Como obter melhores resultados nas licitações de obras públicas?

licitações de obras públicas
licitações de obras públicas

Licitações de obras públicas podem ser um desafio ou uma oportunidade, basta conhecer bem para conseguir os melhores resultados.

Processos licitatórios assustam muitas construtoras, principalmente as pequenas e as que estão começando… 

Afinal, a construção civil é cheia de normas. Por isso, erros de projeto podem causar grandes prejuízos, ao unir isso à burocracia das obras públicas, pode parecer impossível ter sucesso…

Calma, sabemos que não é fácil.

Temos conversado com algumas construtoras sobre isso, para entender um pouco mais qual é a realidade delas quando o assunto é licitação de obras públicas.

Ainda que, em um primeiro momento, as obras públicas deixem as construtoras com um pé atrás, elas são uma grande oportunidade para conseguir crescimento e lucratividade.

Sim, em um primeiro momento. 

Depois de entender como licitações funcionam, as construtoras vão descobrir que, com planejamento e preparo, pode ser bem simples ter bons resultados e se destacar no mercado.

Aproveitar as oportunidades que o setor das obras públicas oferece depende de uma gestão de obras eficiente e de estudar e entender o que cada licitação pede.

Para ajudar as construtoras a ter ainda mais facilidade na busca por bons resultados, que tal algumas dicas? 

Acompanhe aqui as estratégias mais eficientes para garantir as melhores oportunidades e retornos com as licitações de obras públicas.

Licitações de obras públicas: como ter sucesso?

Apesar da complexidade do processo licitatório, não é impossível conseguir o destaque necessário para vencer licitações de obras públicas. Claro, a construtora precisa de organização e controle, mas nada que uma boa preparação não resolva.

Veja as dicas que separamos para garantir as melhores oportunidades.

1. Se informe sobre as licitações que estão acontecendo

informações sobre licitações da construção civil

Não é possível vencer uma licitação de obra pública se a construtora não fica sabendo quando elas acontecem. 

O primeiro passo para ter sucesso, então, é estar bem informado.

Cada prefeitura ou governo estadual disponibiliza em seu site os editais abertos para as obras a serem realizadas. Lembre-se de ler o edital com muito cuidado antes de se inscrever, tenha a certeza de que sua construtora pode atender o que é exigido sem prejuízos.

E acompanhe o nosso blog sempre! Ative a notificação no sininho ao lado para receber as nossas novidades e ficar por dentro de dicas como essas.

2. Verifique os critérios

critérios para licitação na construção civil

Lembre-se de ler o edital com muito cuidado antes de se inscrever, tenha a certeza de que sua construtora pode atender o que é exigido sem prejuízos. É preciso ter certeza de que:

  • A licitação é viável para a situação interna da construtora;
  • Existem garantias de pagamento no prazo por parte do órgão responsável;
  • Demanda exigida na licitação pode ser atendida pela construtora;
  • Particularidades do edital estão dentro do escopo de projetos que a construtora é capaz de realizar.

É sempre importante lembrar que a construtora não precisa ser o Super-Homem da construção civil. 

Não é vergonha admitir que alguns projetos estão fora de alcance.

O risco de prejuízos e ilegalidade em assumir uma obra fora das condições da empresa é muito grande. 

3. Planeje com cuidado

planejamento para licitações da construção civil

Improviso não tem espaço quando o assunto são obras públicas. 

Um planejamento detalhado, orçamentos minuciosos e prazos considerando riscos e imprevistos devem ser elaborados com toda a atenção possível.

Se a construtora ainda não investe em tecnologias de gestão de obras, essa é a hora. Ter controle de cada detalhe é o único jeito de ter chances contra a concorrência por uma licitação de obra pública e de garantir o sucesso da obra e da empresa durante e depois da execução.

Não se foque só no projeto, invista em softwares de controle de estoque, controle fiscal e financeiro. Ter a documentação e contas em ordem é o primeiro passo para conseguir uma licitação e se proteger legalmente dos riscos.

4. Conheça a legislação

legislação da construção civil licitações

Licitações possuem uma legislação específica, descritas na Lei nº 8.666, de 1993

A proposta para a licitação deve respeitar o que é determinado por essa lei. Nela estão registradas, ainda, as responsabilidades e obrigações que a construtora e a Administradora Pública possuem.

Além da lei específica sobre licitações é bom conhecer as Normas Regulamentadoras (NRs) que formam a legislação da construção civil, que devem ser cumpridas para toda obra, mas que tem um peso ainda maior quando se trata de obras públicas, uma vez que o governo se torna responsável pelo que ocorre durante a execução e após a entrega.

Temos um conteúdo específico sobre a NR 18 que pode te ajudar a entender uma das NRs mais necessárias para a construção civil. >

5. Contrate a equipe certa

contratação para obras de licitação na construção civil

Analise todos os detalhes do edital: particularidades do projeto, de onde ele será executado, prazos, teto orçamentário e outros. 

A partir dessas informações, busque uma equipe preparada para o tipo de obra a ser realizada.

Investir em formação e treinamento das pessoas que trabalham com a construtora é a única forma de garantir o máximo em qualidade em todos os projetos. 

Se for realizar a contratação de terceirizados, lembre-se de pesquisar com cuidados e registrar cada detalhe em contrato.

A contratação de mão de obra deve ser feita de forma cuidadosa. Entenda aqui >

6. Não ignore a concorrência

concorrência nas licitações da construção civil

Entender como o mercado de obras públicas funciona e como construtoras que já trabalham nele se apresentam e executam os serviços é essencial para alcançar sucesso.

Assim como acontece em obras particulares, os diferenciais oferecidos pela construtora têm peso na decisão por quem ganha a licitação. 

Não é possível para nenhuma empresa, em nenhum setor da economia, oferecer algo como diferencial sem saber o que a concorrência oferece.

Licitação de obras públicas não é só disputa

A construtora conseguiu a licitação, é hora de executar o projeto e relaxar, não é? A resposta é não, agora é hora de ter ainda mais atenção. 

Conseguir a licitação é apenas o primeiro passo.

É sempre bom ter em mente que a obra executada é realizada com dinheiro público. As exigências e burocracia, por isso, são muito maiores e qualquer erro pode virar uma catástrofe.

Desde o momento em que o projeto para concorrer à licitação é apresentado até a entrega final, cada detalhe deve ser monitorado de perto para que nenhum prejuízo ocorra para a sociedade, administração pública ou para a construtora.

Pensar estrategicamente, agir de forma preventiva é essência em cada etapa do projeto. Invista em ferramentas que te ajudem a manter o controle e veja o mercado de obras públicas se abrir em mil novas oportunidades com o sucesso obtido.

Quer saber ainda mais sobre como participar e vencer licitações de obras públicas? Confira aqui como elas funcionam.

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.