Falta organização e tempo? Entenda o que a sua construtora perde com isso!

Conseguir aumentar a produtividade na construção civil pode ser um desafio e tanto! Mas, com organização e tempo, tudo é possível!

Precisamos falar sobre produtividade na construção civil. O tema é delicado porque, em geral, todos temos dificuldade em admitir nossas falhas, mas aí está a chance de ajudar sua construtora a crescer. Afinal, baixos índices de produtividade se refletem em custos mais altos e projetos mais longos.

Então, por mais que o Índice de Confiança da Construção (ICST) pareça uma montanha-russa, por trás de todo desafio existe a oportunidade. No post de hoje vamos mostrar como organizar processos para evitar perda de tempo na construção civil e aumentar a produtividade da sua construtora. Acompanhe!

O que é produtividade na construção civil?

Falar em produtividade na construção civil é falar sobre quanto se faz em quanto tempo para obter melhores resultados. Então, também é falar sobre a otimização de recursos dentro e fora do canteiro de obras

Cuidar da produtividade na construção civil é usar as estratégias certas para aproveitar melhor o que se tem em mãos, como: espaço físico, ferramentas, insumos, mão de obra, processos e técnicas de gestão. Em outras palavras, é fazer valer a pena cada hora de trabalho realizado.

Como medir?

Pensando em lucrar cada vez mais, um erro comum a muitos construtoras é se preocupar em fazer mais com menos recursos antes mesmo de medir a produtividade na construção civil. Como veremos ainda neste post, por mais que pareça uma prática inofensiva, esse tipo de conduta pode trazer graves riscos e prejuízos financeiros para as empresas.

Para identificar gargalos e evitar qualquer problema, o melhor caminho a seguir é verificar a produtividade das obras através dos seguintes levantamentos:

  • Capacidade de produção da mão de obra, para descobrir quanto trabalho é realizado por quantas pessoas e em quanto tempo;
  • Planejado e realizado, para entender como vai a produtividade da equipe até então e o que pode ser melhorado;
  • Tempo em que os materiais e equipamentos demoram para chegar ao canteiro de obras e quanto tempo ficam em uso para planejar ações que tragam mais eficiência.

Quais as consequências de não medir a produtividade na construção civil?

Com o tempo cada vez mais escasso, a falta de organização de uma construtora pode trazer graves consequências, como:

  • Atrasos;
  • Desperdícios;
  • Erros;
  • Problemas de estoque;
  • Retrabalhos.

Todas elas levam a prejuízos financeiros, problemas com a equipe e podem ainda arranhar a reputação da construtora diante do cliente.

Com a falta de organização e tempo, a empresa perde dinheiro e credibilidade tanto diante dos próprios colaboradores quanto do mercado externo.

Quais os benefícios de organizar melhor os processos da construtora?

Ao organizar os processos e focar no aumento da produtividade na construção civil, a construtora tem acesso a benefícios como:

  • Aumento na qualidade das entregas;
  • Mais tempo para executar as atividades que mais demandam atenção;
  • Redução de erros de gestão na própria empresa;
  • Redução dos riscos de erros em obras;
  • E maior sucesso, provocando o crescimento do negócio.

14 dicas para melhorar a produtividade na construção civil

Quer alavancar os resultados da sua construtora, mas não tem ideia de como otimizar os processos construtivos? Temos algumas dicas úteis para te ajudar:

  1. Capacite e motive os funcionários para aumentar a produtividade individual e coletiva;
  2. Elabore um planejamento de obras afiado para evitar o desperdício e a falta de materiais;
  3. Evite que vários membros da equipe comercial negociem simultaneamente unidades para evitar desentendimentos, dinheiro e tempo perdido;
  4. Faça um controle eficaz das receitas para reduzir impactos causados pela inadimplência;
  5. Invista em matéria-prima de qualidade para evitar retrabalhos;
  6. Jamais sobrecarregue profissionais para prevenir desgastes à saúde dele e quedas na qualidade dos serviços prestados;
  7. Leve o layout do canteiro de obras em consideração para agilizar a circulação de trabalhadores, máquinas e materiais;
  8. Mantenha o canteiro de obras limpo e organizado para evitar entulhos, dificuldades e até acidentes;
  9. Ofereça aos clientes diferenciais como o acompanhamento da evolução das obras para que se sintam mais à vontade para negociar;
  10. Atente-se também aos requisitos necessários para garantir a segurança do trabalho e se precaver do custo humano e outros prejuízos e impactos produtivos;
  11. Siga com um controle eficaz do estoque para que seja compatível com a demanda;
  12. Tenha um bom controle sobre as compras ao saber o que precisa comprar, quando, por qual valor e dentro de qual prazo;
  13. Use um software de gestão de obras para controlar melhor o cronograma, acompanhar as atividades e gerenciar a produtividade, custos e prazos;
  14. Nunca desista de melhorar a produtividade na construção civil e de se motivar ainda mais com os bons resultados decorrentes disso.

Consegue perceber o quanto o crescimento da construtora depende de uma melhor organização de processos? Com pequenas atitudes, é possível tornar o trabalho muito mais eficaz e produtivo.

O que você vai perceber em longo prazo é que, além das atividades se tornarem mais ágeis, a qualidade será maior e toda a equipe trabalhará em sintonia. Como já é de se imaginar, não só a lucratividade e a rentabilidade dos projetos e obras aumentam, mas também a satisfação dos clientes.

E aí, gostou deste artigo? Esperamos que seja útil para que ajude sua construtora a crescer ainda mais. Se surgir qualquer dúvida sobre produtividade na construção civil é só escrever para nós ou deixar seu comentário.

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.