Obra Prima: o software que se adapta à sua gestão de obras

Descubra aqui como o software de gestão de obras Obra Prima pode atender as mais variadas necessidades que seus projetos apresentem.
Software de gestão de obras Obra Prima
Software de gestão de obras Obra Prima

Descubra aqui como o software de gestão de obras Obra Prima pode atender as mais variadas necessidades que seus projetos apresentem.

A gestão de obra é desafiadora! Quanto maiores e complexos os projetos, maior o número de atividades e etapas, mais dinheiro envolvido e riscos em potencial.

Por muito tempo a construção fazia o controle dos processos e de cada um desses detalhes com papel e caneta e, depois, com planilhas do excel. 

Ainda que funcionais, esses controles dependiam de tempo e atenção para que erros não fossem cometidos, o que acontecia com frequência.

Como forma de solucionar esse problema e com a evolução das tecnologias e da internet nas últimas décadas, começaram a surgir os softwares de gestão de obras. Propondo uma automação para os diferentes cálculos e planilhas que podiam ser acessadas e atualizadas com rapidez, esses softwares foram uma inovação que ofereceu grande crescimento às construtoras. 

Ainda assim, havia muito o que ser melhorado.

Foi buscando melhorias que atendessem melhor as dores e necessidades da construção civil que nasceu o Obra Prima. 

Ao se tornar seu próprio cliente, construindo a sua casa, Wilson Pacheco, idealizador do software, percebeu que fazer a gestão de obras com papel, caneta e Excel abria muito espaço para erros.

Controlar as informações que ele via no canteiro de obras e entender o que a administradora apresentava como dados para manter o controle financeiro foi uma dor de cabeça que deveria acabar.

Ao buscar softwares, no entanto, percebeu que eles só atendiam necessidades de grandes obras e projetos e que possuíam um alto custo. Era hora de oferecer uma alternativa mais ampla e que coubesse no bolso de engenheiros, arquitetos e pequenas construtoras. Era hora de dar vida ao Obra Prima.

Quer conhecer a história completa do Obra Prima? Nós contamos tudo no post Como nasceu o Obra Prima >

Obra Prima: o software de gestão de obras que se adapta às suas necessidades

Na busca por garantir todo o auxílio que construtoras necessitam para uma gestão de obras otimizada com valores acessíveis a grandes, médias e pequenas construtoras e que se adaptem às necessidades de cada projeto, o Obra Prima oferece 3 planos para contratação. Conheça cada um deles e descubra o que podem fazer por sua construtora.

Plano Monet

Plano mais básico do Obra Prima, o Monet oferece os recursos indispensáveis para uma boa gestão dos projetos com algumas opções de personalização. O plano disponibiliza a criação de 1 usuário, 1 empresa (matriz/filial), 2G de espaço em disco e suporte de chamado técnico.

Nele é possível cadastrar até duas obras distintas com controles de seu dia a dia. Para a gestão desses dois projetos, a construtora tem disponível:

  • Uma área do cliente com a função galeria de fotos e documentos para prestação de contas facilitada;
  • Uma área de cadastros de fornecedores;
  • Uma área para elaboração e controle de orçamentos de custos e de vendas;

Além disso, disponibiliza uma área financeira com:

  • Controle de contas a pagar e receber;
  • Movimentação financeira;
  • Controle de fluxo de caixa;
  • Reembolso de compras;
  • Faturamento por administração de obras.

Integrado ao departamento financeiro estão as funções da área de compras, com os recursos de mapa de cotação, ordem de compra e solicitação de compras.

Plano Van Gogh

O plano Van Gogh oferece as mesmas funções que o Monet, mas com alguns recursos a mais. É um plano que oferece o cadastro de 3 usuários, 3 empresas (matriz/filiais) e 5 GB de espaço em disco, além do suporte chat online.

Além disso, a construtora passa a ter as funções:

  • Relacionamento com o cliente na área cliente;
  • Envios de cotações online na área fornecedores;
  • A possibilidade de cadastrar 5 obras ativas e realizar o planejamento físico e financeiro de cada uma delas na área obras;
  • Composição por insumos nos orçamentos;
  • Solicitações de compras e cotações online;
  • Área de apropriações com as funções apropriação financeira por serviço e demonstrativos gerenciais.

Plano Da Vinci

O plano mais completo do Obra Prima é o Da Vinci, que oferece cadastro ilimitado de usuários e empresas, 15 GB de espaço em disco e suporte telefônico. Com todos os recursos dos outros planos disponíveis, traz como diferencial:

  • Portal do cliente;
  • Quantidade de obras cadastradas ilimitada;
  • Possibilidade de gestão de medições físicas;
  • Criação de cronogramas de obras com o diagrama Gantt;
  • Faturamento por medição física;
  • Faturamento por taxa por avanço físico;
  • Importar arquivo NFe (.xml);
  • Aplicativo mobile.

É importante destacar que Portal do Cliente e Aplicativo Mobile, apesar de serem recursos incluídos só no plano Da Vinci, podem ser adquiridos como opcionais nos outros dois planos.

Outros recursos opcionais disponibilizados para os 3 planos são:

  • Controle de Estoque;
  • Integração Nfe;
  • Alçada de aprovação.

Vale destacar que a plataforma Obra Prima é 100% digital com armazenamento em nuvem das informações, o que significa um custo zero com servidores e backup.

Como o Obra Prima pode transformar sua obra?

ERPs para a construção civil sempre foram vistos como um grande diferencial para as construtoras. Sua capacidade de organizar processos internos e externos ao canteiro de obras é uma das principais formas de assegurar a qualidade, eliminar erros e aumentar a lucratividade e crescimento dos empreendimentos.

O que os softwares de gestão de obras mostram, no entanto, é que não é preciso um ERP completo para alcançar o controle necessário, principalmente em obras menos complexas.

Esse é o grande diferencial que o Obra Prima oferece para transformar sua obra em um projeto alinhado e com qualidade final garantida: a personalização de um software que atende não só as especificidades do seu canteiro de obra, mas o perfil e necessidades da sua construtora.

Seu sistema de desenvolvimento de orçamentos é adaptável a obras de pequeno porte e atende igualmente bem grandes projetos com muitos custos diretos, indiretos e de documentação e taxas. Seus cronogramas controlam desde poucas etapas simples até projetos com muitas atividades simultâneas.

O melhor de tudo, o Obra Prima vem com um preço que cabe no seu bolso e a integração de departamentos ideal para não sofrer com prejuízos e imprevistos nem no canteiro de obras, nem na administração da sua construtora.

Quer saber mais sobre o software de gestão de obras Obra Prima? Escute a opinião de quem usa e aprova. Veja um dos depoimentos sobre o nosso software no vídeo abaixo:

software de gestão de obra

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.