O pós-venda na construção civil: obra concluída, e agora?

O pós-venda na construção civil
O pós-venda na construção civil

Pós-venda é uma ferramenta muito utilizada por negócios que querem fidelizar o cliente e pode ser muito útil para construtoras que, frequentemente, sofrem para conquistar novos clientes e fechar novos projetos.

Fidelizar um cliente significa criar uma relação em que, sempre que ele precisar de serviços na área, procure sua empresa. 

É uma relação lucrativa para os dois lados: o cliente sempre pode contar com o atendimento e qualidade de uma empresa que já conhece e os negócios têm sempre novos projetos para realizar.

Na área da construção civil, funcionaria mais ou menos assim. Imagine que a construtora é contratada para a construção de uma casa. 

O trabalho é bem feito, o pós-venda mantém o cliente em contato com a empresa e cria-se uma relação de confiança.

Alguns meses depois esse mesmo cliente decide reformar a cozinha de outro imóvel. Se o pós-venda for realizado de maneira correta e a fidelização acontecer, sua construtora será procurada para realizar o serviço. 

Mais do que isso, se um conhecido do cliente decidir investir em um prédio residencial, com certeza a primeira indicação que ele dará será sua construtora.

  • Mas como realizar um pós-venda de qualidade? 
  • A construtora já faz algo para fidelizar o cliente? 
  • Se ainda não faz, como começar?

São essas perguntas que respondemos agora para ajudar a construtora a crescer cada vez mais.

Pós-vendas na construção civil: como fazer?

Pós-venda é uma prática que vem ganhando cada vez mais destaque, principalmente depois da publicação da Norma de Desempenho de Edificações (ABNT NBR 15.575).

Garantir a vida útil e qualidade dos empreendimentos na área da construção civil passou a ser uma obrigatoriedade e, com as responsabilidades das construtoras e demais envolvidos esclarecidas, acompanhar o projeto depois de entregue se tornou essencial.

Acompanhe algumas dicas de como melhorar seu pós venda e fidelizar seus clientes.

1. Foco no atendimento

Atendimento é a base de qualquer relacionamento com clientes e ele deve ser trabalhado antes, durante e depois da venda. 

Enquanto nos dois primeiros momentos o atendimento serve como uma forma de personalização da relação entre construtora e cliente, no pós-venda ele carrega a exclusividade.

Um cliente fiel é aquele que se sente valorizado e que vê vantagens em não trocar de construtora. 

Converse com seu cliente sempre como se ele fosse o único, escute suas dúvidas e antecipe necessidades no pós-venda.

Por que não oferecer serviços exclusivos de manutenção como brinde em um segundo contrato ou atender necessidades à um preço mais baixo fora da garantia?

É esse tipo de relação exclusiva que faz com que o cliente decida trabalhar sempre com a sua construtora e que te coloca um passo à frente da concorrência.

2. Use a tecnologia a seu favor

Se a tecnologia consegue ajudar a organizar todos os processos de um canteiro de obras, como é o caso dos softwares de Gestão de Obras, imagine o que não pode fazer por um processo tão simples quanto a relação pós-venda com o cliente.

Ferramentas de armazenamento de dados como o CRM, sigla para Customer Relationship Management ou Gerenciamento de Relacionamento com o cliente, podem ser de grande ajuda. 

O nome pode parecer complicado, mas tudo o que essa ferramenta faz é criar um banco de dados e rastrear o relacionamento com clientes.

Imagine que um cliente entra no banco de dados por causa do contrato de construção de um prédio. 

Por meio dessa ferramenta é possível programar o envio de mensagens e ofertas de manutenção de elevadores, de sistemas elétricos e outros para quando a data de manutenção estiver se aproximando.

Assim, sua empresa tem em mãos todas as informações para personalizar esses serviços e evitar que, de última hora, o cliente busque os serviços de outras empresas.

3. Pós-venda depende de bons canais de comunicação

A capacidade dos seus clientes entrarem em contato com você quando necessitarem, depois de terem recebido o serviço contratado é essencial para o pós-venda. 

De nada adianta se fazer presente, enviar ofertas de produtos e serviços se, no momento em que ele tem uma dúvida, problema ou necessidade, é difícil obter respostas.

A qualidade da comunicação é sua prioridade. 

Não é necessário que a construtora tenha todas as opções. 

  1. Um número de call center, 
  2. um e-mail 
  3. e um WhatsApp são suficientes. 

O importante é sempre ter alguém respondendo.

4. Treine sua equipe

Da mesma forma como a Segurança e Saúde do Trabalho (SST) depende de profissionais treinados para agir de maneira preventiva e responder apropriadamente a situações de risco, sua equipe de atendimento ao cliente precisa estar preparada para o trabalho.

Personalizar atendimento é uma tarefa difícil. 

Exige uma equipe que conheça bem os serviços, que tenha familiaridade com as ferramentas utilizadas e muita paciência para lidar com o público.

5. Elabore bons programas de fidelização

Atendimento é uma parte importante, mas não oferece diferencial sozinho

Entenda, um bom atendimento é obrigação da construtora com todos os clientes. Para o pós-venda que busca fidelizar clientes, é essencial “algo a mais”.

Programas de fidelização são uma forma de criar um sistema de relacionamento duradouro. 

Programas de pontos, por exemplo, podem estimular clientes a comprar novos serviços mais rapidamente para poder aproveitar benefícios.

Descontos e brindes para clientes de longa data também são uma alternativa para manter um relacionamento mais duradouro. 

Criar a estratégia que melhor se encaixa nos serviços oferecidos pela construtora é essencial para um pós-venda de qualidade.

Garanta qualidade em todos os processos

Conhecer o mercado da construção civil e buscar melhorar cada etapa da relação com o cliente e na gestão de obras é essencial para construtoras que desejam sucesso no setor.

  • Buscar tecnologias, 
  • ferramentas, 
  • inovações 
  • e diferenciais 

que possam melhorar a experiência dos clientes e a qualidade do serviço é essencial e, para isso, é preciso estar por dentro de todas as novidades.

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