Obras sustentáveis: 11 dicas de materiais sustentáveis para a construção civil

A sustentabilidade também pode ser considerada um diferencial competitivo. Descubra mais sobre materiais sustentáveis para a construção civil.
Sustentabilidade na construção civil: materiais sustentáveis
Sustentabilidade na construção civil: materiais sustentáveis

Materiais sustentáveis são o futuro da construção civil que se preocupa com o meio ambiente. Conheça os principais.

As preocupações com o meio ambiente aumentam todos os dias entre clientes e usuários de imóveis e, cada vez mais, entram na realidade das construtoras. Promover um ambiente e processos sustentáveis é um diferencial grande no setor da construção civil e, agora, andam de mãos dadas com os materiais sustentáveis.

Se antes sustentabilidade era reciclar resíduos e reduzir consumo de energia, água e matéria prima na execução dos projetos, agora é essencial buscar materiais que contribuam com obras sustentáveis em todos os níveis. O melhor de tudo?

A maioria das atuais alternativas torna a obra mais sustentável mesmo após a entrega, quando o cliente começa a utilizá-la, reduzindo consumo de água e energia no dia a dia dos usuários.

Leia também:

Inovação e sustentabilidade: a energia solar na construção civil >

Fatos essenciais que você precisa saber sobre sustentabilidade na construção civil >

11 materiais sustentáveis para obras sustentáveis

Existem muitos materiais e tecnologias na construção civil que buscam aumentar a sustentabilidade das obras e reduzir os impactos causados no meio ambiente. 

Aqui temos alguns exemplos que podem ajudar sua construtora a se inserir nessa nova realidade de mercado:

1. Bioconcreto

O bioconcreto é uma das promessas da tecnologia para a construção civil. Incluindo uma bactéria capaz de produzir carbonato de sódio quando em contato com água e oxigênio na mistura de concreto, calcário é produzido e fissuras são seladas quando líquidos se infiltram nas rachaduras.

A tecnologia ainda não está disponível no Brasil, mas quando chegar, será um dos modos mais ecológicos e econômicos de solucionar o problema. Não será necessário recapear rodovias inteiras e gastar mais concreto para solucionar rachaduras ou aguardar que a situação piore.

2. Telhado Verde

Além de super ecológicos e eficientes, são uma alternativa para obras sustentáveis com um design muito atrativo para os clientes. 

A ideia é colocar uma manta de pvc em base impermeabilizada sobre o telhado e aplicar uma camada vegetal. Sim, basicamente, plantar grama no telhado.

Essa cobertura oferece um perfeito isolamento térmico e acústico para o imóvel, reduzindo a necessidade de uso de ar condicionado e aquecedores e, consequentemente, reduzindo o consumo de energia elétrica.

3. Vidro inteligente

Todo mundo conhece as lentes transition para óculos. 

O processo dos vidros inteligentes é mais ou menos o mesmo. Os controles de transparência desses vidros permitem escurecer ou clarear sua superfície.

Com esse material sustentável, a passagem de luz para uma área é controlada e, com isso, é possível aproveitar mais a iluminação natural do sol, reduzir ou aumentar o aquecimento das salas e reduzir o consumo elétrico.

Se em dias muito quentes a luz do sol tem menor incidência em uma sala, a necessidade de uso de ar condicionado é menor e o controle da quantidade de luz que entra durante o dia reduz a necessidade de acender lâmpadas, por exemplo.

4. Bambu

O uso de bambu em lugar de madeira na produção de móveis e portas já é comum e já contribui muito na sustentabilidade em um imóvel. Para a construção civil com foco em execução de obras sustentáveis, existe, ainda, outra possibilidade

Por sua resistência, o bambu tem sido muito utilizado como substituto do concreto armado. Além disso, estudos estão sendo conduzidos para que, um dia, seja substituto, também, para armação em solo e cimento no lugar do aço.

O consumo de matérias primas minerais e de extração de árvores, que causam grande impacto no meio ambiente, pode ser muito minimizado com esse material sustentável. O bambu cresce rápido e o volume disponível será sempre de alta demanda, além de ser um plantio de menor impacto ecológico.

5. Tinta ecológica

Usando apenas matérias primas naturais, essas tintas estão revolucionando o mercado. Sua base conta com corantes e óleos conseguidos na natureza e elimina os derivados de petróleo e elementos sintéticos, de forma que ao descascar ou em caso de demolição, não se tornam poluentes químicos no solo.

Outra vantagem na construção sustentável é o fato de não possuir os COVs, ou Compostos Orgânicos Voláteis, sendo menos agressiva para a saúde dos trabalhadores em seu manuseio e não desprendendo químicos que causam problemas respiratórios e afetam a camada de ozônio.

6. Replast

Esse tijolo utiliza plásticos modulares comprimidos em sua produção, podendo ser moldados para mais eficiência na construção, eliminando o uso de colas, adesivos e argamassas, o que significa menos uso de matérias primas.

Além disso, o processo de produção não emite gás carbônico (CO²) e não deixa resíduos plásticos poluentes no ambiente.

7. Containers

O reaproveitamento de containers de transporte em navio abre muitas possibilidades de sustentabilidade na construção civil. 

Eles podem ser reaproveitados de uma construção para outra e convertidos em banheiros, alojamentos, área de lazer e armazém, reduzindo a necessidade de construções em alvenaria que serão demolidas depois.

Existe também a possibilidade de utilizá-los diretamente na construção, montando salas, casas e até prédios inteiros apenas com containers.

8. Lâmpadas LED

Eficiência elétrica é o ponto forte da contribuição das lâmpadas LED na construção. Além de consumir muito menos energia elétrica, por não produzirem calor, auxiliam no controle de temperatura de ambientes, reduzindo a necessidade de ar condicionado em ambientes fechados.

9. Argamassa de argila

O uso de argila é uma alternativa sustentável para substituir o cimento na argamassa. Além do simples uso de argila já ser mais sustentável que a produção de cimento, ele ainda oferece maior eficiência no isolamento térmico e acústico, reduzindo a necessidade de outros produtos e equipamentos para manter a qualidade do ambiente.

10. Isolamento ecológico

Isolar paredes de umidade, ruído e trocas muito grandes de calor são pontos importantes para a sustentabilidade na construção civil. Se os materiais usados são pouco eficientes, a necessidade de mais material, ar condicionado, aquecedores e manutenções constantes contra mofo se torna maior.

Com o isolamento ecológico, a qualidade é mantida sem a necessidade de recorrer a produtos mais eficientes e que utilizam produtos químicos em sua composição, como acontece com a fibra de vidro. 

Alguns isolantes ecológicos são feitos com jornal, papelão, plástico de garrafa PET, tecido jeans, promovendo, além de tudo, a reciclagem do lixo produzido diariamente pela população.

11. Bloco de adobe

O bloco de adobe é um tijolo muito sustentável e diferenciado e, pasmem, uma tecnologia sustentável muito antiga, tão antiga que foi usada na Muralha da China. 

O que ele possui de sustentável? 

É produzido apenas com água, terra e fibra natural (palha, esterco e outros produtos naturais). 

Além disso, não têm um processo de produção automatizado que exige gastos de energia e podem ser produzidos no próprio canteiro de obra com um molde.

Sustentabilidade é diferencial competitivo

Se o cuidado com o meio ambiente já é um bom motivo para que construtoras adotem materiais sustentáveis em suas obras, pensar nos impactos na competitividade se torna a cereja do bolo.

Para muitos clientes, uma construtora que se preocupa com a sustentabilidade na construção civil e adota materiais sustentáveis em suas obras está um passo à frente de sua concorrência.

Que tal continuar a acessar nosso blog e descobrir ainda mais como aumentar seu crescimento e lucratividade atendendo as necessidades dos clientes e o desejo por maior sustentabilidade?

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.