Orçamento de obras: 5 dicas para não sair no prejuízo

Orçamento de obras
Orçamento de obras

Garantir o lucro é uma condição estabelecida já no orçamento de obra. Por isso, você precisa ler esse texto até o final sobre dicas sobre orçamento de obras.

“Feito é melhor do que perfeito”. Se algum dia esse ditado saiu da sua boca ou passou pela sua cabeça, há duas possibilidades: ou você é daqueles que foca na execução e não no desafio ou está sofrendo com problemas em planejamento e orçamento de obras.

E se encontrou esse texto, é possível que a segunda opção seja a mais provável.

Mas calma! Não será por muito tempo!

Afinal de contas, um orçamento de obras que não contempla a qualidade no planejamento, na execução e na entrega do projeto está fadado ao insucesso. E não é isso que nem você nem nós desejamos para o seu negócio.

Talvez você ainda esteja se batendo para encontrar a planilha de orçamento de obras perfeita. Mas saiba que ela não existe. Por mais que busque e aprimore as fórmulas, há sempre algo que elas ficam devendo.

E não é porque são ruins!

Sabia que um programa de orçamento de obra pode começar com uma planilha?

E ela é apenas o começo de um processo de amadurecimento. Um software de orçamento de obras reúne conhecimentos que vão além das planilhas. .

Com ou sem elas, oferecemos 6 dicas sobre como fazer o orçamento de obras sem sair no prejuízo! E isso vai fazer com que você é perceba que fixar o preço não é ser bem sucedido na construção civil.

1 – Faça do orçamento de obra a alma do seu negócio

A dica número um é o carro chefe desse texto: você precisa fazer do orçamento de obra a alma do seu negócio. Ao final das contas, é ele que garante a margem de lucro sem comprometer a qualidade da entrega.

Um bom planejamento e orçamento de obras pode salvar a sua construtora da triste surpresa de descobrir que fez um favor ao cliente e não um negócio com ele. O que compromete a sobrevivência da sua empresa, tendo um impacto severo sobre a sua vida e a dos seu funcionários.

Como evitar isso, afinal?

Para fazer do orçamento a alma do negócio, não encare essa tarefa como algo que precisa ser feito apenas com rapidez. O cuidado em cada estimativa é extremamente importante. Ofereça ao cliente um orçamento preliminar que proteja a sua margem de lucros.

Entenda que apurar lucro em um orçamento de obra é diferente de estipular para o seu negócio uma margem de lucro. Aquele percentual que você adiciona ao valor de um projeto é o quanto você vai lucrar. Já a margem de lucro é uma estimativa dos seus ganhos reais:

Margem de lucro = (lucro/receita) x 100

Para ter uma boa margem, é preciso fazer o caminho contrário: encarar o que sua empresa produz de riqueza hoje, estipular o quanto deveria proporcionar de ganhos e converter esse valor ao percentual de lucro em cada obra.

2 – Evolua e deixe de lado a planilha de orçamento de obra

Um cálculo simples como o da margem de lucro pode, muito bem, ser feito em uma planilha de orçamento de obra. Mas a medida em que você se aprofunda na gestão da construtora, percebe o quanto ela pode gerar retrabalhos. Isso porque, por mais inteligente que seja, não permitem a integração que um programa de orçamento de obra proporciona.

Quando você usa uma planilha de cadastro de cliente, precisa fazer outra para o cadastro do projeto de obra, mais uma para o cronograma, uma quarta para o acompanhamento do previsto X realizado.

E por aí vai!

A vantagem do software de orçamento de obras é a de reunir em uma só interface todas as funcionalidades dessas planilhas espalhadas, com a vantagem da automação. O que você cadastra na chegada do cliente, repercute automaticamente nos outros módulos do sistema. Ou seja, não existe informação perdida ou retrabalho!

Por isso, a planilha de orçamento de obras deixa de ser assertiva.Com o tempo e o crescimento da construtora, é natural que se busque uma opção melhor.

3 – Redescubra como fazer o orçamento de uma obra

E como você faria do seu jeito o cálculo orçamentário se contratasse um programa  de orçamento de obra?

Neste caso, você precisa avaliar qual é a solução em questão. Nem todos os sistemas presentes no mercado permitem que a sua cultura organizacional seja mantida. Muitos vão obrigar a sua construtora a forçar uma adaptação.

O que pode gerar aquela sensação de que você nunca deveria ter deixados as planilhas de lado!

E não é bem assim: a tecnologia hoje é a sua maior aliada!

Então, quando chegar o momento, busque um programa de orçamento de obra que seja flexível e especializado na construção civil.

4 – Considere a tecnologia como aliada

Você sabia que o investimento em novas tecnologias é um fator de crescimento na construção civil?

Entre os varejistas do setor essa já uma realidade. Já percebeu o quanto as lojas estão investindo em realidade aumentada e realidade virtual para proporcionar uma nova experiência ao cliente?

No design e na decoração essa lógica se difunde na medida em que o varejo investe em aplicativos que permitem combinar peças de mobiliário para compor ambientes. O que proporciona ao cliente uma compra ainda mais assertiva. E o orçamento de obras também pode ganhar assertividade com a tecnologia.

5 – Saiba que o cliente deseja qualidade

Mais vale uma boa prática do que um bom preço?

Se depender do consumidor a resposta é sim!

Quando precisa fazer a escolha entre o preço mais baixo e o bom atendimento, não é de hoje que uma recepção atenciosa e um pós-venda eficiente são a preferência. Afinal de contas, 69% deles prefere ser atendido bem.

Então, como o seu cliente se sente?

Sabemos que essa pergunta parece não ter nada a ver com o orçamento de obras. Mas é aí que está o engano. E reconhecemos o quanto é difícil, sendo um profissional objetivo e prático, colocar sentimentos e sensações em uma conta que já é bastante complexa.

Como fazer o orçamento de obras neste caso?

Queremos propor que você aposte na qualidade, tanto do produto final e do serviço prestado, na mesma medida em que pensa menos em baixar o preço e tirar itens do orçamento de obras. Boa parte dos clientes sabe que merece o melhor e não mede esforços para conseguir.

Se o consumidor maduro prefere qualidade e bom atendimento, o jogo está favorável para o seu planejamento e orçamento de obra. Cobrando um preço justo por um projeto de excelência, o resultado será o sucesso.

Quer saber mais sobre como trilhar esse caminho? É preciso entender qual é a tecnologia que ajuda a sua construtora a aprimorar, ao mesmo tempo, planejamento e orçamento de obra.

tabela sinapi

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.