10 Mitos e Verdades sobre Energia Solar

A energia solar é um sistema revolucionário, mas que ainda causa diversas dúvidas. Reunimos então alguns mitos e verdades sobre essa tecnologia que tem se tornado cada vez mais popular.
energia-solar
energia-solar

A energia solar é um sistema revolucionário, mas que ainda causa diversas dúvidas. Reunimos então alguns mitos e verdades sobre essa tecnologia que tem se tornado cada vez mais popular.

1 – Os painéis solares poderão danificar o telhado da construção MITO!

Na verdade, os painéis podem até proteger o telhado. A exposição direta dos raios ultravioletas (UV) e o calor podem deixar o telhado seco e quebradiço. Além das chuvas de granizo que também podem causar danos. Os painéis fotovoltaicos são estruturas modernas, testadas em laboratórios e prontas para suportar diferentes condições climáticas, formando uma camada protetora ao telhado.

2 – É possível aquecer a água com energia solar VERDADE!

As placas podem funcionar como uma serpentina por onde a água flui, aquecida pela radiação solar e armazenada em um reservatório térmico. Podendo assim, reduzir os gastos com gás.

3 – Não há produção de energia no inverno ou em dias nublados MITO!

A energia solar fotovoltaica utiliza a radiação do sol para produzir energia, e não o calor. As placas costumam ser instaladas em uma posição que haja alta incidência de raios solares, por isso ela consegue produzir energia inclusive no inverno e em dias nublados.

4 – Depois de instalados, os painéis não podem ser retirados MITO!

É possível remover os painéis, assim como todos os equipamentos para a geração de energia solar e reformular toda a estrutura em outro local. Caso o morador mude de residência, pode levar a energia solar junto com ele.

5 – Posso instalar os painéis solares por conta própria MITO!

É preciso ter uma empresa especializada, para que a instalação seja feita da melhor maneira possível, sem riscos. A Gena Energia Solar possui uma equipe de engenheiros e eletrotécnicos capacitados para realizar este trabalho.

6 – Os painéis solares podem deixar o telhado mais fresco VERDADE!

Ao invés do calor ser absorvido diretamente pelo telhado, as placas solares recebem esse calor. O vento que passa entre os painéis e o telhado também contribui para esse resfriamento. Deixando o ambiente mais fresco e consequentemente diminuindo os gastos com ar condicionado no verão.

7 – A energia solar é um investimento em longo prazo VERDADE!

Sim! A energia fotovoltaica é excepcionalmente mais econômica em longo prazo, pois pode reduzir consideravelmente o consumo da rede elétrica. Atualmente, a média de tempo para que ocorra este retorno e o sistema fotovoltaico se pague, é de quatro a dez anos.

8 – Os painéis fotovoltaicos geram constante manutenção MITO!

Os painéis são fixos e não possuem partes móveis. A única manutenção recomendada é a limpeza, feita apenas com água para tirar a poeira. Sendo que na maioria dos casos, a própria chuva já faz a lavagem dessa sujeira.

 

9 – É permitido legalmente gerar sua própria energia VERDADE!

Qualquer cidadão brasileiro possui o direito de gerar sua própria energia. A sua distribuidora de energia elétrica local, deve conceder a autorização para instalar seu sistema fotovoltaico conectado à rede.

10 – Os painéis fotovoltaicos podem durar até 25 anos VERDADE!

A maioria dos painéis possui garantia de até 80% do seu funcionamento no período de 25 a 30 anos. Serão anos e anos de economia em energia elétrica, sem danificar o meio ambiente.

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.