Do canteiro de obras ao escritório: como aumentar a produtividade na construção civil?

Engenheiros analisando um cronograma de execução de obra
Engenheiros analisando um cronograma de execução de obra

Produtividade na construção civil é essencial para aumentar a lucratividade de construtoras e garantir os melhores resultados.

Não importa se a construtora trabalha com construção residencial, reformas, obras públicas ou outros tipos de projetos, a produtividade sempre será a chave para os melhores resultados.

O mercado de construção civil é competitivo e se diferenciar dos concorrentes é essencial para conquistar clientes e ter cada vez mais sucesso no setor. Toda construtora deve ter a otimização de processos para conquistar maior produtividade como ponto central das estratégias do negócio.

Ainda que a importância da produtividade não seja negada por nenhum administrador e engenheiro, um erro é recorrente: pensar na produtividade apenas no canteiro de obra e só no momento da execução do projeto.

Essa produtividade é essencial para ter bons resultados, mas não deve ser a única buscada pelas construtoras. Um canteiro de obras produtivo não é suficiente quando todos os outros departamentos não acompanham seu crescimento e eficiência.

Como anda a produtividade da sua construtora? Todos os departamentos alcançaram a eficiência necessária para aumentar o crescimento e lucratividade dos negócios?

Se você não tem certeza da resposta é só acompanhar o texto e descobrir se existe algo que ainda pode ser feito para que a sua construtora tenha o máximo de produtividade na construção civil.

O que é a produtividade na construção civil?

A produtividade, no geral, é a capacidade de um negócio em aumentar sua produção, otimizar processos e reduzir custos, conseguindo mais qualidade e melhores resultados nos serviços e produtos oferecidos.

Na construção civil, a produtividade segue a mesma tendência. No canteiro de obras ela é vista por meio do cumprimento de prazos, ou até finalização de etapas antes do previsto, sem cometer erros, gerar muito entulho e sem desperdícios.

Já dentro do escritório a produtividade é mais associada a redução do tempo gasto. A possibilidade de otimizar os processos e controles que ajudam a melhorar os resultados do canteiro de obra é o que faz um escritório produtivo: alinhamento financeiro, eficiência nas compras, planejamento sem erros, orçamentos bem estruturados.

Ou seja, enquanto no canteiro de obra a produtividade se liga à execução, no escritório ela se estrutura na gestão de obras.

Como medir a produtividade da construtora?

É impossível dizer se uma construtora é produtiva sem analisar os elementos que a fazem ter bons resultados. Para ajudar os administradores, o Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas, o Sebrae, define seis itens essenciais para a produtividade dos negócios.

Observando os itens que o Sebrae sua construtora pode começar a buscar formas de medir e melhorar os resultados e se destacar ainda mais no mercado. Os itens são:

Valorização de funcionários

Da secretária à mestre de obras, é essencial oferecer aos seus colaboradores toda a capacitação de que necessitam para realizar suas atividades. Investir nos profissionais, criar vínculos e remunerá-los adequadamente desperta a motivação de todos, o que gera mais vontade de trabalhar e oferecer bons resultados para a empresa.

Ocorrência de retrabalhos

Se as obras sempre acabam sendo um espaço de retrabalhos, algo não está funcionando e deve ser corrigido. Não existe produtividade em um serviço que tem que ser refeito. Eliminar os retrabalhos significa reduzir o tempo gasto em uma atividade e o desperdício de materiais.

Cuidado com insumos

Buscar o melhor custo benefício é essencial. Não é preciso comprar os mais caros produtos e matérias primas, ou pagar por serviços terceirizados de valores mais alto, mas é essencial focar na qualidade do que é escolhido. Matérias primas e mão de obra de qualidade garantem resultados melhores, reduzem retrabalho e eliminam desperdícios.

Controlar o estoque também é essencial, garantindo que a integridade dos produtos não seja comprometida. Afinal, não adianta comprar as melhores telhas se elas forem armazenadas de maneira incorreta e no momento do uso uma parte estiver quebrada.

Planejamento do canteiro de obras

Analisar e planejar com cuidado e antecedência como será utilizado o espaço do canteiro de obras é essencial. Apenas assim é possível evitar que a movimentação de equipamentos e trabalhadores no canteiro seja difícil, exija muito tempo ou coloque em risco a segurança das pessoas.

A segurança, fácil acesso a materiais e respeito às normas são essenciais para garantir maior produtividade.

Segurança do trabalho

Não é só na disposição das coisas no canteiro de obras que ela deve ser pensada. Existem as Normas Regulamentadoras que tratam da Segurança e Saúde do Trabalho e que, além de serem obrigatórias, garantem que se possa evitar acidentes e reduzir os danos causados caso eles aconteçam.

Não cuidar da segurança na construção civil causa riscos à vida das pessoas, perda de tempo pela necessidade de paralisar a obra para solucionar o problema, afastamento de funcionários que possam se machucar e a insegurança e medo dos demais, reduzindo a produtividade de todos.

Aumentando a produtividade na construção civil: tenha a tecnologia como aliada

Buscar a produtividade e conseguir se resume, basicamente, a capacidade de uma construtora em otimizar a gestão de obras. Analisando os itens que devem ser medidos para saber se a construtora está sendo produtiva, vemos que muitos deles podem apresentar problemas solucionados na gestão eficiente.

Softwares de gestão são um dos maiores aliados de construtoras que querem melhorar a lucratividade aumentando a produtividade. Ao automatizar algumas etapas e auxiliar na apresentação de dados claros, a tecnologia para a construção civil garante a redução de erros.

Não, o software não vai realizar o trabalho que o funcionário faz no canteiro de obra. No entanto, melhora muitos pontos que tornam o dia a dia no canteiro mais simples, como:

  • Ver o quanto o trabalhador está se esforçando para poder recompensá-lo;
  • Identificar quais treinamentos ainda não foram feitos;
  • Reduzir erros de cálculo no orçamento;
  • Fazer análises de riscos de acidentes mais precisas;
  • Criar planejamentos de obras mais detalhados;
  • Otimizar criação e acompanhamento de obras.

Com essas vantagens oferecidas pela tecnologia, a produtividade da construtora pode ser aumentada com muito mais facilidade.

Quer conhecer o software de gestão de obras da Obra Prima e descobrir quais outras funcionalidades ele oferece para as construtoras? Basta clicar aqui.

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.