontos essenciais para ter um cronograma de obras eficiente. 

Passos essenciais: como organizar um cronograma de obras?

Cronogramas de obras são planilhas ou guias em softwares que auxiliam todo o processo de execução e controle da obra, dos orçamentos e das compras. 

Ele detalha dia a dia as metas a serem alcançadas e a quantidade de material e dinheiro que deve ser gasto em cada atividade, permitindo identificar gastos do orçamento e de tempo não previstos, possíveis atrasos e prejuízos.

Por esse motivo, organizar um cronograma de obras focado em economizar tempo é essencial para o crescimento de toda a construtora. 

Para garantir que sua empresa tenha o máximo de controle, acompanhe 6 passos que fazem toda a diferença antes mesmo de começar a elaborar seu cronograma.

Para que o cronograma de obras possa ajudar a controlar orçamento, prazos e custos da obra, é essencial estar sempre de olho nas informações do planejamento e em contato com os demais departamentos e com os engenheiros no canteiro.

Ter todas as informações necessárias em um só lugar e de forma acessível auxilia toda a gestão de obras. 

Visualizar a evolução da obra no cronograma é importante para toda a empresa.

Utilize a computação em nuvem ou softwares de gestão de obras para garantir que o cronograma seja atualizado constantemente e disponível para ser consultado. Uma outra possibilidade eficiente para centralizar informações é disponibilizar, junto com o cronograma, o Relatório Diário de Obras.

Que tal conhecer mais e saber como o RDO pode aumentar a produtividade na construção civil? >

Por si só, o cronograma de obras já é um passo a passo da obra. 

Nele, é possível encontrar cada atividade a ser desenvolvida e os dias necessários para a sua execução em uma ordem ao longo do tempo.

Ainda assim, criar listas com essas atividades enumeradas na ordem de execução antes mesmo de colocá-las no cronograma pode ser de grande ajuda. 

Organizar esses dados em ordem de execução garante que falhas ou alguma informação que está faltando seja percebida mais facilmente.

Essa maior visibilidade ajuda muito a economizar tempo, já que problemas ou erros serão identificados antes, reduzindo as possibilidades de muito tempo gasto na elaboração do cronograma ou atraso nos prazos durante a execução. 

Uma conversa com engenheiros e com os fornecedores de serviços em busca de detalhes e dados concretos é um grande diferencial.

Com a lista feita no passo anterior, é hora de ter uma noção real do tempo gasto em cada parte da obra. É preciso comparar com obras anteriores, questionar os riscos e acompanhar a sequência de execução para ter visibilidade do tempo necessário.

Só depois de ter todos os detalhes em mãos é possível começar a definir prazos para a execução de cada atividade e colocá-los em ordem cronológica. E não se esqueça de deixar uma margem para possíveis imprevistos ou riscos de acidentes e erros. 

Como elaborar um cronograma de obras é o que define a sequência e tempo de execução da obra, acompanhá-lo constantemente é essencial. Veja sempre o cronograma como um check-list para a execução da obra.

À medida que as atividades são finalizadas e os dias passam, faça marcações. Anote também imprevistos enfrentados, quanto de material foi utilizado, em que momentos a produtividade caiu.

Com esses dados, as decisões estratégicas podem ser tomadas para que atrasos sejam corrigidos e gastos extra não impactem negativamente a lucratividade da empresa.

Atualizar em tempo real o cronograma em uma plataforma automatizada e acessível a toda a equipe é essencial. Assim, os ajustes podem ser feitos no momento em que se mostram necessários.

Imagine que o seu cronograma previa construir uma sala em 6 horas usando 800 tijolos. 

Ao colocar no cronograma que foram utilizados 1000 tijolos em um prazo de 7 horas, o departamento de compras e financeiro já saberá que serão necessários mais tijolos para as próximas etapas e que se essa uma hora não for compensada, causará atrasos e a necessidade de mais horas do que o previsto.

Com uma ferramenta de automação, a própria planilha já calcula esse custo extra dos tijolos e da mão de obra, facilitando a tomada de decisões e os ajustes de orçamento para as próximas etapas.

Essa metodologia é focada na eficiência dos processos da construção civil. Com ela, a produtividade e uso do tempo é estruturada para que cada minuto da execução de obra seja aproveitado da melhor forma.

Ao focar as decisões estratégicas na produtividade com o uso do Lean Construction, a construtora ganha formas de reduzir custos, minimizar desperdícios, aumentar agilidade e conquistar máxima qualidade para os projetos.

O Lean Construction, basicamente, garante todos os passos anteriores: melhor aproveitamento do tempo, integração de dados, análise em tempo real e otimização do planejamento, unindo tudo no acompanhamento do cronograma para melhor aproveitamento do tempo da obra.

Utilizar essa metodologia durante a elaboração do cronograma é uma das melhores maneiras de identificar riscos de falhas e conseguir os melhores resultados.

Conseguir organizar um cronograma de obras, economizar tempo e aproveitar melhor os recursos é sempre mais fácil com as tecnologias corretas. 

São muitos detalhes para serem pensados e acompanhados, por isso, uma ferramenta eficiente e focada nas necessidades da construção civil é um diferencial.

Um software de gestão de obras pode ser, então, a maior vantagem competitiva e de qualidade do cronograma de obras que sua construtora pode encontrar. Junto com o Lean Construction, seu foco é aumentar produtividade e qualidade reduzindo falhas e desperdícios em todo o processo de construção.

Com aplicações que facilitam cotações de preço, criação de orçamentos, controle do RDO, acessibilidade de dados e integração de departamentos fica muito simples elaborar e seguir o cronograma de maneira eficiente.

Veja seu cronogramas de obras como diferencial de mercado

Escolher o modelo de cronograma de obras ideal para sua construtora e seguir os passos para organizar a execução e economizar tempo é a base para a construtora que quer ter sucessos e competitividade de mercado.

Elaborar e utilizar o cronograma de forma correta sempre será o ponto de partida para prevenir riscos e problemas e oferecer a seus clientes o máximo de qualidade, transparência e responsabilidade.

Apenas com ele é possível garantir mais agilidade sem perder qualidade ou comprometer o orçamento da obra.

Continue acompanhando o nosso blog para mais informações sobre o universo da construção civil.