O desperdício está deixando a gestão da sua obra mais cara!

Do planejamento ao dia a dia, é necessário entender quais são os pontos cruciais para evitar o desperdício na construção civil.

O que sua construtora quer é reduzir despesas como o desperdício na construção civil para que possa, assim, aumentar o lucro sobre os projetos realizados?

Se você sabe que precisa mudar para alcançar melhores resultados, mas não sabe por onde começar, a hora é agora! Você pode iniciar essa mudança ao evitar o desperdício na construção civil, um dos principais inimigos da lucratividade de qualquer construtora.

A boa notícia é que existem várias formas para alcançar esse objetivo e vamos mostrar todas elas ao longo deste texto. 

Você vai ver que com atenção a alguns detalhes que muitas vezes podem passar despercebidos no dia a dia da obra é possível economizar em projetos e evitar desperdícios. Continue a leitura para se inteirar sobre eles!

Como evitar o desperdício na construção civil em 9 atitudes (+2 dicas extras)

Nem sempre vale mais sobrar do que faltar, principalmente quando o assunto é construção civil. Geralmente, esse pensamento surge pela vontade de concluir a obra mais rapidamente, mas nem sempre é a melhor solução. Isso porque pode prejudicar a rentabilidade do projeto, seja pelo desperdício de materiais, recursos financeiros ou mão de obra. 

Confira o que sua construtora pode fazer daqui para a frente para reduzir o desperdício e evitar uma construção cara:

1. Incluir no orçamento somente o necessário para a execução da obra

“Comprar três para garantir” não vai trazer mais segurança para a construção e sim aumentar seus custos. Assim sendo, a primeira dica para evitar o desperdício na construção civil é elaborar um orçamento preciso e que envolva apenas o necessário para a execução da obra. Isto é, fazer uma compra exata para que não sejam pedidos muitos materiais e isso culmine em gastos à toa. 

2. Revisar cada pedido de material para garantir que esteja certo

Quando se revisa com atenção o pedido de materiais, o risco de comprar errado é muito menor. Com isso, os desperdícios de tempo e de material também são menores. 

É uma forma de evitar retrabalhos e perda de qualidade.

3. Cuidar da armazenagem, de acordo com as condições adequadas para cada item

Ao armazenar materiais cuidadosamente, é possível zelar pela qualidade dos itens a serem utilizados nos processos construtivos. Afinal, uns são mais sensíveis que outros e determinados materiais devem ser guardados em condições adequadas de umidade e ventilação.

4. Atentar-se às especificações dos fabricantes

Por mais que ler a embalagem dos produtos adquiridos pareça perda de tempo, no canteiro de obras é o que garante um uso consciente e sem desperdícios. Ajuda os profissionais envolvidos a terem o conhecimento que precisam para saber aproveitar os materiais corretamente e observar a garantia de fábrica de cada um deles.

5. Controlar os prazos de validade

Tão importante quanto observar a garantia de fábrica de cada material adquirido para a construção, é verificar seu prazo de validade. 

Se atentar a essa informação é uma forma de aproveitar o insumo durante o tempo indicado para utilização. Isso evita retrabalhos causados por materiais fora do prazo da validade e, claro, o desperdício na construção civil. 

6. Manusear corretamente os materiais para evitar desperdícios na construção civil 

Ter cuidado redobrado com o manuseio de materiais de construção, para que não sejam perdidos ou quebrados, é outra dica para evitar gastos extras. Isso vale principalmente para acabamentos, pois qualquer dano causado a eles pode ficar visível para sempre no empreendimento construído.

Para evitar problemas, é fundamental manter o canteiro de obras sempre limpo e organizado. Assim, o manuseio dos materiais é facilitado e também sua conservação.

7. Reciclar materiais descartados que possam ser reaproveitados

Por mais clichê que pareça, uma boa parte dos materiais descartados pode ser reaproveitada por meio da reciclagem. Alguns exemplos são metais como alumínio e cobre, mas também se estendem para areias e restos de concreto que possam ser usados para aterro. 

8. Se atentar à logística do canteiro de obras

Organizar o canteiro de obras de modo inteligente é a melhor forma para otimizar os manuseios e deslocamentos de materiais e pessoas. 

Quanto mais praticidade for oferecida para a realização do processo produtivo, menor será o tempo perdido. O que vale até mesmo para a localização de banheiros, refeitórios e estoque de materiais a serem usados.

9. Evitar o desperdício de tempo também é uma dica para reduzir o desperdício na construção civil

Embora não pareça, o desperdício de mão de obra também pode trazer prejuízos financeiros para qualquer construtora. 

Em geral, o problema pode acontecer de duas formas: pela falta de material para a continuação das atividades ou pelo excesso de trabalhadores na execução. O que pode ser facilmente resolvido com uma gestão de compras eficiente e um controle de obras atento aos desperdícios.

Dicas extras: tecnologia e treinamento

Como vimos até aqui, todas as atitudes que listamos neste texto são essenciais para manter os projetos dentro do orçamento e cuidar do dia a dia das obras. 

Fazer projetos melhores dar mais atenção ao armazenamento, ao manuseio de materiais e até à organização do canteiro de obras podem trazer ótimos resultados em termos de redução de desperdício na construção civil.

Mas, se você quer otimizar ainda mais os processos para diminuir custos e elevar a qualidade das obras e a lucratividade da construtora, temos duas dicas extras:

Tecnologia

Outra solução capaz de ajudar as empresas a gerarem economia na construção civil são as tecnologias móveis. Eficientes para planejar, organizar, controlar e acompanhar as obras, elas podem melhorar não apenas a gestão de obras, como também evitar desperdícios e melhorar a comunicação interna e a relação com o cliente.

Treinamento

O desperdício de materiais de construção pode tornar a obra mais cara para a construtora e isso acaba gerando prejuízo para o negócio. Então, por que não investir no treinamento da equipe para prevenir desvios de gestão e desperdícios na construção civil? É uma forma de colocar todos os colaboradores na mesma página para reduzir desperdícios em obras.
E a sua construtora, já colocou em prática alguma dessas dicas para diminuir o desperdício na construção civil? Quais os próximos desafios que tem em vista? Conte aqui nos comentários a sua experiência e até o próximo texto!

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.