Acabou o Carnaval: hora de começar o gerenciamento da construtora para um ano de sucesso

Aumentar a produtividade no canteiro de obra e reduzir riscos e desperdícios deve ser objetivo central para o pós-Carnaval da sua construtora.

Não são poucas as pessoas que consideram que o ano, no Brasil, começa depois do Carnaval. A grande pausa feita para essa festa nacional faz com que muitos profissionais trabalhem no automático nos primeiros meses do ano e comecem a realmente planejar e organizar os próximos passos só depois que as festas acabam.

Apesar de não ser a postura ideal para uma empresa que deseja aproveitar ao máximo as oportunidades de mercado, também não é o fim do mundo. Ainda dá tempo de otimizar os processos e os projetos da construtora.

Tenha em mente que rever os processos apenas depois do Carnaval é um atraso e pode custar caro para os resultados no ano que já começou. Então, é hora de focar as energias e recuperar o tempo perdido, afinal, toda construtora sabe que atrasos, quando não compensados, geram prejuízo.

O primeiro trimestre do ano é crítico para o setor de engenharia civil, o que significa que o planejamento pós-Carnaval deve ser feito e aplicado em um mês para ter sucesso em 2020.

Acompanhe algumas dicas e descubra formas de recuperar o tempo perdido com um gerenciamento da construtora que gere os melhores resultados.

A importância do gerenciamento da construtora

Encerrar um ano e começar um novo exige uma revisão de processos detalhada. O crescimento de qualquer empresa depende de saber o que deu errado até então, o que pode ser melhorado e como é possível evitar que os mesmos problemas continuem a se repetir.

Na construção civil, fazer essa revisão é a única forma de tornar futuros projetos melhores e ter o máximo de retorno nas obras realizadas. Obras são processos complexos e cheios de detalhes, e apenas um gerenciamento eficiente garante a qualidade necessária.

Todo projeto, para ser bem desenvolvido e garantir a lucratividade dos negócios, depende do funcionamento apropriado e alinhado de diversos departamentos. É essencial fazer uma análise de risco eficiente, otimizar o planejamento das obras, melhorar o desenvolvimento de orçamentos e garantir que os cronogramas de obras sejam corretos e cumpridos e que eliminem as chances de atrasos.

É nesse ponto que o gerenciamento da construtora se torna mais importante. Com ele, passa a ser possível controlar todas as etapas das obras e, ao mesmo tempo, alinhar cada projeto internamente com o departamento financeiro, de marketing e de atendimento aos clientes.

O gerenciamento faz com que cada um dos setores trabalhem com o máximo de produtividade, entregando os melhores resultados e criando diferenciais competitivos de mercado.

4 dicas para o otimizar o gerenciamento e melhorar os resultados no canteiro de obras

Agora que o Carnaval acabou, a importância de um gerenciamento da construtora eficiente foi destacada e todos estão preparados para começar o ano e gerar resultados, é hora de saber o que fazer para se ter sucesso e produtividade em 2020.

Veja aqui as principais dicas para conseguir melhores resultados e aproveitar ao máximo as oportunidades na construção civil:

1. Cronogramas de obra não são guias, são ferramentas essenciais

Não importa o quanto a construtora organize e planeje um projeto, se um cronograma de obra eficiente não for feito, todos os esforços serão em vão. O primeiro passo no gerenciamento da construtora, então, é analisar o modelo de cronograma utilizado, verificar projetos antigos e identificar erros e oportunidades perdidas.

Revisar seu cronograma de obras faz com que riscos não notados anteriormente sejam percebidos, preparando a equipe para reduzi-los nos próximos cronogramas. Além disso, essa revisão garante que a produtividade seja aumentada, uma vez que permite alinhar melhor a evolução das etapas e o aproveitamento do tempo.

Não é uma tarefa fácil, claro, principalmente se a construtora não tem um sistema eficiente de construção e arquivamento desses cronogramas. Se esse é o caso, o primeiro ponto é buscar uma forma mais eficiente de criação e armazenamento dos cronogramas.

Existem diversas tecnologias que podem ajudar nesse processo, planilhas automatizadas e softwares especializados. Investir nessas facilidades é essencial para construtoras que desejam crescer.

2. Mão de obra e materiais merecem atenção

Ter uma equipe que saiba como aproveitar melhor o tempo, seja produtiva e reduza desperdícios, faz com que as obras sejam cada vez mais lucrativas. Escolher bons profissionais e fornecedores é um grande diferencial para construtoras.

O gerenciamento interno, no entanto, tem mais responsabilidade sobre esses aspectos do que os próprios trabalhadores. Garantir que todos tenham acesso a informações precisas sobre os detalhes e as metas de um projeto é essencial. Uma boa comunicação é o primeiro passo para um alinhamento das etapas e para o cumprimento dos cronogramas sem atrasos.

Ofereça aos seus funcionários treinamentos essenciais para a evolução da obra, um canal de comunicação eficiente para reclamações, sugestões e dúvidas, e reconheça a qualidade e o esforço de cada um. Manter os profissionais motivados garante que sejam mais produtivos e estejam mais atentos a detalhes.

3. Orçamentos bem-desenvolvidos reduzem prejuízos

Controlar entrada e saída de dinheiro é essencial para a lucratividade dos projetos. Não basta ter um departamento financeiro se não existe um controle real da compra e uso de materiais, mão de obra e previsão de riscos.

Toda falha dentro de um projeto gera custos, todo funcionário deve ser pago e os materiais precisam ser comprados. Erros em orçamentos fazem com que a margem de lucro seja comprometida e, em alguns casos, acabe em prejuízo.

Adote ferramentas para controle de orçamento, pesquise preços sem abrir mão da qualidade e garanta o máximo de crescimento para a construtora.

4. Faça sempre diários de obra

Muita coisa acontece em um dia de trabalho no canteiro de obras. Muitas coisas podem parecer simples e insignificantes inicialmente, mas podem trazer graves consequências. Uma chuva de cinco minutos, para os trabalhos, pode significar um atraso muito problemático no fim da obra.

Diários de obra garantem que todas essas informações sejam marcadas e compartilhadas entre os responsáveis pelo projeto. Com isso, as ocorrências de um dia podem ser corrigidas e compensadas nos próximos.

A melhor parte? Diários de obra não precisam ser fonte de problemas e hora extra. Com softwares de gestão de canteiro de obra, as informações podem ser marcadas e compartilhadas em tempo real, basta que se tenha um celular, conexão com a internet e o aplicativo instalado.

Lucratividade na construção civil só com gerenciamento

Softwares de gestão de obra são um dos maiores diferenciais de empresas na construção civil. Fáceis de usar e eficientes no controle de processos internos da empresa e dos projetos, oferecem muitas vantagens.

Construtoras que começam a gerenciar processos depois do Carnaval estão correndo contra o tempo e atrasadas. É preciso buscar a forma mais eficiente para otimizar a produtividade e a competitividade, obtendo o máximo de sucesso em 2020. Ainda mais em um mercado que voltou a se recuperar, depois de um longo tempo.

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