Como o RDO (Relatório Diário de Obras) pode aumentar a produtividade na construção civil?

A organização das obras é uma das maneiras de conquistar mais produtividade para o dia a dia de trabalho. E uma forma eficaz de fazer isso é através do uso do Relatório Diário de Obras (RDO).
RDO
RDO

O RDO pode ser o diferencial que sua construtora precisa para melhorar a produtividade dos projetos, é hora de saber como.

Um Relatório Diário de Obras, o famoso RDO, é exatamente o que o nome sugere: um sistema de registro dos acontecimentos do dia de trabalho no canteiro de obra. Essa ferramenta recebe informações sobre pequenos atrasos, acidentes pontuais, trabalhadores que chegaram atrasados e atrasos na entrega.

Claro, ele não precisa se focar só no negativo. Pode ser usado para registrar soluções inovadoras para problemas comuns na construção civil, registrar etapas que foram finalizadas antes do esperado e fotos dos avanços na execução do projeto.

Basicamente, é uma forma de acompanhar e otimizar a produtividade da obra da construção civil cotidianamente, aproveitando cada oportunidade que se apresenta. Não acredita? 

É só ler os benefícios que o RDO oferece para a produtividade e começar a aplicar agora mesmo.

RDO como ferramenta para a produtividade na construção civil

Aumentar a produtividade pode ser mais simples do que parece. Basta um bom controle das atividades do dia a dia do canteiro de obra para ver mais eficiência e melhor desempenho.

Tudo bem, ter controle não parece uma tarefa fácil num primeiro momento, mas exige pouco esforço para ser conquistado. Com organização e as ferramentas certas a construtora muda a sua realidade.

Sim, o RDO é uma dessas ferramentas. Não é a única, mas talvez seja a que se relaciona mais diretamente com a produtividade das atividades e, consequentemente, com os melhores resultados oferecidos para o cliente.

O principal benefício para a produtividade que o Relatório Diário de Obras é melhorar a flexibilidade e adaptabilidade das equipes. Com isso, é possível identificar erros e oportunidades para que a produtividade se torne o foco.

A base principal desse relatório é o detalhe. Cada pequeno acontecimento do cotidiano é registrado e comparado com o que era esperado no planejamento e no cronograma. Essa ferramenta, quando usada corretamente:

  • Organiza de forma cronológica os dados da obra, melhorando a avaliação da execução das atividade;
  • Deixa evidentes retrabalhos, erros e imprevistos, dando tempo para correção e prevenção antes que eles impactem o andamento da obra;
  • Aumenta a transparência das decisões tomadas, reassegurando a confiança depositada pelo cliente na construtora e da construtora em seus trabalhadores.
  • Oferece informações sobre quem são os responsáveis por cada etapa e quem faz parte de cada equipe, otimizando a distribuição de tarefas e reduzindo sobrecargas;
  • Identificar motivos de atrasos e gastos fora do previsto, permitindo negociar prazos e custos com mais base caso seja necessário.

Cada um desses detalhes garante que as equipes trabalhem em mais harmonia, mais focados em metas e objetivos e com melhores resultados, aumentando muito a produtividade.

Outras vantagens do Relatório Diário de Obras

Não é só a produtividade que o RDO beneficia. Seus impactos positivos alcançam o financeiro, estoque, compras, orçamento e cronograma. Um bom relatório pode tornar toda a gestão de obras da construtora mais eficiente.

Por meio da otimização de duas frentes principais: atividades e prazos. Além de aumenta a produtividade, então, os relatórios influenciam diretamente nos diversos detalhes da gestão de obras:

Monitoramento das atividades

Com cada atividade executada sendo registrada em detalhes, além das correções que aumentam a produtividade, outros benefícios são alcançados. O departamento de compras, por exemplo, ganha muitas vantagens na hora de negociar compras.

Imagine que, acompanhando o relatório diário, o responsável percebe que a quantidade massa utilizada é maior do que o esperado. 

Notificando no mesmo dia a empresa, antes que o material acabe, é possível organizar a compra de mais sem que ela tenha que ser emergencial. 

Isso permite que o responsável pelas compras possa pesquisar fornecedores e negociar preços e prazos, reduzindo custos.

Mais do que melhorar as compras, é possível entender o motivo de estar usando mais material que o previsto e corrigir a falha para os próximos dias, reduzindo o volume de material a mais a ser comprado.

Além disso, esse monitoramento se torna uma boa base para o planejamento dos próximos projetos. Afinal, a falta de materiais, atrasos e erros podem ser uma falha no desenvolvimento dos detalhes do projeto e não de sua execução.

Prazos

Negociar aumento de prazo com o cliente é sempre uma situação desconfortável para quem trabalha com construção civil. Infelizmente, nem sempre é possível evitar completamente. Nesse ponto temos duas situações opostas e as duas se beneficiam do Relatório Diário de Obras.

O primeiro caso é o dos poderiam ter sido cumpridos. Acompanhar a obra de perto e desenvolver o RDO comparando-o, diariamente, com a produtividade esperada no cronograma faz com que atrasos na execução sejam identificados rapidamente.

Mas se o atraso já ocorreu, como o relatório ajuda a cumprir prazos? É bem simples, um atraso identificado cedo pode ser corrigido e evitar que ele seja o causador da obra não cumprir o prazo.

E os atrasos que não podem ser evitados? 

Bom, imprevistos acontecem e, algumas vezes, eles estão relacionados a problemas que fogem do controle da construtora, mesmo com um planejamento muito detalhado.

Imagine uma obra que foi programada para uma época em que não ocorrem chuvas e que acaba sofrendo com uma semana de temporal. Não teria como saber e mesmo com os dias a mais pra imprevisto inseridos no cronograma o atraso será inevitável.

Quer outro exemplo? E se um grande acidente no armazém do fornecedor atrasar em uma semana a entrega dos materiais, um prédio em chamas interditar o bairro onde está sendo construída a obra?

Parece exageros, mas imprevistos são imprevisto e nesses casos, talvez não exista nada que possa ser otimizado para cumprir o prazo. É hora de negociar com o cliente.

Sabe o que o RDO tem a ver com isso? Ele tem cada detalhe do ocorrido registrado dia a dia. Com o relatório é fácil mostrar para seu cliente que tudo estava adiantado ou dentro do cronograma até aquele momento e que, realmente, não existe uma solução para manter o prazo.

Sua transparência e profissionalismo servirá para recuperar a confiança e, assim, solucionar o problema sem atritos com o cliente.

Produtividade na obra depende de trabalho duro da construtora

Gerir os acontecimentos da obra no dia a dia é essencial para manter o controle dos processos e manter tudo organizado. O canteiro de obras pode apresentar muitos desafios e empresas que não estão preparadas para identificá-los e corrigi-los perdem muito em produtividade e resultados.

O Relatório Diário de Obras oferece tudo o que a construtora precisa para estar por dentro de cada detalhe da obra e tomar medidas para aumentar a produtividade.

Faça o download do nosso Modelo de Relatório Diário de Obras aqui! >

O software de gestão de obras Obra Prima facilita ainda mais o RDO para sua construtora. Com essa ferramenta os responsáveis podem atualizar minuto a minuto os acontecimentos do dia por meio do aplicativo no celular e ainda integra essas informações aos dados de compra, cronograma, orçamento e estoque.

Ter tudo na palma da mão pode ser a facilidade que falta para o dia a dia de suas obras.

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.