Green Building: construções verdes estão dominando o setor

Você já conhece o green building? Descubra o que são essas obras verdes e como investir em sustentabilidade na construção civil, confira:
Green Building: construções verdes estão dominando o setor
Green Building: construções verdes estão dominando o setor

Já ouviu falar em green building? Essas construções verdes estão aparecendo cada vez mais nas grandes cidades e apontam para uma preocupação com a sustentabilidade na construção civil. 

Pensar em sustentabilidade na construção civil está se tornando cada vez mais importante, uma vez que esse é um dos setores que consome mais recursos naturais e gera quantidades enormes de lixos e resíduos. Dessa necessidade, surgem algumas alternativas mais ecológicas, como o green building

O green building, ou em português “construções verdes”, que já se tornou uma tendência no setor, é um tipo de edificação planejada para causar o menor impacto possível no meio ambiente. 

Esse planejamento se dá em todas as etapas do ciclo de vida dessa construção, desde o desenho do projeto, até após a sua finalização. Para garantir obras sustentáveis e responsáveis, vários recursos são aplicados na sua estrutura, como materiais com baixo impacto ambiental, captação de água da chuva e painéis verdes. 

Pensadas para funcionar com o máximo de eficiência, as construções verdes consideram o meio em que estão inseridas, tomando o cuidado de preservar a qualidade de vida dos residentes daquele local. 

Inclusive, o bem-estar das pessoas, é uma das principais motivações dessas obras, que direcionam ações ecológicas – como o uso de fontes energéticas renováveis, as baixas emissões de gases do efeito estufa e até o reaproveitamento de alguns insumos – para trazer benefícios diretos na saúde humana.  

Como investir em sustentabilidade?

O Brasil está fazendo parte da corrida sustentável, um levantamento realizado pelo US Green Building Council (USGBC) em 2019 mostrou que ocupamos a quarta posição, entre 10 países e regiões fora dos Estados Unidos, com a maior área certificada LEED (Leadership in Energy and Environment Design) – esse selo avalia quais construções atendem aos requisitos energéticos e ambientais deliberados pelo órgão. O país somava na época mais de 1450 projetos certificados. 

Leia também: 

Sustentabilidade na construção civil: 5 selos sustentáveis – Obra Prima

Certificações necessárias para o Green Building

Existem alguns selos, como o LEED, que atestam a adequação da construção aos requisitos de sustentabilidade, bem-estar e eficiência energética. Geralmente, as obras certificadas juntam uma combinação de recursos que proporcionam economia de custos operacionais ao longo da vida, menor consumo de energia, maior conforto térmico e acústicos.

Esses edifícios passam por uma auditoria com uma equipe especializada, que analisa o cumprimento dos requisitos e então concede o certificado. 

Os selos ambientais, como GBC Casa e o LEED, emitidos pelo Green Building Council Brasil, proporcionam uma maior segurança aos seus habitantes, além de valorizarem o imóvel. Ou seja, além de vantagens para o meio ambiente, também traz benefícios econômicos.  

 Benefícios do Green Building

Ao usar o seu local, a água, materiais de maneira eficiente e a energia, além de pensar nas pessoas, o green building protege também a saúde dos seus ocupantes e dos próprios trabalhadores nas obras. Como consequência, oferece melhorias na produtividade dos colaboradores, ou seja, outro benefício para as construtoras que optam por esse modelo construtivo. 

Segundo pesquisa feita pela U.S. General Services Administration, entre os benefícios das construções sustentáveis quando comparadas com edifícios convencionais, elas possuem: 

  • custo de manutenção 13% menor;
  • 26% menos de consumo de energia;
  • aumento de 27% do índice de satisfação do usuário;
  • níveis 33% menores de emissões de CO2. 

Sabemos que por maior que seja a preocupação com o meio ambiente, se a empresa não conseguir se sustentar isso não vai adiantar, mas com esses dados, é possível perceber que as construções sustentáveis não são apenas benéficas para o meio ambiente, mas também para você, para o seu cliente e até para o mercado.  

Gestão sustentável de obras 

Para realizar uma gestão sustentável de obras durante a execução de um green building, existem algumas práticas e materiais que a sua construtora deve adotar: 

1. Madeira engenheirada 

Seguro, versátil, prático, esse material carbono neutro substitui o concreto e o cimento, que são muito poluentes.

Leia também: 

Concreto reciclado: vantagens e desvantagens | Obra Prima

2. Telhados Verdes

Eles aumentam as áreas verdes de uma região, ajudando com a redução das temperaturas e das ilhas de calor e também auxiliam a drenar e captar a água da chuva.

Leia também: 

Telhado Verde e a sustentabilidade: 10 vantagens dessa técnica | Obra Prima

3. Sistema de reúso de água 

Mais da metade da água descartada por uma residência pode ser limpa e usada novamente. Com um sistema de reúso, a água do banho é tratada parcialmente e direcionada para irrigação de plantas e jardins.

4. Aproveitamento de águas pluviais 

Com um simples sistema, é possível captar a água da chuva, limpar e armazenar. Um sistema de abastecimento paralelo direciona essa água para as torneiras de irrigação dos jardins e descargas. 

5. Geração de energia limpa

Placas fotovoltaicas tornam possível a geração de energia econômica e limpa. Elas são uma opção muito mais ecológica em relação a usinas hidrelétricas.  

Já conhecia o green building? 

Para continuar por dentro das novidades e acompanhar as tendências de sustentabilidade na construção civil, fique de olho no nosso blog e siga o Obra Prima no Instagram, estamos sempre compartilhando conteúdos exclusivos sobre os principais assuntos do setor.

Você também não pode perder nenhum episódio do nosso podcast, o Obra Cast, lá trazemos muitas conversas interessantes e fundamentais para quem trabalha ou têm interesse em construção e obras. Clique na imagem abaixo e dê o play. 

banner obracast

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.