5 erros da gestão de obras corrigidos pela tecnologia

Falhas financeiras e de comunicação acabam com o lucro e sua visão estratégica? Entenda e evite os problemas com o uso da tecnologia para gestão de obras.
Erros de gestão de obras
Erros de gestão de obras

Entre os cinco erros de gestão estão falhas financeiras e de comunicação que acabam com seu lucro e com sua visão estratégica.

Sabe quando os alicerces não são bem impermeabilizados? Com o tempo, a edificação vai sofrer com a umidade, até que esse problema seja resolvido. Muitas vezes, o resultado é a condenação do imóvel. Mas o que isso tem a ver com a gestão de obras?

Fácil: não é preciso economizar com o essencial para obter lucro!

Mesmo que problemas resultantes da capilaridade, que surgem aos olhos quando a parede começa a apresentar bolhas, demorem a aparecer, eles farão sempre parte da fama da construtora na indústria da construção.

Entregar um imóvel — que é um bem durável — que possa ter a durabilidade comprometida em uma etapa tão simples é sinal de que o gerenciamento de obras vai mal. E você pode ter problemas para ganhar dinheiro com a construção civil se essa fama se espalhar.

Mas saiba que a tecnologia da construção civil surge como uma grande aliada para apontar novos caminhos para a gestão e planejamento de obras.

Então, confira os 5 erros que soluções tecnológicas contribuem para eliminar. Evitá-los permite que a construtora não economize no essencial para garantir o lucro.

1 – Erro nas finanças durante a gestão de obras

É bem provável que você conheça um construtor que levou prejuízo. Afinal, só depois de a obra acabar ele se preocupou em saber se teve lucro ou não, o que é muito perigoso para qualquer empresa. Por isso, a gestão de obras deve incluir processos administrativos, contábeis e financeiros.

Você é especialista nessas áreas? Teve formação para lidar com elas?

Melhor seria se a resposta fosse sim. Mas, em casos negativos, a tecnologia da construção civil pode ajudar ao oferecer acesso ao fluxo de caixa em tempo real, com a opção de projeção dos gastos nos projetos de construção. Assim, conceitos mais inacessíveis tornam-se visuais.

2 – Erro no orçamento do projeto de obra

Uma das falhas que comprometem o lucro é embrionária, começa antes mesmo da gestão e do planejamento de obras. Neste caso, o erro está na etapa de orçamento. Não contabilizar imprevistos, trabalhar com margem muito justa e não cuidar do histórico da empresa só agrava esse erro. No final das contas, você oferece um preço abaixo do mercado, pois seus valores de operação estão defasados. O que seria facilmente resolvido com a tecnologia da construção civil.

3 – Erro no mapa de cotação

Uma das formas de ganhar dinheiro é não perdê-lo na compra de insumos e ferramentas. Um dos sinais da boa gestão de obras está na automação do mapa de cotação. Quando feito em planilhas, ele exige mais tempo e pode estar sujeito a erros. No momento em que você usa a tecnologia da construção civil, consegue gerar a melhor combinação de compra, visando à redução de custos.

4 – Erro de comunicação com clientes e fornecedores

Uma das formas de notar que a gestão de obras precisa da tecnologia está no relacionamento que você mantém com clientes e fornecedores. A informalidade pode imperar nas relações e impedir você de ganhar dinheiro com a construção civil.

Comunicações via meios informais mantêm um histórico frágil e difícil de integrar. Muitas vezes, o que você tratou com um cliente ou fornecedor não chega ao administrativo ou operacional da forma como deveria. Evite o famoso telefone sem fio com a tecnologia da construção civil.

5 – Erro ao manter o histórico da construtora

Para finalizar, o erro de histórico deixa o seu negócio na mão de diversas formas, impedindo você de ganhar dinheiro com a construção civil. Mas é fundamental que esse processo precise ser orgânico, do contrário, você acabará não mantendo devidamente os registros de fases da obra, preços e estratégias.

Quer saber mais sobre gestão e planejamento de obras potencializados pela tecnologia na construção civil? Continue no blog Obra Prima. Vamos falar mais sobre esse assunto.

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.