Gestão de obras online: ultrapassando as barreiras físicas para uma gestão eficaz!

Descubra os benefícios e oportunidades que a gestão de obras online pode trazer para as construtoras.
Gestão de obras online
Gestão de obras online

Descubra os benefícios e oportunidades que a gestão de obras online pode trazer para as construtoras.

A gestão de obras tem ganhado cada vez mais atenção não só internamente nas construtoras, mas também na hora de desenvolver novas tecnologias para otimizar processos.

Com a complexidade das atividades da construção civil, a necessidade de crescer no mercado e se manter competitivas, as construtoras já não podem mais descuidar da gestão e, por isso, acabam adotando tecnologias que auxiliem a manter o controle.

Entre as diversas técnicas e tecnologias que estão disponíveis no mercado, uma das que mais têm beneficiado construtoras de diferentes tamanhos são os softwares de gestão de obras.

Mais do que otimizar processos, essas ferramentas ajudam construtoras a superar desafios ao mesmo tempo que levam à gestão para o ambiente digital e online, conectando departamentos, equipes e clientes para alcançar os melhores resultados.

Veja aqui como a gestão tem se tornado mais eficaz com ferramentas online e descubra como solucionar as dores da sua construtora com uma gestão mais eficaz.

Gestão de obras online: resolvendo as dores do offline no digital

A gestão de obras online é o processo de organizar, monitorar e otimizar as atividades de planejamento, execução e entrega de obras no ambiente digital. Para ter esses processos de gerenciamento online, as construtoras utilizam ferramentas virtuais, sendo a mais comum o software de gestão de obras.

Existem diversas ferramentas focadas em apenas algumas etapas da gestão de obras, apenas o software é desenvolvido para atender ao processo do início ao fim.

Isso acontece porque esses sistemas possuem uma funcionalidade específica para cada etapa e integra as funcionalidades para que a obra sempre seja gerenciada como um processo completo.

É assim que essas ferramentas conseguem solucionar as principais dores das construtoras e oferecer otimização à gestão.

Conheça os pontos que podem se tornar mais eficientes com a gestão de obras online:

1. Gestão de obra com um controle de todos os projetos

Se uma obra já oferece complexidade e exige muito cuidado na gestão, imagine quantos problemas podem surgir quando as construtoras precisam fazer a gestão de 3, 4 projetos ao mesmo tempo.

Aqui começa a primeira grande vantagem dos softwares de gestão de obras

Eles possuem possibilidades de cadastro de usuários e obras, permitindo utilizar as funcionalidades para fazer a gestão online de mais de um projeto ao mesmo tempo, colocando um responsável para o acompanhamento de cada obra.

A gestão digital de uma obra já possui grande potencial de redução de erros humanos por expor diretamente os orçamentos dos fornecedores e automatizar cálculos, medições e controles de orçamento e cronograma.

Ao colocar mais de um projeto na mesma plataforma esses benefícios atendem a todas as obras e a construtora ainda ganha a vantagem de poder utilizar os outros projetos como comparação, evitando que riscos, por exemplo, passem despercebidos.

Outro ponto interessante é a facilidade dos gestores em visualizar detalhadamente cada uma das obras que precisam acompanhar, tornando a tomada de decisões estratégicas mais assertiva e rápida para cada uma delas.

2. Facilidade na comunicação com o cliente final 

Tão importante quanto garantir a visibilidade de todos os projetos e o controle do financeiro, orçamentos e cronogramas, é ser capaz de estabelecer uma boa comunicação com o cliente final e a gestão de obras online facilita muito o processo.

Softwares de gestão de obras possuem uma área do cliente, por meio da qual ele pode acessar informações sobre a evolução da obra, acompanhar a evolução do cronograma e orçamento e verificar documentos.

Além disso, por meio do aplicativo para celular é possível enviar e receber mensagens, facilitando a comunicação não só para o cliente, mas também para a construtora.

3. Controle financeiro se torna mais eficiente

A plataforma de gestão de obras digital oferece uma das melhores maneiras de gerenciar e organizar o fluxo de caixa, previsões para os anos seguintes, orçamentos de obras e gráficos de evolução do uso do orçamento.

Cada um desses itens auxilia na hora de garantir que sua construtora tenha muito mais controle não só de como o dinheiro pago pelo cliente é utilizado na execução de obra, mas também nos investimentos, margem de lucro e pagamento de custos operacionais indiretos.

Boa parte do controle financeiro é conseguido já na criação dos orçamentos de obras. 

Em softwares de gestão de obras online existe integração com a Tabela Sinapi, otimizando as pesquisas de custo e tornando os valores mais realistas.

Além disso, contam também com integração com o BDI, o que garante que a margem de lucro e os custos indiretos sejam considerados em todo orçamento feito pela construtora.

4. Otimize a redução de custos

Garantir que desperdícios, retrabalhos e acidentes sejam evitados com plataformas online é muito mais fácil, já que a visibilidade de cada etapa do processo, do planejamento à entrega, é muito maior.

Identificar ao longo da construção onde estão os principais problemas enfrentados e ter um sistema imediato de comunicação da equipe no canteiro com o engenheiro, administração e cliente faz com que qualquer desperdício ou problema seja corrigido rapidamente.

Com isso, os custos de compras emergenciais, paralisações por causa de acidente ou falta de documentos, atrasos por imprevistos são reduzidos ou já considerados pelas plataformas no início do planejamento.

5. Acompanhamento de obras sem problemas

Se visibilidade e comunicação é a vantagem vista em cada um dos itens dessa lista, não é de se espantar que a otimização de processos alcance o acompanhamento de obras.

Ainda que todos os itens anteriores façam parte desse acompanhamento, existe uma funcionalidade específica que precisa ser destacada: o Relatório Diário de Obras.

Com um software de gestão de obras online, o responsável pela fiscalização no canteiro tem acesso à plataforma de seu smartphone. Isso significa que ele não precisa mais esperar poder ir até o escritório e se sentar na frente de um computador no final do dia para fazer anotações dos pequenos problemas que surgiram, eles podem ser feitos e atualizados no sistema no segundo em que ocorrem.

A grande vantagem aqui é que a informação sempre chega aos responsáveis por solucionar problemas em tempo de evitar prejuízos e de identificar potenciais riscos para o projeto.

Obra Prima: o software de gestão de obras completo para a construtora

Softwares de gestão de obras online são de grande ajuda, desde que ofereçam à sua construtora as funcionalidades e facilidades que são necessárias para atender às particularidades dos projetos realizados.

Pensando nisso, o Obra Prima desenvolveu um software completo e personalizável, com diferentes planos e preços para atender as necessidades de grandes e pequenas construtoras com um investimento que cabe no bolso.

Conheça mais sobre o software de gestão de obras Obra Prima e saiba como ele pode oferecer tudo o que foi mencionado aqui e muito mais.

Experimente o nosso software de gestão de obras

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.