O que fazer se a sua construtora nunca ganhou um processo licitatório?

A perda de processos licitatórios ou o medo dela não permite que sua construtora cresça. Perca esse medo e saiba por onde começar a se arriscar!
processo licitatório
processo licitatório

Perder vários processos licitatórios ou temer a derrota e nunca tentar são coisas que falam muito sobre o que pode melhorar na gestão da construtora.

Ganhar um processo licitatório hoje está longe da sua realidade. Você acha que é bem mais provável que sua proposta seja simplesmente arquivada em alguma estante e acabe nem sendo lida.

Por mais que pareça melhor ignorar o insucesso, encarar de frente as questões que levam a esse resultado pode provocar a gestão da construtora a dar o próximo passo rumo à excelência.

Isso mesmo!

A solução para ganhar a próxima licitação na construção pode estar em novas práticas de gestão. Mas, para isso, é preciso compreender o que é exigido em uma licitação e como atender a essas exigências com o que você já conquistou a partir dos projetos de construção que executou.

Hoje, é possível que você não tenha como comprovar a qualificação necessária para assumir um objeto de licitação. Já pensou que a falta de experiência em elaborar propostas pode ser responsável pelo insucesso? Mas o que mais poderia ser melhorado?

Vamos entender melhor essas e outras questões!

Como funciona o processo licitatório

Mesmo que a economia brasileira atravesse um período de incerteza e que os gastos públicos tenham sido congelados pelos próximos 20 anos, editais de licitações não deixarão de ser publicados. O mercado é tão sólido que empresas se especializaram em catalogar e divulgar editais em todo o Brasil.

Afinal, o primeiro passo para participar de uma licitação é saber que ela existe.

Mas como funciona o processo licitatório? Tanto as licitações para construção civil quanto para outras finalidade possuem um passo a passo padrão:

  1. Publicação do edital;
  2. Atendimento das normas previstas em edital para prazos, documentação e outros;
  3. Envio de envelope lacrado com todos os documentos exigidos no edital (nada a mais, nada a menos);
  4. Cada órgão convocador possui uma comissão de licitação composta por membros de seu quadro;
  5. Membros discutem, julgam e deliberam sobre a escolha do vencedor da licitação;
  6. Cada edital tem seu prazo para recursos e para início do contrato.

Por isso, é importante ficar atendo ao documento do certame. O edital é soberano na definição das exigências e regras do processo. Tudo isso com base na legislação.

E o que pode deixar sua empresa de fora do processo?

O que deixa a sua construtora de fora

Os envelopes que contém os documentos dos concorrentes só são abertos durante a reunião avaliativa realizada pela comissão de licitações. Uma vez entregues, não podem ser feitos acréscimos. Se faltar alguma certidão ou houver erros na proposta, nem adianta procurar um dos membros para realizar nova entrega.

Então, existem alguns motivos que lhe deixam de fora do processo licitatório. São eles:

  • Falta de certidões negativas;
  • Incapacidade de comprovar liquidez e boa situação financeira;
  • Não demonstrar experiência e portfólio, conforme exigido no edital;
  • Não ter a proposta de valor mais baixo.

Essas são as causas mais comuns da perda de licitação em construção. A última delas você pode evitar com a dica do tópico a seguir.

Comece a mudança pela gestão da construtora

Como está a gestão da construtora hoje? Você faz tudo em planilhas? Qual documento entrega para comprovar sua liquidez e organização financeira?

Pois é, não contar com um sistema para o gerenciamento da construtora tem claramente lhe causado prejuízo. Isso porque as planilhas deixam seu negócio mais vulnerável ao erro e não demonstram que você se preocupa com a administração da empresa.

A tecnologia pode ajudar a manter maior controle financeiro e a comprovar o fluxo de caixa. Além disso, o sistema para gestão da construtora tem o poder de facilitar a geração de orçamentos, mais assertivos e justos, o que vai fazer com que você tenha o menor valor de cotação da disputa.

Não deixe de conferir outras publicações do blog Obra Prima sobre licitações. Vamos falar mais sobre como a tecnologia pode lhe ajudar a vencer licitações.

Funcionalidades do sistema Obra Prima
Funcionalidades do sistema Obra Prima
Quero conhecer o sistema Obra Prima


Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.