O que é um software de gestão de obras?

Entenda melhor o software de gestão de obras e os benefícios que suas funcionalidades trazem para as construtoras.
Software de gestão de obras: Obra Prima para a sua construtora
Software de gestão de obras: Obra Prima para a sua construtora

Entenda melhor o software de gestão de obras e os benefícios que suas funcionalidades trazem.

O dia a dia no canteiro de obras é repleto de atividades e detalhes a serem supervisionados. A cada etapa da execução de obras vemos a evolução no uso dos recursos destinados ao projeto e se algo sai errado os prejuízos podem ser altos.

Mesmo que a obra em si ocorra no canteiro, os processos necessários para que ela tenha sucesso e qualidade começam muito antes, já nos primeiros debates sobre o projeto entre construtora e cliente.

Por isso, uma boa gestão de obras não analisa apenas a execução de atividades no canteiro de obras, mas toda a evolução do planejamento detalhado de como ela será realizada, quanto dinheiro será necessário, qual o tempo para concluí-la e muitos outros detalhes.

São muitas informações e é nesse momento que utilizar a tecnologia pode facilitar o trabalho das construtoras e os resultados do projeto. 

A melhor tecnologia para conquistar esse suporte: software de gestão de obras.

Funcionalidades e benefícios do software de gestão de obras

Conquistar o controle e poder melhorar os processos de sua construtora depende de um software que oferece funcionalidades específicas para cada elemento do projeto. 

Ao mesmo tempo, o sistema de gerenciamento de obras deve integrar os dados de cada departamento para gerar melhores resultados.

Por isso, um bom software traz:

Prazos cumpridos com o cronograma

Uma área onde cada atividade no canteiro de obras é analisada em detalhes, considerando o tempo de execução, e onde se cria uma linha do tempo de como e quando cada etapa será realizada.

Acompanhar esses cronogramas dia a dia em uma plataforma eficiente permite identificar e corrigir atrasos antes que eles possam impactar a obra e otimizar o uso do tempo da equipe administrativa e dos trabalhadores no canteiro de obras.

Orçamentos de obras sem gastos imprevistos

Outra funcionalidade essencial para um software de gestão de obras eficiente é um espaço onde os valores pesquisados com os fornecedores possam ser analisados e comparados sem desconsiderar o custo-benefício dos produtos.

É, ainda, uma área onde os custos são considerados dentro da linha do tempo do cronograma, garantindo que o uso do orçamento de cada obra seja acompanhado durante a execução.

Construtoras ganham, assim, uma forma de identificar e resolver problemas com desperdícios de materiais que possam gerar custos imprevistos, assegurando que a obra não ultrapasse o valor acordado com o cliente.

Documentos acessíveis e protegidos

Seja na elaboração e arquivamento de contratos, licitações, análises de riscos ou qualquer outro documento associado a obra, a possibilidade de ter uma versão digital e segura que pode ser acessada facilmente mesmo no canteiro de obras é ideal.

Dessa forma, a construtora ganha mais facilidade no cumprimento de normas e leis e o cliente mais confiança de que tudo corra de acordo com o contratado sem maiores problemas.

Facilidade em ter visibilidade de obra 

Mais do que oferecer uma área para cada departamento, um bom software de gestão de obras deve garantir que a relação entre cada um deles seja entendida e os resultados acompanhados em conjunto.

Ter um controle das compras realizadas para cada projeto em combinação com o estoque da construtora para sempre garantir a disponibilidade de materiais pode ser um grande diferencial para os prazos, qualidade e financeiro dos projetos.

Controle financeiro otimizado

Mais do que saber o orçamento de uma obra, é preciso ter controle dos custos internos da construtora, prazos de pagamento e conciliação bancária.

Plataformas automatizadas, que recebem informações de pagamentos e recebimentos de cada departamento e realizam os cálculos reduzem erros e otimizam todo o uso dos recursos financeiros.

Com essas funcionalidades e benefícios novas possibilidades de crescimento e lucratividade surgem, não importa se você é uma pequena construtora ou uma grande incorporadora.

Conheça as vantagens e funcionalidades do software de gestão de obras Obra Prima e comece agora mesmo a planejar seu crescimento.

software de gestão de obra

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.