Entenda como um gerenciador de obra online pode te ajudar!

Como um software de gestão de obra online traz mais resultados do que um sistema instalado diretamente no computador ou celular? Confira!
gerenciador de obra online ajudando construtoras
gerenciador de obra online ajudando construtoras

Existem vários sistemas de gestão, mas aqueles que funcionam na internet são muito mais simples de usar e fáceis de acessar.

Sabia que 64,7% dos brasileiros têm acesso à internet e que 94,6% usam o celular para isso? Esses são dados da pesquisa PNAD contínua 2018, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). E essas informações estão na mira dos principais desenvolvedores de gerenciadores de obra online.

Você deve ser uma das pessoas que se enquadram nesse cenário, simplesmente por estar lendo este texto. O que também significa que tem interesse em entender como funciona um software de gestão de obra que atue a partir da internet.

Que as ferramentas de gestão podem aumentar a produtividade na construção civil já é fato. Mas quando estão disponíveis e acessíveis a qualquer momento e em vários dispositivos seu planejamento de obras tem muito a ganhar.

Então, vamos listar 5 provas de que um software para construtora pode ajudar você, ainda mais se for online!

1 – Mais integração no planejamento de obras

Quando você muda das planilhas diretamente para um software de gestão de obras na internet, ficam claros os ganhos de integração. Ao invés de digitar inúmeras vezes a mesma informação em cada uma das planilhas de obra, de orçamento ou de cadastro, preencha apenas uma vez cada informação.

Por exemplo:

A tecnologia que é integrada permite que você cadastre o cliente com os dados do projeto e, automaticamente, consiga trabalhar essas informações no cronograma ou nas etapas de planejamento de obra. Nas planilhas, por mais úteis que sejam, você tem retrabalho nesses vários níveis do processo administrativo da construtora.

Mas quando essa integração está à mão é que você realmente percebe a mudança nas suas estratégias!

2 – Acesso à informação de qualquer lugar

Com um gerenciador de obra online, suas informações ficam integradas e acessíveis de qualquer lugar e a qualquer hora. E essa é uma proposta relativamente recente.

Há menos de uma década era muito mais comum desejar ter um sistema instalado no computador, geralmente pesado e lento. O que exigia máquinas superpotentes que conciliassem o uso simultâneo de sistemas de projeto e de gestão.

Tudo isso se simplificou ao ponto de ser possível usar o celular no acompanhamento de obras!

3 – Atualizações via smartphone

Hoje já é possível atualizar dados diretamente do smartphone, usando a internet móvel. O mestre de obras pode fotografar, filmar ou digitar informações sobre o andamento da obra, o que gera histórico e documentação. Além disso, ele também consegue solicitar a compra de materiais.

E não precisa passar por e-mail as fotos e os pedidos de compra. Basta acessar um aplicativo e as informações vão direto para o sistema, de modo integrado. Ou seja: o gerenciador de obra online é uma versão mais simples, leve e aprimorada do antigo software de gestão de obra.

4 – Maior contato com fornecedores e clientes

Com uma interface online, é possível também facilitar o contato com fornecedores e clientes sem o retrabalho de ter que repassar informações a eles. Quer exemplos?

  • O mestre de obras cadastra informações sobre andamento e o cliente já pode acessá-las.
  • Foi feito pedido de material e o responsável pelo setor de compras pode disparar o pedido para vários fornecedores com apenas um clique.
  • De modo padronizado, cada fornecedor recebe em seu e-mail a solicitação de compra de materiais e consegue retornar sobre o orçamento..
  • Responsável pelo setor de compras terá em mãos todos os orçamentos dos fornecedores, criando assim um mapa de cotação, sendo possível comparar os preços e condições das propostas.
  • Sistema vai sugerir a compra ideal, analisando os menores preços de todos as propostas e o comprador poderá enviar a ordem de compra diretamente para o fornecedor escolhido.

Mas ainda há uma quinta prova de que um gerenciador online de obra é a melhor opção!

5 – Atualizações sem parar operações

Diferentemente do software de gestão de obras instalado no computador, o gerenciador de obra online é atualizado automaticamente. Isso significa que não é necessário reinstalar as versões mais recentes, o que preserva as informações gerenciais da construtora.
Se você tem certeza de que um software para construtora pode contribuir para o planejamento de obras e a produtividade na construção civil, queremos apresentar para você uma ferramenta que pode ser ideal: o Obra Prima!

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.