Energia Solar na Construção Civil: como utilizar?

Saiba quais são as aplicações e benefícios que o uso da energia solar na construção civil pode trazer para sua construtora.
Energia Solar na Construção Civil
Energia Solar na Construção Civil

Saiba quais são as aplicações e benefícios que o uso da energia solar na construção civil pode trazer para sua construtora.

Sustentabilidade é um tema que ganha cada vez mais espaço na construção civil. 

A preocupação em reduzir a geração de resíduos, consumo de matérias primas e diversos outros elementos que causam impactos ambientais se torna importante na hora dos clientes escolherem a construtora responsável por seus projetos.

Entre as diversas possibilidades e práticas que buscam reduzir os impactos e aumentar a sustentabilidade na construção está a energia solar

Descubra aqui como elas estão sendo inseridas no setor e como sua construtora pode se beneficiar adotando seu uso. 

Leia também:

Fatos essenciais que você precisa saber sobre sustentabilidade na construção civil >

Energia solar na construção civil: por que começar a utilizar?

A decisão de adotar a energia solar na construção civil começa no momento em que as construtoras entendem sua importância para o setor e como ela pode auxiliar no desenvolvimento do Brasil.

Sim, mais do que beneficiar construtoras, o uso da energia solar na construção tem impacto em todo o desenvolvimento da nação, promovendo a preservação ambiental, redução de poluentes e crescimento econômico.

Essa é uma fonte de energia muito mais barata de implementar do que hidrelétricas ou que o uso do petróleo, que não consome matérias primas não renováveis e que tem oferta constante e abundante. Afinal, o sol nasce todos os dias.

Para quem começa a pesquisar o uso de energia solar na construção, o custo das placas fotovoltaicas pode sim ser um susto, elas não são exatamente baratas para comprar e instalar. 

No entanto, é uma decisão que reduz outros custos para a construtora, para o cliente e para os usuários das edificações.

Na conta final, os custos de uma placa solar geram mais economia do que gastos. 

Assim, vemos que custos, menor impacto ambiental e incentivo do desenvolvimento do país, mais do que importantes para o crescimento do mercado nacional, podem ser grandes benefícios para as construtoras.

Entendendo melhor os benefícios da energia solar para a construção

Obras sustentáveis recebem incentivos

A sustentabilidade é um dos principais focos da atualidade! Ser capaz de construir projetos que gerem energia para zonas comuns e que tenham um sistema solar de aquecimento de água pode ser uma grande vantagem.

Existem muitos incentivos governamentais e redução de taxas e impostos para empresas chamadas verdes, aquelas que utilizam processos que reduzem impactos ambientais e com a energia solar sua construtora pode aproveitar esses benefícios.

Competitividade e destaque de mercado

A redução de impactos ambientais em diferentes setores tem sido muito discutida e é tema cada vez mais importante na economia e na sociedade.

Clientes veem a sustentabilidade conquistada na oferta de uso da energia solar como um grande diferencial da construtora e podem ser motivados a escolher sua empresa em lugar de uma concorrente.

Claro, a sustentabilidade não pode ser restrita ao uso da energia solar, é preciso buscar formas de reduzir impactos ambientais ao longo de todos os processos da construtora, mas com certeza já é um primeiro passo.

Redução de custos em diversas etapas

O uso da energia solar nos projetos e no canteiro de obras, gerando energia para máquinas, aquecimento de água e na iluminação do canteiro, pode reduzir muito os custos da construção.

O uso de placas fotovoltaicas pode significar uma redução no valor das contas de água e luz da construtora e do canteiro de obras.

Aumento da lucratividade

Mais do que reduzir custos, a energia solar na construção civil pode gerar mais lucros. Isso acontece porque os projetos da construtora ganham valor agregado, ou seja, passam a ter uma justificativa concreta e atrativa para o público em ter um valor mais alto de venda dos projetos.

Esse valor agregado, junto com a redução de custo na construção, manutenção e uso das edificações, faz com que a lucratividade da construtora aumente, além de gerar maior lucratividade para os clientes de cada projeto.

Como a energia solar é aplicada nas construções?

Com placas fotovoltaicas para aproveitamento da energia solar é possível:

Aquecer água facilmente

Placas solares reduzem muito os custos e garantem água quente de maneira muito mais simples. 

Ao construir prédios em cidades com invernos mais rigorosos, por exemplo, se torna muito mais simples oferecer um sistema de encanamento com uma torneira de água mais quente do que a conseguida com resistências elétricas.

O aquecimento de água com coletores solares pode ser utilizado, também, para aquecer a água de piscinas.

Gerar de energia

A energia solar pode ser utilizada em associação com baterias, gerando energia suficiente para atender toda a demanda elétrica do projeto, desde lâmpadas em áreas comuns até elevadores e sistemas de segurança ou para consumo particular em apartamentos, reduzindo a dependência da rede elétrica convencional.

Fonte de renda

Após atender todas as necessidades de energia do projeto, o uso da energia solar ainda pode gerar renda para a administração do empreendimento. Não é raro, quando aplicada corretamente, ver uma produção de energia maior do que o que é consumido mensalmente.

Nesse caso, existem facilidades e incentivos para que a energia excedente produzida pelas placas solares seja “vendida”. 

Colocamos entre aspas porque, na verdade, o que acontece é um redirecionamento da produção.

Um cliente que possui diversos imóveis registrados em seu nome ou CNPJ, pode utilizar o excedente de energia de um empreendimento em outro, um tipo de crédito energético que pode ser repassado, desde que sejam atendidos pela mesma empresa energética. 

O que acontece é que quando chega a conta de luz, o valor do crédito que foi redirecionado é descontado.

Construção civil e sustentabilidade: uma preocupação de todos

A construtora do futuro é aquela que consegue aliar uma boa gestão de obras com o conhecimento sobre as expectativas dos clientes e o aumento da sustentabilidade em seus projetos.

Reduzir impactos ambientais na hora de construir já não é mais uma forma de cuidar do ambiente, é também um diferencial competitivo que pode gerar lucratividade e crescimento.

Quer manter sua construtora ativa e crescendo cada vez mais? 

Procure se informar sobre processos sustentáveis na construção civil. Aproveite e dê uma olhada nos conteúdos que o Obra Prima preparou sobre o tema da sustentabilidade para estar um passo à frente da concorrência.

software de gestão de obra

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.