Por que seu software de gestão de obras não precisa ser um ERP?

Ter um software de gestão de obras é importante para o momento atual da sua construtora? Aqui está o que você precisa para fazer uma boa escolha!
ERP OU SOFTWARE
ERP OU SOFTWARE

Ter um software de gestão de obras é importante para o momento atual da sua construtora. Mas não escolha antes de ler este texto.

Um ERP para construtoras nada mais é do que um Enterprise Resource Planning. Ou seja, um sistema  de gestão especializado na construção civil. Todas as empresas, inclusive aquelas que não pertencem a esse mercado, contam com esse tipo de ferramenta.

Mas será que ter um ERP na construtora é a melhor opção para você?

Para saber a resposta, você deve avaliar quantos projetos gerencia hoje, quais as suas prioridades e o quão rápido pretende operar com a ajuda desse tipo de sistema.

Saiba que existem, sim, diferenças entre o ERP da construção civil e um software de gestão de obras. Geralmente, o primeiro é mais complexo, robusto e pesado. Enquanto isso, o segundo é mais leve e fácil de usar.

Se a sua empresa pode ser classificada como PME (Pequena e Média Empresa), é provável que você precise e prefira um gerenciador de obra online. Isso porque ele permite planejamento e controle de obras facilitado.

Pensando nisso, como o Obra Prima pode contribuir para os seus processos? O que é esse sistema e como ele promove o gerenciamento de obras online?

O que é o Obra Prima?

O Obra Prima não é um ERP para construtoras. É um software de gerenciamento de obras que ajuda construtoras a resolverem as principais tarefas de gestão, desde o financeiro até a organização de projetos. O Obra Prima também facilita a comunicação com clientes e fornecedores.

Mas nem de longe é um ERP da construção civil!

Sabe por quê?

Porque dispensa funções que são obsoletas e só pesam para as construtoras de médio e pequeno porte. Se você tem uma construtora PME, por exemplo, não precisa de muitos recursos fiscais avançados de um ERP.

Afinal de contas, seu regime de contribuição é mais simplificado. E essa questão fiscal sobrecarrega menos o seu negócio do que construtoras com projetos mais pesados.

Vamos listar para você três vantagens do Obra Prima que suprem a necessidade de um ERP da construção civil.

1 – Orçamento de obra facilitado

O Obra Prima é um sistema de gestão para construtoras voltado a facilitar um dos maiores desafios: fazer um orçamento de obra de modo correto e rápido.

Você sabe que a orçamentação é uma tarefa importante para manter a saúde financeira da construtora. Cobrar a mais ou a menos coloca em risco a sobrevivência do seu negócio.

Por isso, em um mercado competitivo como o da construção, ter bons referenciais de gestão e orçamento garante segurança para a construtora crescer.

2  – Planejamento de obra completo

Se você optar pelo Obra Prima, provavelmente não sentirá falta de nenhuma funcionalidade relacionada à necessidade de planejar o dia a dia da construtora. Isso porque esse gerenciador de obra online combina perfeitamente o planejamento físico financeiro ao fluxo de caixa, além de ser uma ferramenta que facilita o mapa de cotação para novas compras.

Ter esse nível de organização significa:

  • Maior facilidade para fazer orçamentos junto aos fornecedores;
  • Mais precisão na tomada de decisões;
  • Aumento da segurança e da confiança na lucratividade do projeto de obra.

No final das contas, você não vai precisar mais tirar dinheiro do bolso para pagar os custos que não estavam previstos!

3 – Acompanhamento de obra

Com o Obra Prima, tanto você quanto o cliente ganham uma ferramenta de gerenciamento online capaz de aumentar a conectividade e a comunicação. Os mestres de obra, por exemplo, podem filmar e fotografar cada etapa para compartilhar com você e com seus contratantes.

Assim, um histórico de projeto é mantido de forma praticamente orgânica, o que permite comprovar gastos e o andamento das fases da obra. Isso é fundamental tanto para quem trabalha por empreitada como para as construtoras que fornecem serviços por administração.

Tendo em mãos um software de gestão de obras que funciona como um gerenciador online, você não sentirá falta de um ERP para construtora. Pelo contrário: entenderá por que cada vez mais eles se tornam muito engessados para a operação de empresas de médio e pequeno porte.
Caso queira saber mais sobre esses métodos, agende uma demonstração online e conheça os benefícios que o Obra Prima pode trazer à sua construtora.

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.