Fiscalização de obras na construção civil

Fiscalização de obras: qual a importância e o impacto nos projetos da sua construtora?

Construtoras podem conquistar diversos benefícios com uma boa fiscalização de obras. Entenda melhor esse processo e conquiste melhores resultados em seus projetos.

Ao desenvolver um projeto de construção civil a construtora deve considerar uma série de detalhes e variáveis, além de ter um grande volume de dinheiro e atividades para gerenciar no canteiro de obras.

Garantir que todas as informações estejam corretas e que o dia a dia da obra corra de acordo com o planejamento, evitando retrabalhos, perda de qualidade e dinheiro e atrasos, então, é objetivo central para qualquer construtora.

É nesse momento que a fiscalização de obra entra em cena e se coloca como uma aliada e diferencial para os negócios da empresa. 

Seus controles e acompanhamentos permitem que a construtora otimize resultados e cresça cada vez mais no mercado.

Acompanhe o texto para entender como a fiscalização de obras pode ajudar seus projetos de construção civil.

Entendendo a fiscalização de obras

Entender a importância e impacto que a fiscalização de obras pode ter nos projetos de construção civil e da construtora depende, primeiro, de entender o conceito. Tomando um ponto de vista mais legal, vemos que ela é colocada na Lei Federal 8666 como um serviço técnico especializado da construção civil.

Em uma visão mais geral, a fiscalização de obras pode ser definida como um processo de supervisão da evolução da obra, analisando e controlando as etapas desde o projeto até a entrega ao cliente.

É a fiscalização quem se responsabiliza por averiguar se os prazos e custos previstos estão sendo cumpridos, identificando erros que geram retrabalho e solucionando os problemas e imprevistos.

Leia também:

RDO: como um relatório diário de obras pode te ajudar? >

Qual a sua importância para a construtora?

A partir do momento que admitimos que o papel principal da fiscalização de obras é auxiliar no acompanhamento e controle da gestão de obras, sua importância fica clara: apenas com uma boa fiscalização é possível proteger a qualidade dos projetos e o crescimento e lucratividade da construtora.

Seus impactos positivos são grandes em pequenas obras, evitando que a construtora tenha prejuízos que a façam fechar. 

Em obras de grande porte a importância é ainda maior, já que se trabalha com custos muito mais elevados e prazos que precisam ser cumpridos para não prejudicar outros projetos ou o entorno da obra.

Fiscalização de obras é ainda mais essencial quando cuida de obras públicas, que além de todos os elementos citados ainda possui a necessidade de prestar contas para órgãos governamentais e trabalha com licitações muito precisas.

Como garantir uma boa fiscalização de obras?

Uma fiscalização de obras é desenvolvida com base em tarefas a serem cumpridas pelo fiscal e oferecer ferramentas adequadas e objetivos claros para sua realização pode otimizar muito os processos de fiscalização e até mesmo de execução das obras.

No desenvolvimento do projeto e planejamento de obras

A primeira tarefa do fiscal envolvido no projeto é acompanhar o desenvolvimento das diretrizes do projeto e o planejamento de sua execução. 

Isso significa que ele deve verificar se todos os documentos necessários para a realização da obra estão de acordo com a legislação e necessidades do cliente.

Ele vai acompanhar, então:

  • Contratos assinados com clientes e fornecedores;
  • Elaboração de memoriais e ordens de serviços;
  • Definição de cronogramas e orçamentos de obras;
  • Planejamento financeiro e de compras;
  • Análises de riscos e ações de resposta caso imprevistos surjam;
  • Diários de obras;
  • Anotação de Responsabilidade Técnica.

Durante a execução de obras

Esse é o momento em que a presença de um fiscal fazendo o acompanhamento de obras é mais importante. Com o planejamento de obras em mãos, esse profissional vai verificar se:

  • Prazos estão sendo cumpridos;
  • Orçamento está sendo respeitado;
  • Contratos assinados com fornecedores de materiais e serviços estão sendo cumpridos;
  • Obra sigue dentro da legislação;
  • Medidas e normas de Saúde e Segurança do Trabalho estão sendo respeitadas;
  • Riscos de acidentes não previstos surgem;
  • Disponibilidade de materiais e equipamentos está em níveis que não provoque atrasos;
  • Vistorias são feitas de acordo com o que a lei exige e com frequência suficiente para garantir a qualidade do projeto.

Ao final do projeto

É o momento da fiscalização final, onde o responsável verifica as condições da obra e determina se todos os elementos estabelecidos em contrato com o cliente foram cumpridos para que o projeto possa ser entregue.

Os benefícios de uma boa fiscalização

A fiscalização de obras é um processo de acompanhamento do projeto essencial para qualquer construtora. 

A possibilidade que eles oferecem de proteger a obra de retrabalhos, acidentes irregularidades com documentos, atrasos e gastos não programados traz como benefícios:

  • Maior qualidade final da obra;
  • Redução de custos;
  • Otimização de gestão de etapas;
  • Competitividade de mercado;
  • Proteção da lucratividade do empreendimento;
  • Controle e cumprimento de prazos;
  • Proteção fiscal dos projetos.

Isso significa que a obra se torna mais eficiente, a construtora cresce e diferenciais aparecem para serem apresentados para o cliente. Além disso, a construtora organiza melhor seus processos, podendo planejar investimentos em tecnologias e novas estratégias para crescer cada vez mais.

Software de gestão de obras Obra Prima: o melhor amigo da fiscalização de obras

Softwares de gestão de obras são desenvolvidos com o objetivo de melhorar os processos da construção civil e facilitar o dia a dia da construtora.

Ao oferecer uma plataforma intuitiva e automatizada dos dados de um projeto, o software Obra Prima garante que esse objetivo seja cumprido e cria um ambiente perfeito para o desenvolvimento de atividades de fiscalização de obras.

Como vimos, uma boa fiscalização depende de acompanhar cada etapa do desenvolvimento e execução de uma obra, garantindo que tudo esteja alinhado com o que o cliente pediu e com o que as normas da construção exige.

Que forma melhor de alcançar esse resultado do que com planilhas e documentos que podem ser editados, compartilhados, consultados e acompanhados no mesmo segundo em que você precisa deles?

É essa a principal vantagem que o Obra Prima oferece à fiscalização de obras. 

Orçamentos e cronogramas que podem ser analisados no canteiro de obras com um clique no celular, documentos sempre disponíveis e protegidos e uma comunicação integrada entre departamentos, garantindo que as decisões importantes sejam tomadas mais rapidamente.

Conheça as funcionalidades do software de gestão de obras Obra Prima e conheça todos os benefícios que ele traz para sua gestão e fiscalização de obras.

software de gestão de obra

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.

Sugestão de conteúdo: