NDT: Nível de Desempenho Técnico.

Certificação NDT: como isso pode ajudar sua construtora?

Conheça a certificação NDT e descubra como conseguir a sua e como ela pode beneficiar o crescimento da sua construtora.

A certificação NDT, ou Certificação de Nível de Desempenho Técnico, é uma das principais opções para construtoras que querem conquistar vantagens competitivas e para seus processos internos.

Assegurando a excelência de processos, garante aos clientes que os negócios desenvolvidos pela empresa são transparentes, eficientes e que, do planejamento à entrega, a qualidade é sempre assegurada.

Iniciativa da Caixa Econômica Federal criada no ano de 2021.

A cada dia se torna mais necessária para empresas que melhoram seus processos com o uso das tecnologias e que querem se beneficiar e oferecer vantagens para os clientes a partir dessa otimização de práticas.

Entenda aqui como essa certificação funciona, o que exige e como pode beneficiar sua construtora.

Certificação NDT: o que é e como surgiu?

Anunciada em 4 de fevereiro de 2021 em reunião da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção). 

Essa certificação surge como uma forma de avaliação das empresas para assegurar a qualidade dos serviços oferecidos na construção civil. 

A iniciativa da Caixa Econômica Federal vem sendo melhorada, focadas no Apoio à Produção no PEC (Plano Empresário Caixa).

NDT é a sigla para Nível de Desempenho Técnico e é avaliada em relação a pontos como:

  • Expertise;
  • Performance técnica;
  • Qualidade no acompanhamento de obras;
  • Serviços diferenciados para clientes.

O principal objetivo aqui é garantir que a relação entre banco e construtora no momento de lançar empreendimentos da construção civil seja pautado em confiança e transparência.

Contando com constantes avaliações para assegurar qualidade da obra e viabilidade financeira da obra.

É importante destacar que a certificação não foca na competência de uma obra da construtora, mas na observação das boas práticas em todos os projetos executados.

Garantindo que a confiança depositada não seja em um projeto isolado, mas no histórico da empresa.

A NDT é uma avaliação anual e acompanha o ciclo de vida das obras, analisando desde o planejamento até as etapas de entrega e manutenção.

Como é feita a avaliação?

O primeiro passo parte da construtora ou incorporadora interessada em conseguir a certificação NDT. 

A empresa deve apresentar o ciclo de vida de seus projetos, incluindo todos os documentos e descrições desde a concepção até o fim da execução.

Após essa entrega, a Caixa inicia o processo de avaliação.

Realizando entrevistas com os representantes da construtora e questionando os pontos de entrada e saída de dados e como são feitos os controles e gestão dos processos.

A avaliação não considera apenas os processos de construção civil, mas também os hardwares e softwares utilizados na gestão de obras.

Olhando não só para o cumprimento de Normas Regulamentadoras, mas também para a eficiência da gestão.

Os pontos mais importantes avaliados e que sua construtora deve ter sob controle para conseguir a certificação são:

  1. Vencimento de boletos
  2. Certificações sociais e ambientais
  3. Processos e protocolos 
  4. Características dos processos
  5. Sistemas de controle

Vamos falar melhor de cada um desses tópicos:

Vamos falar melhor de cada um desses tópicos:

  1. Vencimento de boletos

A gestão financeira é um dos aspectos mais importantes.

Garantir que as contas sejam pagas em dia é essencial para evitar multas e atrasos que impactem o orçamento de obras, prejudicando projeto e cliente.

Ter um bom controle financeiro considerando entrada e saída de dinheiro e alertas de vencimentos de boletos, construindo um cronograma financeiro é, então, indispensável para conseguir a certificação NDT.

  1. Certificações sociais e ambientais

Com a sustentabilidade em alta e a preocupação crescente em contribuir com meio ambiente e sociedade, ter certificações reconhecidas é um ponto positivo para as empresas. 

O Selo Casa Azul Caixa, certificação PBQP-h e projetos de ação social são um grande diferencial para competitividade e para conseguir a certificação.

  1. Processos e protocolos

A Caixa se certifica de que a construtora tenha processos e protocolos eficientes.

Verificando a existência de sistemas de concepção de projetos, procedimentos, como os sistemas são utilizados e eficiência nos controles contábeis e fiscais.

Além disso, o NDT verifica as políticas de RH e a qualificação dos empregados, garantindo que existam processos claros de validação e tratamento dos profissionais da construtora.

  1. Características de projeto

Garantir que seus projetos sejam flexíveis e a construtora esteja pronta para realizar as adaptações necessárias para atender as necessidades e exigências do cliente mantendo o controle da gestão de obras é outro ponto importante.

  1. Sistemas de controle

Os sistemas de gestão de obras também são verificados a fundo para a certificação NDT.

Garantindo que o controle seja informatizado e integrado e que utilize corretamente as tecnologias para execução de obras, controle de estoque e manutenção da qualidade e inovação.

Empresas que utilizam BIM, Realidade Aumentada, Softwares de Gestão de Obras e outras tecnologias estão sempre um passo à frente para o NDT.

Vantagens para as construtoras do NDT

Qualquer protocolo ou processo implementado a uma construtora traz benefícios competitivos, aumento na lucratividade, maior qualidade e possibilidade de crescimento. 

Possuir uma certificação que assegura excelência nesses processos, então, sempre será uma grande vantagem.

Além do diferencial que é ter esse certificado de excelência, a construtora e incorporadoras que possuem o NDT ainda conquistam outras vantagens para o dia a dia de seus canteiros de obras.

Com os processos em ordem para conseguir a certificação, vistorias periódicas no canteiro podem acontecer com maior intervalo entre si.

Passando de serem mensais ou quinzenais para a cada dois ou três meses. 

Isso acontece porque os intervalos menores de tempo são verificados por meio dos relatórios enviados.

Outra grande vantagem são os descontos em taxas de juros e o maior crédito que a construtora consegue junto à Caixa para seus clientes quando possui a certificação NDT.

Além dos descontos em taxas de vistoria. 

Esses descontos permitem oferecer um serviço mais acessível, transparente e confiável aos clientes.

Certificação NDT e o crescimento da sua construtora

Ter uma certificação que assegura que sua empresa oferece serviços de qualidade, com processos excepcionais e protocolos que garantem a segurança do empreendimento e investimento é um grande diferencial em um mercado tão competitivo quanto o da construção civil. 

Como essa certificação verifica todos os relatórios e passos, do planejamento à entrega das obras, clientes podem ficar mais tranquilos e confiar mais na transparência e profissionalismo.

Para conseguir essa certificação, no entanto, é necessário ter em ação os melhores e mais eficientes sistemas de gestão. 

Acompanhe o blog Obra Prima para descobrir como otimizar seus processos com os softwares de gestão de obras.

Leia também sobre 

Energia Solar na Construção Civil: como utilizar?

Sustentabilidade na construção civil: tijolo ecológico

Software de gestão de obras