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Fidelizando o Cliente com um Bom Atendimento

Quem nunca passou pelo constrangimento de receber um mal atendimento, não é mesmo? E, quando digo “atendimento”, me refiro a todo relacionamento fornecedor-cliente, que vai desde o sorriso no primeiro contato até o pós-venda. Não adianta muito ter um ótimo primeiro atendimento e errar a mão no resto do processo. Lembre-se: o contato inicial define se ele vai te escolher, o restante do atendimento define se ele vai voltar ou te indicar para outros, ou seja, se ele se tornará “fiel” à tua empresa.

Diversos fatores devem ser observados para garantir a satisfação do cliente em todo o processo, mas iremos focar em 3 deles:

Empatia

Se colocar no lugar do outro é uma regra básica de relacionamento em todos os âmbitos, do pessoal ao profissional. O jargão “trate o outro como gostaria de ser tratado” já é bem conhecido. Educação, respeito e paciência nunca são demais. Nas relações comerciais, a empatia vai além do tratamento, ela esbarra no valor afetivo que o cliente dá ao item que está sendo adquirido. Mais que apresentar tua proposta de forma técnica, é preciso se preocupar com o que a aquisição significa para o cliente. Entenda o valor afetivo e você criará uma conexão preciosa.

Comunicação e transparência

Ao falar de comunicação, devemos falar de transparência. Para garantir transparência, é necessário ter uma boa comunicação, com informações claras e precisas. Dar retorno satisfatório ao cliente é importante em todas as etapas e, para que isso ocorra, é preciso entender o que o cliente quer, além de conhecer o seu perfil e necessidades. É necessário também conhecer seus próprios limites: o que tua empresa pode oferecer ao cliente. Pode ser mal visto prometer ou “dar a entender” mais do que você pode garantir. Se o cliente quer algo que você não poderá entregar, seja sincero e explique os motivos de forma objetiva. Um cliente que percebe o esforço em ser compreendido e bem informado se sente valorizado e não cria expectativas equivocadas. Evitando assim frustrações e reclamações posteriores, facilitando ainda uma possível renegociação, caso seja necessário (que atire a primeira pedra quem nunca precisou renegociar um prazo).

Segurança

Quando o cliente percebe que o colaborador conhece a fundo cada detalhe do que está sendo apresentado, ele se sente seguro e adquire confiança no produto e na empresa. Por outro lado, a incerteza gera desconfiança que dificilmente será revertida. Os profissionais precisam, além de estar bem treinados tecnicamente, estarem sempre bem informados sobre o que acontece no mercado e na própria empresa. Apresentar uma proposta bem elaborada com um visual agradável, indicadores de qualidade, índices de produtividade e padronização de processos demonstram organização e profissionalismo.

Portal do Cliente

Já tem um bom atendimento inicial, com muita empatia? Temos o que você precisa para ir além de fidelizar o cliente: um sistema de gestão de obras completo, do orçamento ao pós-venda. O Obra Prima conta também com o Portal do Cliente, um ambiente preparado exclusivamente para que o teu cliente se sinta inserido nos processos, valorizado e fique por dentro de cada etapa da obra, acompanhando os compromissos financeiros, relatório de obra, fornecedores, avanço físico, e galeria de fotos.

Portal do Cliente

Teu cliente merece toda segurança, e você merece a tranquilidade de ter tudo gerenciado em um só lugar!