Obra Prima oferece palestra para estudantes de Engenharia Civil

Obra Prima em palestra na UNIFACEAR
Obra Prima em palestra na UNIFACEAR

Em parceria com a UNIFACEAR, Obra Prima oferece palestra para apresentar o software aos estudantes do décimo período de Engenharia Civil.

Tendo como facilitadora a professora da disciplina de Planejamento e Orçamento, Ana Paula Brandão Capraro, o CEO do Obra Prima, Wilson Pacheco, ofereceu uma palestra aos estudantes de Engenharia Civil do décimo período da UNIFACEAR na noite do dia 10 de junho.

Tendo como objetivo apresentar os benefícios que os profissionais da área da construção civil possuem com a utilização do sistema Obra Prima, Pacheco abordou de forma prática as principais facilidades que o engenheiro terá no dia a dia, tanto no escritório quanto no canteiro de obras.

Wilson que é formado em Tecnologia da Informação, contou como idealizou o Obra Prima durante a construção de sua residência em 2012. E que o Obra Prima nasceu com o objetivo de atender pequenas e médias construtoras que buscam uma solução de gerenciamento robusta que atenda suas obras e projetos, mas sem as complexidades e os custos de um ERP tradicional.

Pacheco contratou a construtora Casa Ideal e durante os 18 meses de construção de sua residência, ele trocou mais de 2 mil e-mail’s com o sócio-diretor Luis barreto. Durante este um ano e meio, Wilson notou as dores que uma construtora de pequeno e médio porte possui, tanto para elaborar o orçamento, na administração do financeiro, para cotar com fornecedores, quanto para o próprio cliente final acompanhar o andamento da obra.

Criação de orçamentos

“Durante estes quase dois anos de comercialização do Obra Prima, ficou nítido que elaborar um orçamento de obra é uma das principais dores de um engenheiro civil”, afirmou Pacheco durante a palestra. O orçamento de obra é valioso tanto para o construtor de longa data quanto para um recém-formado, dado que o destino natural de um engenheiro novato é o escritório, motivo pelo qual ainda não se tem experiência em campo suficiente para assumir uma obra. Sendo assim esta torna-se a principal porta de entrada para o mercado de trabalho.

Conforme CEO do Obra Prima “os primeiros passos são os mais difíceis para os construtores, que na sua maioria utilizam uma planilha excel para gerar o orçamento, o quantitativo ou um cronograma de obra”.

Sabemos das facilidades que as planilhas possuem, no entanto elas apresentam limitações contundentes, como retrabalho, atrasos na elaboração de orçamentos e baixo desempenho no dia a dia.

Adotar um software de gerenciamento de obras para a construtora, torna a elaboração do orçamento de obras muito mais precisa.

No módulo de orçamento do Obra Prima é possível a criação de orçamentos para controle de custo e valores de venda, bem como seu planejamento e acompanhamento físico.

Funcionalidades do módulo:

  • Cadastro de orçamentos de custo;
  • Cadastro de orçamentos de venda;
  • Planejamento dos orçamentos;
  • Medição física dos orçamentos.

O cadastro de um orçamento será a base para acompanhamento custo e físico das movimentações da obra e é necessário para a utilização em outras funcionalidades do sistema, como: compras e faturamento.

Além disso, dentro da funcionalidade de orçamento também é possível:

Proposta comercial – com base nas informações inseridas, elaborar diretamente do sistema uma proposta comercial para enviar ao cliente final;

Cronograma físico-financeiro de obra – gerenciar custos, prazos e etapas de obra de forma assertiva;

Valores de custo e venda – planejamento dos gastos estimados em cada etapa, evitando despesas e imprevistos futuros;

Curva ABC – auxilia na administração de custos, relacionando os volumes de compras e lucratividade;

Medição física – verificar a compatibilidade entre o que foi executado e o que está previsto no projeto e nos quantitativos do orçamento;

Previsto x Realizado – administrar de forma flexível o cronograma, mantendo a comunicação com o canteiro de obras, os fornecedores e os clientes.

Além de passar estas informações sobre como o sistema vai ajudar no dia a dia dos futuros engenheiros civis, Pacheco salientou que o Obra Prima está em constante evolução, dispondo de uma equipe de desenvolvedores focados em ajudar em cada dor do cliente. Ademais oferece de uma equipe exclusiva responsável pelo sucesso do cliente, oferecendo todo o suporte que o construtor necessita ao longo de sua parceira com o Obra Prima.

Agradecemos à professora Ana Paula, pela parceria e por dispor deste espaço para apresentar novas ferramentas para o benefício profissional dos alunos da UNIFACEAR.

Você é aluno ou professor e gostaria de apresentar o Obra Prima em sua instituição? Clique aqui e saiba mais!

Professores e estudantes possuem licença gratuita para utilização no meio acadêmico e condições especiais para utilização profissional.

Sobre a UNIFACEAR:

Hoje o grupo FACEAR possui 6 campi, sendo 1 em Araucária, 1 em Fazenda Rio Grande e 4 em Curitiba, localizados no Bacacheri, Portão, Santa Felicidade e Sítio Cercado. São mais de 68 mil metros quadrados de área construída, divididos em salas e aula, laboratórios de engenharias, química, física, enfermagem, auditórios, bibliotecas, entre outros.

Oferece 19 cursos de graduação presenciais, 26 cursos a distância e mais de 50 cursos de pós graduação EAD. Possuem mais de 20 polos parceiros oferecendo cursos de graduação EAD e pós-graduação EAD.

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.