Dificuldades para orçar obras? Use o Obra Prima!

Se você acha difícil elaborar orçamentos com rapidez e assertividade, precisa experimentar os benefícios do Obra Prima.
Obra Prima
Obra Prima

Você já ofereceu para o cliente um orçamento que não poderia cumprir? Se isso aconteceu na história da sua construtora, Obra Prima pode lhe ajudar.

É provável que você ainda esteja se batendo entre planilhas e sistemas improvisados. O que tem deixado a sua construtora vulnerável. Afinal o orçamento de obras não é uma tarefa simples de ser realizada em planilhas, por mais ricas e elaboradas que sejam.

Cruzar dados como quantidades, preços, qualidade, avaliação do fornecedor e outros pareceres técnicos e de preferência do cliente não é algo amigável ou fácil de ser realizado nas linhas de colunas e planilhas.

Mas é isso que um sistema pode como Obra Prima pode fazer pela sua construtora. O que poupa o seu negócio da necessidade de contratar pessoas e treiná-las para realizar a controladoria dos gastos e orçamentos dos projetos de construção.

Chegou a hora de pensar em usar seu primeiro sistema especializado na construção civil. Está preparado para conhecer 7 benefícios de Obra Prima?

1 – Garantir margem de lucro no orçamento de obras

Calcular em planilhas o orçamento de obras pode levar a sua construtora a sacrificar a margem de lucro. Sabe por quê?

Por mais detalhado que seja o seu levantamento, o risco de desatualização e de desconsiderar algum fator importante é muito alto.

Para evitar que isso aconteça, o que você faz?

Se continua usando as planilhas e faz um cálculo com bastante sobra, está perdendo clientes para a concorrência, que faz um preço melhor. Mas você pode otimizar tudo isso com Obra Prima, estabelecendo o percentual da margem de lucro e deixando o resto com o sistema.

2 – Fases e serviços com template pronto

Na hora de orçar o projeto de construção, um sistema especializado conta com templates prontos para cada fase e serviço envolvido. Desde a mão de obra às madeiras usadas na caixaria do alicerce até os milheiros de tijolos e telhas. Tudo isso de forma rápida e assertiva.

3 – Cálculo já sai pronto

O cálculo já sai pronto na versão simplificada. Basta colocar a metragem dos serviços para detalhar os custos com blocos, alvenaria, mão de obra e outros insumos. O que é muito útil em uma conversa prévia com um futuro cliente, na qual você explica o quanto uma obra como a que ele tem em mente pode custar.

Também é possível detalhar os cálculos para oferecer ao consumidor uma versão final do orçamento. Estando a primeira dentro dos parâmetros, fica fácil não se contradizer e não se perder no orçamento.

4 – Templates de mercado

Com Obra Prima, é possível utilizar qualquer template de mercado. Isso inclui tanto a tabela Sinapi (Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil) quanto a PINI. Ou você mesmo pode criar sua própria metodologia para realizar os orçamentos através do sistema.

5 – Curva A, B, C automatizada

Além das fontes confiáveis um orçamento detalhado deve ser interpretado a partir da metodologia da Curva ABC. Ela deriva da lei de Pareto, na qual se estipula que 80% dos efeitos derivam de 20% de causas. Deve ser assim também com seu orçamento:

Os insumos mais importantes, denominados itens A, correspondem a 80% da estrutura da obra. E os investimentos devem refletir isso, ficando o orçamento 80% comprometido por esses materiais. Resta aos B e C ficar com respectivamente, 15 e 5% dos investimentos. Qualquer desvio da curva pode levar a à perda de dinheiro.

6 – Planejamento financeiro por projeto de construção

Tendo o cuidado de detalhar o orçamento com base em planilhas e de interpretá-lo a partir da curva ABC, você ainda pode fazer o planejamento por centro de custos. Ou seja, cada projeto de construção tem seus cálculos e gráficos individuais, feitos como base ou nas tabelas de mercado ou os preços praticados pelos fornecedores nas obras que já estão em andamento.

Fica muito mais fácil realizar a controladoria com o auxílio da tecnologia Obra Prima!

7 – Não cobrar nem a mais nem a menos

Todos esses seis benefícios conduzem a um principal: não cobrar nem a mais nem a menos pelo orçamento de obra. O cálculo com auxílio da tecnologia é justo e preciso. Assim, você consegue ser mais assertivo e transmitir mais confiança aos futuros clientes.

Feche negócios mostrando o quanto se preocupa com planejamento e controladoria ao usar o Obra Prima.

Funcionalidades do sistema Obra Prima
Funcionalidades do sistema Obra Prima
Quero conhecer o sistema Obra Prima


Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.