Os efeitos dos softwares de gestão de obras na construção civil

Descubra como os softwares de gestão de obras estão revolucionando a construção civil. Aprenda sobre os impactos positivos e como eles transformaram o setor.

Quer descobrir quais são os efeitos dos softwares de gestão de obras na construção civil e o que mudou no setor? Acompanhe o texto a seguir e entenda. 

As construtoras que ainda não usam os softwares de gestão acabam ficando cada vez mais para trás. Afinal, em um mundo tão tecnológico, é difícil acompanhar e otimizar o processo sem ajuda dessas ferramentas, que não são apenas um investimento, mas ocupam um lugar de necessidade e obrigação para as empresas que buscam crescimento e desenvolvimento. 

Os softwares de gestão de obras são ferramentas que ajudam no controle e na organização dos projetos da construção civil. Com o avanço da tecnologia, o uso desses sistemas tem se tornado cada vez mais presente no setor. Conheça a seguir a importância e alguns dos efeitos dessas ferramentas. 

A importância da implementação dos softwares para a construção civil

O software de gestão de obras é um investimento que tende a se tornar um padrão cada vez mais comum. Mas, a transformação digital não acaba aí, ela vai muito além. Isso acontece porque ela exige uma mudança cultural em todas as áreas das empresas para uma melhor adaptabilidade. 

Os colaboradores precisam entender a importância da implantação de ferramentas digitais e técnicas mais modernas no trabalho. Porque, com elas, é possível também aproveitar ao máximo as vantagens, tanto no escritório quanto no canteiro de obras. 

Os processos ficam cada vez mais produtivos e atingem uma qualidade superior. Isso porque essas soluções conseguem automatizar e agilizar as demandas. Existe ainda a possibilidade de, com o auxílio da mobilidade, registrar, alterar e acessar dados e informações de qualquer lugar. 

Por mais que o segmento da construção seja historicamente mais analógico, a mudança digital já está acontecendo. Muitas tecnologias já foram implementadas e adotadas na rotina de várias empresas. É fundamental conhecer esse impacto para entender mais sobre o assunto e como os softwares de gestão de obras vão afetar os seus negócios. Acompanhe a seguir. 

8 efeitos dos softwares de gestão de obras na construção civil

A construção é uma das maiores indústrias globais, e como tal, é responsável pela geração de milhões de empregos, contribuindo muito para os avanços da sociedade. A tecnologia na construção civil vem evoluindo cada dia mais e é o diferencial na procura por eficiência e produtividade no setor. 

Ou seja, o efeito que os softwares de gestão de obras trarão para a construção civil vai afetar a sociedade inteira, de maneira direta e indireta. Por isso, conheça oito deles a seguir:

  1. Melhor gestão de projetos;
  2. Aumento da produtividade;
  3. Maior controle em relação às atividades e aos insumos;
  4. Redução do retrabalho e erros;
  5. Maior transparência e comunicação;
  6. Agilidade e qualidade na vistoria;
  7. Segurança e integração;
  8. Mais controle financeiro. 

Para entender melhor cada um desses efeitos e consequências no setor e na sociedade, acompanhe o texto a seguir: 

  1. Melhor gestão de projetos

Os softwares de gestão de obras auxiliam na otimização do planejamento e na execução dos projetos, possibilitando que os times tenham uma visão mais clara dos prazos e cronogramas, e consigam realizar um acompanhamento mais eficiente das fases da obra. 

  1. Aumento da produtividade

Com a automatização de processos e a centralização das informações em um só lugar, é possível diminuir a quantidade de esforço e tempo necessário para gerenciar as construções. Isso possibilita que os times sejam mais produtivos e eficientes nas suas tarefas. 

  1. Maior controle em relação às atividades e aos insumos

As soluções tecnológicas proporcionam aos profissionais a possibilidade de controlar o que acontece em todas as frentes. Isso é possível usando um sistema integrado, com comunicação remota e em tempo real, além de permitir que os colaboradores responsáveis atualizem e avisem os status de cada uma das atividades realizadas. 

Outro impacto positivo é o controle dos recursos. Com ele, é possível cadastrar cada um dos materiais, equipamentos ou itens, assim como: lugar exato, estado de conservação e a data de validade. 

  1. Redução do retrabalho e erros

O uso dos softwares de gestão de obras pode auxiliar na redução dos erros humanos e evitar a necessidade de refazer tarefas ou serviços. Com a possibilidade de monitorar cada etapa da construção, é mais fácil encontrar e corrigir possíveis problemas antes que eles se tornem grandes obstáculos para o andamento e finalização do projeto. 

  1. Maior transparência e comunicação

Os softwares de gestão de obras possibilitam uma comunicação mais direta e clara entre os membros do time, e também com fornecedores e clientes. Isso aumenta a transparência do processo, evitando mal-entendidos e melhorando o relacionamento entre as partes envolvidas. 

  1. Agilidade e qualidade na vistoria

Com checklists personalizados e registros detalhados, os profissionais são capazes de realizar a vistoria na hora de entregar os imóveis com mais agilidade e qualidade. Dessa maneira, os processos se tornam mais produtivos e com maior padronização das informações coletadas e inspecionadas. 

  1. Segurança e integração

Uma relevante vantagem que se destaca é que todas as informações ficam centralizadas em um único lugar. Isso simplifica o acesso e também a comunicação, como já dissemos, além de todos os documentos importantes que ficam armazenados de maneira segura e organizada. 

A segurança também é otimizada, já que o armazenamento passa a ser feito na nuvem. Os softwares de gestão permitem que os profissionais mantenham o controle nas portarias das obras, assegurando EPIs para os associados.  

  1. Mais controle financeiro 

Com a utilização dos softwares de gestão de obras, é possível monitorar com mais eficiência os gastos e receitas de uma construção. Isso permite que os gestores tenham um controle melhor em relação às finanças do projeto, encontrando possíveis desvios e tomando as medidas necessárias para corrigi-los o quanto antes. 

A solução para a sua empresa

Agora que você conhece os efeitos dos softwares de gestão de obras na construção civil, descubra como a ferramenta do Obra Prima funciona! O nosso sistema é ideal para as pequenas e médias construtoras que buscam mais eficiência, agilidade e dinamismo no gerenciamento dos seus projetos. 

Entre as vantagens do nosso sistema, você conta com: Portal do Cliente, Relatório Diário de Obras, Cotação Online, Relatório de Previsto x Realizado Medição Física, Controle de Estoque e muito mais! Para descobrir tudo que o nosso sistema oferece, clique na imagem abaixo, agende uma demonstração gratuita e sem compromissos e conheça todos os benefícios:

Para mais conteúdos exclusivos sobre os temas mais relevantes da construção civil, acompanhe o nosso blog e siga o Obra Prima no Instagram. Escute também o nosso podcast, o Obra Cast, clique na imagem abaixo e dê o play: 

banner obracast

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.