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Experiência do cliente na construção civil: os impactos de um portal do cliente

Conheça as vantagens que a gestão eficiente e um bom portal do cliente podem trazer para seu negócio.

Construtoras que desejam sobreviver, crescer e lucrar no mercado de construção civil devem ter consciência da necessidade de fidelizar clientes já conquistados e criar diferenciais competitivos para conquistar novos clientes.

Muitas construtoras, considerando essa necessidade, investem em novos processos, materiais, sustentabilidade e equipamentos, esquecendo de um dos elementos mais importantes: a experiência do cliente.

Sua construtora pode oferecer o melhor projeto e o máximo em qualidade e, ainda assim, perder um cliente para uma empresa que oferece um atendimento melhor e mais personalizado.

Investir em pós-venda, em uma comunicação aberta e transparente e que coloque o cliente no centro do projeto, oferecendo a ele uma participação mais ativa na execução de obra são diferenciais muito importantes no processo de fidelização. Mas como oferecer essa experiência diferenciada?

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Guia básico de pós-venda para a construção civil: como e por quê fidelizar clientes? >

A resposta pode ser mais simples do que as construtoras imaginam: possuindo um portal do cliente otimizado e integrado com a gestão de obras.

Descubra aqui como utilizar essa plataforma como diferencial para um relacionamento que oferece a melhor experiência do cliente.

Construtoras e a experiência do cliente: como utilizar um portal para otimizar a relação

É muito difícil para pessoas de fora da área da construção civil enxergar a evolução de uma obra e entender o que está sendo realizado no canteiro de obras e é papel da construtora oferecer essas informações de forma clara.

Seu cliente precisa ter uma relação com a construtora que o faça sentir seguro, em que veja transparência no uso do orçamento e que o torne parte da execução do projeto contratado.

É nesse momento que tornar a experiência do cliente a melhor possível com o apoio de tecnologias se torna essencial. 

Com as ferramentas corretas a construtora consegue mostrar de maneira compreensível o passo a passo da obra, justificar decisões e gastos e prestar contas, personalizando a experiência.

Uma experiência excepcional é parte da fidelização de clientes com um bom atendimento.

Atualmente, a melhor opção tecnológica para conquistar esses resultados é o portal do cliente, uma área onde podemos verificar documentos, planilhas de cronograma e orçamento, acompanhar decisões e ter acesso a fotos e vídeos do canteiro de obra de forma rápida.

Existem diversas vantagens em adotar tecnologias como os softwares de gestão de obras, que possuem um portal do cliente e que podem beneficiar a relação entre construtora e cliente.

No entanto, mais do que possuir um portal do cliente, é preciso saber como utilizar a ferramenta para otimizar a experiência.

1. Um canal oficial que representa profissionalismo e transparência

O primeiro grande destaque é o fato de o portal do cliente ser uma área mais profissional e oficial que uma conversa por WhatsApp ou e-mail. 

A facilidade e independência que oferecem ao cliente no momento em que desejam acessar alguma informação ou tirar alguma dúvida pode fazer toda a diferença.

É essencial lembrar também que esse profissionalismo e transparência se transformam em confiança, o que coloca esse canal como uma vantagem competitiva de mercado para a construtora.

2. Facilidade de comunicação deve ser destaque

Concentrar toda a relação com o cliente em uma única plataforma é um grande diferencial, mas exige uma equipe disponível e capacitada para um atendimento diferenciado.

O portal do cliente pode facilitar a comunicação com o cliente, já que mensagens enviadas em outros aplicativos ou por correio eletrônico podem ser concentradas ali. 

No entanto, todo esse diferencial desaparece se o cliente não consegue as respostas que busca quando entra na plataforma para contactar a construtora.

Responder as mensagens o mais rápido possível, tirar as dúvidas de forma eficiente e escutar com atenção as necessidades e expectativas são passos fundamentais para oferecer uma comunicação personalizada e que faça seu cliente sentir que é valorizado.

Além disso, é essencial buscar por formatos de portal do cliente que sejam fáceis de utilizar.

3. Históricos de documentos e acervo de imagens a um clique de distância

Um portal do cliente de qualidade oferece um espaço para inserir cópias virtuais de documentos relacionados a obra, vídeos e fotos. 

O papel da construtora, então, é garantir que todos esses documentos, fotos e vídeos estejam atualizados e disponíveis na plataforma para o cliente.

Criar um histórico de todos os dados da obra é uma forma de fazer o cliente se tornar parte do processo de execução de obras e garantir a transparência que comentamos anteriormente.

4. Clara apresentação da evolução física e financeira da obra

Cronogramas e orçamentos de obras são documentos que, mais do que servir para o planejamento inicial, oferecem uma visibilidade do esperado para que a execução do projeto seja acompanhada dia a dia.

Melhorar a experiência do cliente, então, não exige só disponibilizar esses dois documentos para que eles tenham acesso, mas criar um terceiro que mostre, dia a dia, o quanto a obra avançou e quanto do orçamento já foi gasto. É o conhecido cronograma físico-financeiro de obras.

Saiba tudo o que é preciso para ter um cronograma físico-financeiro eficiente de obras aqui >

Obra Prima: o software de gestão de obras com um portal do cliente que atende suas necessidades

Se sua construtora busca uma plataforma que coloque a experiência do cliente como diferencial nos negócios e forneça todos os benefícios necessários para melhorar o atendimento integrado com a gestão de obras, o Obra Prima é sua solução.

O software de gestão de obras Obra Prima oferece todos os benefícios mencionados e muito mais para que seu relacionamento com o cliente seja personalizado e eficiente.

Além de uma plataforma intuitiva, com armazenamento e acessibilidade a documentos e dados na nuvem, é uma ferramenta pensada para as necessidades mais específicas da construção civil.

Por isso, mais do que elementos administrativos, o software oferece a seu cliente a possibilidade de consultar listas de fornecedores e parceiros que participam da obra, além de uma visibilidade completa dos compromissos financeiros e controles de custos.

Isso significa muito mais transparência para seus clientes e muito mais confiança no trabalho da sua construtora, diferenciais competitivos para estar sempre um passo à frente da concorrência.

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