Fiscalização de obras: qual a importância e o impacto nos projetos da sua construtora?

Construtoras podem conquistar diversos benefícios com uma boa fiscalização de obras. Entenda melhor esse processo e conquiste melhores resultados em seus projetos.
Fiscalização de obras na construção civil
Fiscalização de obras na construção civil

Construtoras podem conquistar diversos benefícios com uma boa fiscalização de obras. Entenda melhor esse processo e conquiste melhores resultados em seus projetos.

Ao desenvolver um projeto de construção civil a construtora deve considerar uma série de detalhes e variáveis, além de ter um grande volume de dinheiro e atividades para gerenciar no canteiro de obras.

Garantir que todas as informações estejam corretas e que o dia a dia da obra corra de acordo com o planejamento, evitando retrabalhos, perda de qualidade e dinheiro e atrasos, então, é objetivo central para qualquer construtora.

É nesse momento que a fiscalização de obra entra em cena e se coloca como uma aliada e diferencial para os negócios da empresa. 

Seus controles e acompanhamentos permitem que a construtora otimize resultados e cresça cada vez mais no mercado.

Acompanhe o texto para entender como a fiscalização de obras pode ajudar seus projetos de construção civil.

Entendendo a fiscalização de obras

Entender a importância e impacto que a fiscalização de obras pode ter nos projetos de construção civil e da construtora depende, primeiro, de entender o conceito. Tomando um ponto de vista mais legal, vemos que ela é colocada na Lei Federal 8666 como um serviço técnico especializado da construção civil.

Em uma visão mais geral, a fiscalização de obras pode ser definida como um processo de supervisão da evolução da obra, analisando e controlando as etapas desde o projeto até a entrega ao cliente.

É a fiscalização quem se responsabiliza por averiguar se os prazos e custos previstos estão sendo cumpridos, identificando erros que geram retrabalho e solucionando os problemas e imprevistos.

Leia também:

RDO: como um relatório diário de obras pode te ajudar? >

Qual a sua importância para a construtora?

A partir do momento que admitimos que o papel principal da fiscalização de obras é auxiliar no acompanhamento e controle da gestão de obras, sua importância fica clara: apenas com uma boa fiscalização é possível proteger a qualidade dos projetos e o crescimento e lucratividade da construtora.

Seus impactos positivos são grandes em pequenas obras, evitando que a construtora tenha prejuízos que a façam fechar. 

Em obras de grande porte a importância é ainda maior, já que se trabalha com custos muito mais elevados e prazos que precisam ser cumpridos para não prejudicar outros projetos ou o entorno da obra.

Fiscalização de obras é ainda mais essencial quando cuida de obras públicas, que além de todos os elementos citados ainda possui a necessidade de prestar contas para órgãos governamentais e trabalha com licitações muito precisas.

Como garantir uma boa fiscalização de obras?

Uma fiscalização de obras é desenvolvida com base em tarefas a serem cumpridas pelo fiscal e oferecer ferramentas adequadas e objetivos claros para sua realização pode otimizar muito os processos de fiscalização e até mesmo de execução das obras.

No desenvolvimento do projeto e planejamento de obras

A primeira tarefa do fiscal envolvido no projeto é acompanhar o desenvolvimento das diretrizes do projeto e o planejamento de sua execução. 

Isso significa que ele deve verificar se todos os documentos necessários para a realização da obra estão de acordo com a legislação e necessidades do cliente.

Ele vai acompanhar, então:

  • Contratos assinados com clientes e fornecedores;
  • Elaboração de memoriais e ordens de serviços;
  • Definição de cronogramas e orçamentos de obras;
  • Planejamento financeiro e de compras;
  • Análises de riscos e ações de resposta caso imprevistos surjam;
  • Diários de obras;
  • Anotação de Responsabilidade Técnica.

Durante a execução de obras

Esse é o momento em que a presença de um fiscal fazendo o acompanhamento de obras é mais importante. Com o planejamento de obras em mãos, esse profissional vai verificar se:

  • Prazos estão sendo cumpridos;
  • Orçamento está sendo respeitado;
  • Contratos assinados com fornecedores de materiais e serviços estão sendo cumpridos;
  • Obra sigue dentro da legislação;
  • Medidas e normas de Saúde e Segurança do Trabalho estão sendo respeitadas;
  • Riscos de acidentes não previstos surgem;
  • Disponibilidade de materiais e equipamentos está em níveis que não provoque atrasos;
  • Vistorias são feitas de acordo com o que a lei exige e com frequência suficiente para garantir a qualidade do projeto.

Ao final do projeto

É o momento da fiscalização final, onde o responsável verifica as condições da obra e determina se todos os elementos estabelecidos em contrato com o cliente foram cumpridos para que o projeto possa ser entregue.

Os benefícios de uma boa fiscalização

A fiscalização de obras é um processo de acompanhamento do projeto essencial para qualquer construtora. 

A possibilidade que eles oferecem de proteger a obra de retrabalhos, acidentes irregularidades com documentos, atrasos e gastos não programados traz como benefícios:

  • Maior qualidade final da obra;
  • Redução de custos;
  • Otimização de gestão de etapas;
  • Competitividade de mercado;
  • Proteção da lucratividade do empreendimento;
  • Controle e cumprimento de prazos;
  • Proteção fiscal dos projetos.

Isso significa que a obra se torna mais eficiente, a construtora cresce e diferenciais aparecem para serem apresentados para o cliente. Além disso, a construtora organiza melhor seus processos, podendo planejar investimentos em tecnologias e novas estratégias para crescer cada vez mais.

Software de gestão de obras Obra Prima: o melhor amigo da fiscalização de obras

Softwares de gestão de obras são desenvolvidos com o objetivo de melhorar os processos da construção civil e facilitar o dia a dia da construtora.

Ao oferecer uma plataforma intuitiva e automatizada dos dados de um projeto, o software Obra Prima garante que esse objetivo seja cumprido e cria um ambiente perfeito para o desenvolvimento de atividades de fiscalização de obras.

Como vimos, uma boa fiscalização depende de acompanhar cada etapa do desenvolvimento e execução de uma obra, garantindo que tudo esteja alinhado com o que o cliente pediu e com o que as normas da construção exige.

Que forma melhor de alcançar esse resultado do que com planilhas e documentos que podem ser editados, compartilhados, consultados e acompanhados no mesmo segundo em que você precisa deles?

É essa a principal vantagem que o Obra Prima oferece à fiscalização de obras. 

Orçamentos e cronogramas que podem ser analisados no canteiro de obras com um clique no celular, documentos sempre disponíveis e protegidos e uma comunicação integrada entre departamentos, garantindo que as decisões importantes sejam tomadas mais rapidamente.

Conheça as funcionalidades do software de gestão de obras Obra Prima e conheça todos os benefícios que ele traz para sua gestão e fiscalização de obras.

software de gestão de obra

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.