NBR 6122 - Construção Civil

NBR 6122: projetos e execução de fundações

Entenda os aspectos mais importantes da NBR 6122 e garanta os melhores nos projetos e execução de fundações nas obras da sua construtora.

Fundações são elementos de grande importância em obras da construção civil. Ela é a base sobre a qual todo o projeto será levantado, sendo a principal responsável por garantir que o solo seja capaz de aguentar a estrutura, independentemente do design e peso.

É por essa responsabilidade de sustentação que uma fundação bem executada tem papel de destaque na durabilidade da edificação e na redução da necessidade constante de manutenções. Uma fundação realizada de forma incorreta pode causar prejuízos durante a obra, problemas na estrutura pronta e colocar em risco a vida de muitas pessoas.

Garantir que essa etapa da obra seja realizada de forma correta depende de padronização. É para isso que as Normas Regulamentadoras para a construção civil existem e é por isso que existe uma específica para as fundações.

Conheça a NBR 6122 e descubra como assegurar a qualidade e segurança das fundações de seus projetos.

O que é a NBR 6122?

A NBR 6122, nomeada Projeto e Execução de Fundações, é uma das normas regulamentadoras para a construção civil da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Assim como ocorre com as demais normas, ela tem como principal foco oferecer uma padronização para os processos de construção, tendo como foco os processos envolvidos na construção de fundações.

O que as construtoras encontram ao consultar e seguir essa NBR, então, são as diretrizes principais para que a fundação onde a obra será construída seja desenvolvida com qualidade, segurança e dentro da legalidade.

Principais pontos abordados nesta norma

É importante conhecer os principais pontos abordados por essa norma para alcançar a padronização das fundações necessárias para garantir máxima qualidade para suas obras.

A NBR 6122 é uma norma extensa, cheia de anexos, gráficos, tabelas e figuras, além de seus 10 itens e os vários subitens neles, o que vai de encontro com a complexidade que se apresenta na etapa de construção das fundações.

É uma norma tão complexa e detalhada quanto o trabalho a ser desenvolvido deve ser para que a construção não sofra impactos negativos durante a execução da obra ou durante o uso depois de entregue.

A quantidade de itens, subitens e elementos extra na norma existe para que os diferentes tipos de fundações, que são muitos, sejam considerados no momento de oferecer à construtora as diretrizes necessárias.

Lembrando que a norma não contempla os tipos de fundação que têm aplicação restrita (sapatas estaqueadas, radier estaqueados, estacas de compactação, melhoramento do solo, etc) e aqueles que estão em desuso (caixões pneumáticos etc.).

Mas nessa NBR encontramos:

Escopo

O escopo nada mais é que uma introdução aos aspectos gerais da norma, determinando seus objetivos, aplicação e referências normativas. É aqui que são introduzidas as principais características das informações que serão detalhadas e um primeiro direcionamento sobre quais normas com as quais a NBR 6122 se relaciona. 

Normas complementares

As normas mencionadas no escopo como relacionadas ao tema da fundação e consideradas como complemento das diretrizes desse documento estão nessa parte da NBR.

Como existem diversos tipos de materiais utilizados, técnicas adotadas e outros elementos, o que significa que algumas de suas etapas acabam utilizando elementos já padronizados por outras normas.

Podemos citar como principais exemplos:

  • NBR 6457, que trata de amostras de solo;
  • NBR 8800, auxiliando na construção segura de projetos de estruturas de aço;
  • NBR 8681, que fala das ações e da segurança nas estruturas.

Um adendo em relação a esses exemplos é que até 2010 a NBR 5730 era mencionada na NBR 6122. Porém, foi cancelada em 2010 e substituída por ABNT NBR 15873:2010, tratando de Coordenação modular para edificações.

Termos e Definições

Aqui são explicados os jargões, expressões e elementos que aparecerão no documento, garantindo que ele seja compreensível a todos.

Investigação Geológico-Geotécnica 

Onde são padronizados os critérios que devem ser utilizados no momento de realizar as análises de solo.

Desempenho das Fundações 

Nessa parte a NBR 6122 oferece as bases de padronização para que os recalques medidos na estrutura possam ser monitorados, considerando não só os recalques mais comuns, mas também casos bem específicos.

Um dos exemplos de especificidades encontrados neste capítulo é a padronização de carga variável significativa e as considerações específicas sobre estruturas com mais de 55 metros de altura.

Atualização de 2019 da NBR 6122

A atualização realizada em 2019 não foi a primeira, mas a mais recente alteração sofrida pela NBR 6122. Criada em 1996, a norma já havia sido atualizada uma vez em 2010.

Saber da existência de uma atualização em 2019 é essencial para verificar se sua construtora está consultando e seguindo as diretrizes mais atuais da NBR, garantindo, assim, uma padronização de maior qualidade, segurança e que cumpra as exigências atuais.

Existem muitas pequenas alterações nessa última versão, mas o mais importante é ter consciência de que as mudanças foram realizadas para garantir uma interação mais coerente com outra norma: a NBR 6118 – projetos de estrutura de concreto – procedimento.

A NBR 6118 traz a padronização de estruturas de concreto armado, além de regulamentações de base para o uso de algumas das mais recentes tecnologias, como é o caso do concreto autoadensável. Como o concreto é muito aplicado em fundações, é essencial existir um alinhamento único entre as duas normas.

Essa norma ainda traz algumas recomendações sobre a questão dos impactos ambientais, associados à influência que podem ter na resistência mínima do concreto. Esse é outro ponto que a atualização da NBR 6122 considera, criando a coerência necessária para que os direcionamentos sejam considerados do ponto de vista das fundações.

Construção civil e as Normas Regulamentadoras

Como podemos ver a exemplo da NBR 6122, as normas regulamentadoras oferecem um guia detalhado para construtoras, incorporadoras e outras empresas do setor de construção realizarem seus projetos.

Claro, as normas, em alguns casos, são mais do que um guia, mas uma exigência legal que busca garantir a segurança de trabalhadores e usuários do projeto, além de oferecer bases para maior qualidade e durabilidade da edificação.

Toda construtora deve conhecer as normas que dizem respeito a seus projetos e aplicar as diretrizes ali contidas como forma de melhorar seus resultados, otimizar a segurança e proteger sua credibilidade de mercado e lucratividade.

Sua construtora está bem informada sobre as NRs e NBRs que existem para a construção civil?

Continue acompanhando o blog Obra Prima e se mantenha por dentro de todas as novidades sobre esse e muitos outros temas do mundo da construção civil.

software de gestão de obra

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.

Sugestão de conteúdo: