Erros nas obras: conheça os 5 mais comuns e saiba como evitá-los

Erros nas obras: conheça os 5 mais comuns e saiba como evitá-los 

Não é incomum se deparar com erros nas obras, pode ser nos orçamentos, nas planilhas, prazos, produtos e até relacionados com a mão de obra, descubra aqui quais são e como evitá-los. 

O principal problema é que esses erros na construção podem atrapalhar o andamento do projeto, provocar prejuízos e até atraso na entrega das obras. 

Afinal, uma obra tem basicamente três etapas: planejamento, projeto e execução. Dessa maneira, é essencial identificar onde está o problema e descobrir como resolver da maneira mais rápida e eficiente possível, antes que atrapalhe todo o andamento da obra. 

5 erros na construção que você precisa evitar

Preparamos uma lista para ajudar o seu gerenciamento de obras na hora de evitar esses erros, acompanhe: 

  1. Falta de mão de obra qualificada
  2. Escolha errada dos materiais de construção 
  3. Ignorar as normas regulamentadoras
  4. Falta de comunicação entre os times
  5. Não analisar o tipo e qualidade do solo

Agora que você já conhece os erros nas obras, vamos entender melhor cada um deles:  

1. Falta de mão de obra qualificada

Para o sucesso de um projeto, muitas pessoas precisam trabalhar em conjunto. Afinal, não adianta ter um projeto incrível e os colaboradores dentro do canteiro de obras não serem capazes de executar aquilo que está no papel.  

Em qualquer construção de sucesso, existe um time de profissionais que foi capaz de fazer aquilo se tornar realidade, lembre disso na hora de contratar a mão de obra

2. Escolha errada dos materiais de construção

É essencial pesquisar e investir em insumos de boa qualidade na sua obra, uma vez que mesmo com uma ótima equipe, eles não vão conseguir trabalhar com materiais ruins. 

O mesmo vale para o maquinário da construção. Não adianta comprar máquinas/ equipamentos ruins e esperar que a sua equipe seja produtiva e faça uma obra com excelência. 

Leia também:

9 formas e muitas dicas sobre como calcular o material de construção – Obra Prima

3. Ignorar as normas regulamentadoras

Como já falamos anteriormente, uma obra possui várias etapas e se acontecer um erro em alguma delas isso pode atrapalhar todo o andamento da construção. Além disso, existe um conjunto de regras definidas que visam manter a segurança de todos os trabalhadores dentro do canteiro de obras. 

As NRs são obrigatórias por lei e o não-cumprimento delas pode provocar altas multas e até suspensão das atividades da sua construtora. 

Conheça algumas delas:

4. Falta de comunicação entre os times

O canteiro de obras é um espaço dinâmico, onde muitas tarefas estão sendo realizadas simultaneamente, além do fluxo intenso de pessoas transitando diariamente. O acompanhamento de obras, do seu progresso, desempenho e produção das equipes é essencial para que tudo aconteça com fluidez e sem atrasos

Por isso, estabeleça uma comunicação integrada e contínua entre os arquitetos, clientes, engenheiros, mestre de obras e outros colaboradores. Essa falta de comunicação pode gerar atrasos na entrega das obras e retrabalhos, o que provoca prejuízos e muita dor de cabeça. 

5. Não analisar o tipo e a qualidade do solo

Dependendo da área escolhida, pode ser que o solo não consiga suportar a carga de concreto e toda a estrutura da construção. 

Por isso, é essencial fazer uma análise prévia para depois definir as estratégias eficientes na hora de realizar a fundação, e, dessa maneira, evitar o afundamento gradual da edificação e um possível desmoronamento. Negligenciar essa etapa pode provocar patologias na sua construção.

A solução que a sua construção precisa

Já deu para entender que podem acontecer muitos erros nas obras, mas existem formas de evitá-los. 

Uma ferramenta que vai ajudar as suas construções e acabar com esses problemas e muitos outros é o software de gestão de obras do Obra Prima. 

Com esse sistema do seu lado, além de evitar esses erros na construção, você também vai encontrar a solução para acabar com problemas no orçamento e cronograma das suas obras.

  • Quantas vezes você já precisou tirar dinheiro do seu próprio bolso para terminar um projeto? 
  • Ou até negociar com o seu cliente mais prazo do que o combinado para conseguir entregar a obra?

A gente sabe bem como é isso!

Fazer a gestão de obras vai ficar muito mais fácil e você vai conseguir fazer o acompanhamento dos seus projetos de maneira muito mais eficaz. 

Para conhecer mais sobre o Obra Prima, clique na imagem abaixo e agende a sua demonstração gratuita do nosso software de gestão de obras. Também siga a gente no Instagram para ficar por dentro de tudo que acontece no mundo da construção civil. 

Para mais dicas e muitos conteúdos exclusivos desse setor, acompanhe o blog do Obra Prima.  

Software de gestão de obras