Drones na construção civil: para que servem e como utilizar essa tecnologia nas obras?

Uma tecnologia do meio militar e que virou brinquedo de adulto, os drones na construção civil podem beneficiar muito sua construtora.
Drones na construção civil
Drones na construção civil

Uma tecnologia do meio militar e que virou brinquedo de adulto, os drones na construção civil podem beneficiar muito sua construtora. Entenda como.

Os drones ganharam muita popularidade nos últimos anos. Desenvolvidos como forma de realizar reconhecimento de térreo, levar bombas e alcançar áreas de alto risco para humanos.

Com os desenvolvimentos tecnológicos e a redução dos custos desses equipamentos de voo, seu uso se tornou mais comercial e civil e, atualmente, já é considerado, em seus modelos mais simples, um brinquedo, como eram anteriormente os aeromodelos. 

Quem, por exemplo, nunca viu um drone ser utilizado em filmagens aéreas de festas? 

Aos poucos essa tecnologia, tão ampla em possibilidades, passou a ser aplicada na indústria da construção e abriu novas possibilidades para construtoras que desejam utilizá-la.

É a tecnologia da construção civil dando as caras novamente…

Como podem ser utilizados drones na construção civil?

Existem diversos usos para drones na construção civil e que podem tornar o dia a dia das construtoras muito mais simples antes, durante e depois da execução dos projetos. 

Trazemos aqui alguns principais:

Acompanhamento da evolução da obra

Muitas vezes é difícil ter uma ideia da evolução do canteiro de obras de modo visual e mesmo com um bom cronograma para acompanhar o dia a dia das etapas e atividades, imagens, como sempre, valem mais do que palavras.

Com os drones é possível capturar fotografias e fazer filmagens de diferentes ângulos, além de ser muito mais simples visualizar a evolução de obras mais altas, como nos prédios de 11 ou mais andares, ou em áreas remotas.

Leia também:

Curva S na construção civil: guia básico para um acompanhamento de obras eficiente >

Monitoramento do canteiro de obras

Fiscalizar o canteiro pode ser um grande desafio, mas pode ser facilitado com os drones. 

Colocar essas tecnologias para sobrevoar a área de execução de obras pode ser um modo mais simples de garantir maior segurança contra roubos e furtos de materiais e equipamentos.

Materiais para marketing e vendas com maior qualidade

Se os drones oferecem mais visibilidade para a execução de obras, imagine o que não pode fazer pelos materiais de divulgação e marketing da sua construtora. 

Desde vídeos do canteiro de obra até uma visão detalhada e ampla dos projetos concluídos, você ganha muito mais opções para conquistar novos clientes.

Benefícios dos drones para as construtoras

Todos os usos dos drones na construção civil mencionados anteriormente deixam claro que existem muitos benefícios que podem ser conquistados com a adoção dessa tecnologia por construtoras.

Facilidade na verificação de problemas

Com os drones, mesmo as áreas mais difíceis podem ser fiscalizadas com facilidade. 

Imagine o trabalho e os riscos envolvidos no processo de verificar danos estruturais de um prédio na hora da vistoria.

Com os drones, é possível realizar análises das fissuras na parte externa mesmo na área mais alta com máxima segurança para a equipe e rapidez para a construtora, além de se tornar dispensável locar equipamentos como guindastes e contratar equipes especializadas.

Segurança em primeiro lugar

Seja na análise de riscos ou na verificação de estruturas, o fato de poder gerenciar potenciais problemas em áreas inacessíveis ou perigosas sem a necessidade de enviar uma pessoa é um ponto muito positivo para construtoras que querem garantir condições mais seguras para os colaboradores.

Redução de custos

Se os drones dispensam a contratação de guindastes para verificações em altura, equipes especializadas em diferentes contextos, a construtora consegue reduzir custos dos projetos. 

Isso significa a possibilidade de passar valores mais baixos para o cliente e aumentar a margem de lucro.

Em resumo, drones na construção civil são uma das tecnologias que podem trazer vantagens competitivas para as construtoras e que merecem ser investigadas como investimento nos negócios.

Esse é o futuro da construção civil! Está preparado?

Quer conhecer mais tecnologias que podem beneficiar sua construtora? Acompanhe os conteúdos do Obra Prima para conhecer as mais novas opções da construção civil para otimizar os resultados da sua construtora.

software de gestão de obra

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.