Inovação e sustentabilidade: a energia solar na construção civil

Inovação e sustentabilidade são pautas que devem ser trabalhadas pelas construtoras. Afinal, a construção civil causa um grande impacto ambiental. Mas quais são as formas de levar esse assunto, na prática, para o dia a dia das obras?
Energia solar na construção civil
Energia solar na construção civil

Energia solar é a nova tendência da sustentabilidade na construção civil. Entenda.

A tecnologia tem trabalhado cada vez mais a favor do meio ambiente, oferecendo diversas oportunidades para empresas de diferentes setores adotarem posturas mais sustentáveis.

Para a construção civil a realidade não é outra. Muitas tecnologias trabalham a favor da construção sustentável e garantem diferenciais competitivos para construtoras. De sistemas de reaproveitamento de água da chuva e reuso de materiais até a reciclagem e painéis solares, as opções são variadas.

Entre tantas possibilidades a energia solar tem ganhado cada vez mais destaque. O consumo de energia elétrica durante a obra no canteiro é alta e se torna ainda maior quando o empreendimento está pronto e começa a ser utilizado.

A energia solar se coloca, então, como uma tendência da construção que promete ganhar muito mais destaque em 2021. Entenda um pouco mais sobre o que ela oferece para a área.

Construção e consumo de energia

Entender a relação entre o consumo de energia e o setor da construção civil vai muito além de pensar em obras e canteiros. Os impactos da construção no consumo incluem diversos elementos. Não está entendendo? Calma, a gente explica.

O primeiro elemento é a construtora. O consumo de energia começa dentro do escritório com os diversos equipamentos utilizados: computadores, telefones, roteadores wi-fi para a internet, luz e outros.

Além do escritório, temos o canteiro de obras. Durante a execução de um projeto o consumo de energia é gigantesco. É necessário garantir a iluminação do espaço para que os trabalhadores não estejam em risco, energia para ligar os equipamentos e para abastecer estruturas de suporte como dormitórios, cozinhas, área de alimentação, entre outras.

Depois de concluída a obra, a construção civil ainda deve considerar a eficiência energética do projeto desenvolvido. Como garantir que o prédio residencial construído, por exemplo, não acabe como um grande consumidor de energia, que será paga pelos usuários.

É importante lembrar que, como já comentamos muito aqui no blog, a sustentabilidade na construção civil é uma tendência. 

Com isso, é cada vez mais importante pensar em projetos que resultem em obras sustentáveis e, por isso, a energia solar ganha cada vez mais espaço no debate.

Energia solar: a sustentabilidade na construção civil

Não importa em que parte do Brasil você more, com certeza já percebeu que os invernos não são tão frios como vemos nos filmes, com neve e muitos dias com temperaturas próximas do zero.

Bom, esse é um dos principais fatores que colocam a energia solar como uma possibilidade real para o país na busca pela construção sustentável. As variações menores de temperatura são resultado da grande vantagem do Brasil: uma incidência alta e constante do sol no território.

Isso significa que existe muito potencial de geração de energia solar. Inserir os painéis solares como tendência da construção para 2021 pode ser um grande diferencial para as construtoras.

Painéis solares são uma opção para novas obras e para reformas em imóveis já construídos, podendo substituir telhas e elementos de fachada.

Vantagens para construtoras

Existem muitos pontos positivos em colocar a construção sustentável como meta nos projetos da construtora. O primeiro dele é o melhor posicionamento no mercado.

Oferecer a opção de painéis solares nas reformas e novas construções alinha os valores da construtora com a busca dos clientes por maior sustentabilidade. Com isso, a construtora ganha um novo diferencial para alcançar maior competitividade.

Atuar de forma a impactar menos o ambiente melhora a imagem da empresa e oferece novas possibilidades para o marketing. 

Só não esqueça que não adianta levantar a bandeira da sustentabilidade nos produtos e serviços e não seguir a postura sustentável dentro da empresa. 

Clientes não perdoam hipocrisia. 

Outra possibilidade é utilizar os painéis como forma de gerar energia para alimentar as necessidades da construtora e da obra. Por que não utilizar baterias carregadas com energia solar para os equipamentos no canteiro de obras? Que tal utilizar um imóvel com painéis solares no escritório?

A economia nas contas de luz será alta, o que significa que parte da verba antes direcionada para pagar contas agora estará livre para ser investida em outros lugares da empresa.

Os benefícios da energia solar para clientes

Para os imóveis construídos ou com painéis instalados, a energia solar traz como principal benefício a redução do consumo de energia elétrica e, com isso, um custo mais baixo na hora de pagar as contas.

Além dessa vantagem, é possível utilizar os painéis solares para aquecer a água em piscinas e caixas d’água direcionadas para chuveiros, eliminando a necessidade de chuveiros elétricos, por exemplo.

Uma possibilidade é a chamada geração distribuída da ANEEL, que vem estudando a venda do excedente de energia elétrica produzida pelas placas.

As placas solares produzem uma certa quantidade de energia, que supre o consumo da residência. 

Quando a quantidade de energia produzida ultrapassa a consumida mensalmente, é possível vender esse excedente para a ANEEL em troca de créditos ou distribuir para outros imóveis que tenham o mesmo nome como titular.

Ainda é uma legislação que está sendo estudada, mas é uma grande tendência da construção sustentável para 2021 e para o futuro.

Sustentabilidade na construção civil em alta

Os debates sobre a necessidade de uma construção mais sustentável se tornam cada vez mais intensa e as possibilidades que a tecnologia oferece se ampliam a cada dia.

Construtoras do futuro já estão começando a pensar, em 2021, em como tornar seus processos mais sustentáveis e alinhando discursos para atrair mais clientes e aumentar sua competitividade.

É hora de tomar iniciativa para não ficar para trás na evolução do mercado e a energia solar pode ser a porta de entrada para sua construtora. Que tal começar a investir?

Leia também:

Fatos que você precisa saber sobre sustentabilidade na construção civil >

Como evitar o desperdício de materiais de construção? >

Como funciona a reciclagem de resíduos na construção civil? >

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.