Software de gestão de obras Obra Prima

Obra Prima: o software que se adapta à sua gestão de obras

Descubra aqui como o software de gestão de obras Obra Prima pode atender as mais variadas necessidades que seus projetos apresentem.

A gestão de obra é desafiadora! Quanto maiores e complexos os projetos, maior o número de atividades e etapas, mais dinheiro envolvido e riscos em potencial.

Por muito tempo a construção fazia o controle dos processos e de cada um desses detalhes com papel e caneta e, depois, com planilhas do excel. 

Ainda que funcionais, esses controles dependiam de tempo e atenção para que erros não fossem cometidos, o que acontecia com frequência.

Como forma de solucionar esse problema e com a evolução das tecnologias e da internet nas últimas décadas, começaram a surgir os softwares de gestão de obras. Propondo uma automação para os diferentes cálculos e planilhas que podiam ser acessadas e atualizadas com rapidez, esses softwares foram uma inovação que ofereceu grande crescimento às construtoras. 

Ainda assim, havia muito o que ser melhorado.

Foi buscando melhorias que atendessem melhor as dores e necessidades da construção civil que nasceu o Obra Prima. 

Ao se tornar seu próprio cliente, construindo a sua casa, Wilson Pacheco, idealizador do software, percebeu que fazer a gestão de obras com papel, caneta e Excel abria muito espaço para erros.

Controlar as informações que ele via no canteiro de obras e entender o que a administradora apresentava como dados para manter o controle financeiro foi uma dor de cabeça que deveria acabar.

Ao buscar softwares, no entanto, percebeu que eles só atendiam necessidades de grandes obras e projetos e que possuíam um alto custo. Era hora de oferecer uma alternativa mais ampla e que coubesse no bolso de engenheiros, arquitetos e pequenas construtoras. Era hora de dar vida ao Obra Prima.

Quer conhecer a história completa do Obra Prima? Nós contamos tudo no post Como nasceu o Obra Prima >

Obra Prima: o software de gestão de obras que se adapta às suas necessidades

Na busca por garantir todo o auxílio que construtoras necessitam para uma gestão de obras otimizada com valores acessíveis a grandes, médias e pequenas construtoras e que se adaptem às necessidades de cada projeto, o Obra Prima oferece 3 planos para contratação. Conheça cada um deles e descubra o que podem fazer por sua construtora.

Plano Monet

Plano mais básico do Obra Prima, o Monet oferece os recursos indispensáveis para uma boa gestão dos projetos com algumas opções de personalização. O plano disponibiliza a criação de 1 usuário, 1 empresa (matriz/filial), 2G de espaço em disco e suporte de chamado técnico.

Nele é possível cadastrar até duas obras distintas com controles de seu dia a dia. Para a gestão desses dois projetos, a construtora tem disponível:

  • Uma área do cliente com a função galeria de fotos e documentos para prestação de contas facilitada;
  • Uma área de cadastros de fornecedores;
  • Uma área para elaboração e controle de orçamentos de custos e de vendas;

Além disso, disponibiliza uma área financeira com:

  • Controle de contas a pagar e receber;
  • Movimentação financeira;
  • Controle de fluxo de caixa;
  • Reembolso de compras;
  • Faturamento por administração de obras.

Integrado ao departamento financeiro estão as funções da área de compras, com os recursos de mapa de cotação, ordem de compra e solicitação de compras.

Plano Van Gogh

O plano Van Gogh oferece as mesmas funções que o Monet, mas com alguns recursos a mais. É um plano que oferece o cadastro de 3 usuários, 3 empresas (matriz/filiais) e 5 GB de espaço em disco, além do suporte chat online.

Além disso, a construtora passa a ter as funções:

  • Relacionamento com o cliente na área cliente;
  • Envios de cotações online na área fornecedores;
  • A possibilidade de cadastrar 5 obras ativas e realizar o planejamento físico e financeiro de cada uma delas na área obras;
  • Composição por insumos nos orçamentos;
  • Solicitações de compras e cotações online;
  • Área de apropriações com as funções apropriação financeira por serviço e demonstrativos gerenciais.

Plano Da Vinci

O plano mais completo do Obra Prima é o Da Vinci, que oferece cadastro ilimitado de usuários e empresas, 15 GB de espaço em disco e suporte telefônico. Com todos os recursos dos outros planos disponíveis, traz como diferencial:

  • Portal do cliente;
  • Quantidade de obras cadastradas ilimitada;
  • Possibilidade de gestão de medições físicas;
  • Criação de cronogramas de obras com o diagrama Gantt;
  • Faturamento por medição física;
  • Faturamento por taxa por avanço físico;
  • Importar arquivo NFe (.xml);
  • Aplicativo mobile.

É importante destacar que Portal do Cliente e Aplicativo Mobile, apesar de serem recursos incluídos só no plano Da Vinci, podem ser adquiridos como opcionais nos outros dois planos.

Outros recursos opcionais disponibilizados para os 3 planos são:

  • Controle de Estoque;
  • Integração Nfe;
  • Alçada de aprovação.

Vale destacar que a plataforma Obra Prima é 100% digital com armazenamento em nuvem das informações, o que significa um custo zero com servidores e backup.

Como o Obra Prima pode transformar sua obra?

ERPs para a construção civil sempre foram vistos como um grande diferencial para as construtoras. Sua capacidade de organizar processos internos e externos ao canteiro de obras é uma das principais formas de assegurar a qualidade, eliminar erros e aumentar a lucratividade e crescimento dos empreendimentos.

O que os softwares de gestão de obras mostram, no entanto, é que não é preciso um ERP completo para alcançar o controle necessário, principalmente em obras menos complexas.

Esse é o grande diferencial que o Obra Prima oferece para transformar sua obra em um projeto alinhado e com qualidade final garantida: a personalização de um software que atende não só as especificidades do seu canteiro de obra, mas o perfil e necessidades da sua construtora.

Seu sistema de desenvolvimento de orçamentos é adaptável a obras de pequeno porte e atende igualmente bem grandes projetos com muitos custos diretos, indiretos e de documentação e taxas. Seus cronogramas controlam desde poucas etapas simples até projetos com muitas atividades simultâneas.

O melhor de tudo, o Obra Prima vem com um preço que cabe no seu bolso e a integração de departamentos ideal para não sofrer com prejuízos e imprevistos nem no canteiro de obras, nem na administração da sua construtora.

Quer saber mais sobre o software de gestão de obras Obra Prima? Escute a opinião de quem usa e aprova. Veja um dos depoimentos sobre o nosso software no vídeo abaixo:

software de gestão de obra