Marketing digital para construtoras

Guia Básico de Marketing Digital para Construtoras

Descubra os elementos essenciais para criar estratégias de marketing digital para construtoras e destaque-se de seus concorrentes.

Novas soluções e tecnologias surgem todos os dias para tornar o dia a dia no canteiro de obras mais prático e eficiente e dar mais qualidade aos projetos. No entanto, de nada adianta ter processos otimizados e os melhores resultados se novos clientes não ficam sabendo da qualidade dos serviços da construtora.

Como em todos os outros setores, investir em estratégias de marketing digital é essencial para o crescimento dos negócios. 

Seus clientes com certeza estão na internet e colocar sua construtora como uma opção de destaque quando eles buscam os realizadores de um novo projeto é essencial.

Descubra aqui como criar uma estratégia de marketing digital para as construtoras crescerem e lucrarem cada vez mais.

5 dicas para desenvolver o Marketing Digital para construtoras

Uma boa presença digital, como vimos, é essencial para qualquer negócio que deseja se destacar nos tempos atuais. Assim como acontece com os projetos de construção civil, criar um marketing digital capaz de atrair e fidelizar clientes para a construtora depende de uma boa gestão.

Acompanhe aqui as dicas básicas de marketing da construção civil e saiba como criar as melhores oportunidades para seu negócio.

1. Planejamento é a chave do sucesso

Planejamento é o alicerce de qualquer projeto em qualquer setor. 

Assim como ele serve de base para garantir que as obras tenham qualidade e se mantenham dentro do escopo, alcançando os objetivos, garante que o marketing seja bem direcionado e desenvolvido.

Ao planejar uma campanha de marketing digital para a sua construtora, é necessário estabelecer objetivos, definir responsáveis e delimitar etapas e ações que serão realizadas.

Lembre-se de descrever no planejamento o período de tempo em que a campanha vai ser aplicada, o cenário que o mercado está, uma análise detalhada do seu público alvo e quais tarefas devem ser realizadas na campanha.

2. Quem é o público-alvo da construtora?

Saber para quem você vai vender seus projetos ou serviços e com quem vai conversar na internet é essencial para um marketing digital eficiente. Definir um público-alvo é essencial para saber como conversar com seu cliente em potencial, que tipo de informações oferecer e qual a melhor linguagem a utilizar.

Assim, sua construtora pode melhorar os resultados das campanhas colocadas na internet e criar um relacionamento mais significativo e duradouro com o público, direcionando o apelo de vendas.

Com o público-alvo definido, você será capaz de criar uma persona para sua empresa. A persona é uma representação do que seria o cliente ideal para a construtora, como seria sua personalidade, gostos, expectativas, servindo como um guia para orientar a comunicação do marketing digital na construção civil.

3. Posicionamento: saiba como se colocar no mercado

Quando falamos em posicionamento, não estamos pensando em localização geográfica. Conquistar seu cliente depende da forma como a construtora se coloca no mercado, a imagem que ela passa e que tipo de pautas defende.

Sua construtora pode se posicionar como uma empresa mais moderna e jovem, apostando em projetos com design mais arrojado, por exemplo. Pode ser uma empresa que defenda a sustentabilidade, adotando processos com redução de impacto no meio ambiente em suas obras.

Existem muitas pautas políticas, sociais e culturais que podem ser utilizadas como posicionamento, ele não precisa ser necessariamente ligado a áreas da construção civil. 

No entanto, é importante ter em mente que a coerência vai ser exigida.

Não é possível ser uma construtora que se posiciona em defesa de pautas feministas se você não possui trabalhadoras mulheres na sua equipe de engenheiros, por exemplo. 

Ou defender obras sustentáveis sem adotar processos ou criar projetos pensando na otimização do uso da energia, água e matérias primas.

E lembre-se: seu posicionamento tem que estar alinhado às necessidades e expectativas do seu público-alvo.

4. Orçamento não existe só na obra

Não basta estar presente no meio digital, é preciso investir e, assim como acontece nos projetos, os custos de campanhas pagas de marketing digital para construção civil não podem gerar prejuízos nas contas da construtora.

Organize orçamentos para impulsionamento de posts de redes sociais, pagamentos de uma agência especializada para criar as peças e ajudar com a estratégia e para investir em melhores resultados no Google. E não se esqueça de inserir esses custos como custo indireto na hora de calcular orçamentos de projetos.

5.  Não esqueça o acompanhamento

Durante a execução de uma obra a construtora pode perceber que algumas opções iniciais não são tão benéficas quanto esperado ou é preciso fazer adaptações para respeitar o orçamento ou cronograma.

No marketing digital para a construção civil pode acontecer o mesmo. É possível que uma campanha não mostre os resultados esperados e seja necessário fazer alterações, investindo mais em Google Ads do que em impulsionamento no instagram ou exigindo alterar o visual dos posts, por exemplo.

Nos dois casos, a única forma de identificar problemas ou novas oportunidades é acompanhando o dia a dia das atividades e analisando o retorno dos investimentos, utilizando algumas métricas de marketing na construção civil

O acompanhamento, então, é um diferencial estratégico que permite à construtora otimizar constantemente suas campanhas e, assim, conseguir melhores resultados de vendas.

Comunicação otimizada na construção civil: inovação para crescimento

Investir em inovação sempre será um grande diferencial para construtoras e outras empresas da construção civil. O erro que muitos cometem, no entanto, é pensar que esses investimentos são apenas em materiais, mão de obra e equipamentos.

A inovação pode ser alcançada em diversas áreas e o marketing digital é uma delas. Investir em melhores ferramentas e estratégias para aumentar as vendas e otimizar a relação com os clientes sempre será um diferencial que aumenta o potencial de crescimento.

A comunicação eficiente com os clientes, no entanto, não deve ser pensada apenas para a venda e primeiros contatos, mas garantida durante todo o projeto e após sua entrega. Investir em softwares de gestão de obras com boas áreas de relação com o cliente, na capacitação do seu atendimento e em estratégias de pós-venda, então, devem começar a ser pensadas.

Quer saber mais sobre como criar relações de fidelização e vender melhor com o marketing digital na construção civil? Acompanhe e-book exclusivo sobre como ganhar dinheiro na construção civil do Obra Prima e descubra as principais estratégias.

software de gestão de obra