Crescimento da construção civil para 2020

Otimismo para 2020? Atividade e emprego geram crescimento da construção civil

Crescimento da construção civil prepara um futuro mais otimista para o ano de 2020, prometendo aumento na atividade e emprego no setor.

Os últimos 5 anos foram difíceis para o setor da construção civil. Com pouco crescimento e a redução do número de empregos, foi uma das áreas mais afetadas pela crise. As dificuldades foram sentidas por todos: consumidores, construtoras e trabalhadores, mas o desespero parece ter chegado ao fim.

É com um cenário mais otimista que a construção civil encerra o ano de 2019 e se prepara para entrar com o pé direito em 2020. A expectativa é de que as atividades se intensifiquem e o número de vagas de emprego continue a crescer.

Sim, o aumento da atividade e do emprego já foram recompensa para quem manteve o otimismo para a construção civil. Entenda as mudanças que já ocorreram e saiba o que esperar no ano que se aproxima.

Crescimento da construção civil: conheça os resultados de 2019

O ano de 2019 foi um grande marco para a construção civil. O setor, que não apresentada crescimento desde o primeiro trimestre de 2014, mostrou melhores resultados e deixou os profissionais da área mais otimistas.

Dados do IBGE mostram um crescimento de 4,4% em relação à 2018. Atividades imobiliárias são as principais impulsionadoras desse resultado na construção civil.

Dados apresentados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostram a força do crescimento da construção civil nos últimos meses de 2019. A pontuação alta nas atividades e empregos se aproxima dos dados de 2012, período em que o setor mais cresceu.

Ainda assim é importante destacar que os dados estão muito próximos da faixa dos 50 pontos, de um total de 100 pontos, como é possível verificar na matéria especial do G1. Isso significa que, mesmo com o crescimento em relação aos anos anteriores, as atividades  e empregos estão longe de um índice ideal.

Mesmo assim, é um avanço grande perto da realidade que se tem vivido. Esses resultados criam grandes expectativas para o próximo ano, prometendo aumento de empregos na construção civil e maior volume de atividades.

O número de empregos gerados também é um indicador que deve ser considerado. No ano de 2019 foi possível ver um crescimento de 20% no número de empregos no setor da construção civil. As vagas existem tanto em construtoras quanto entre os empregos informais, no entanto.

Esse cenário otimista impulsiona investimentos e os clientes começam a se preparar para assumir mais riscos. Para as construtoras, esse impulsionamento significa novas oportunidades. Entenda o que se esperar para o ano de 2020.

2020 e o crescimento da construção civil

O final do ano de 2019 trouxe um cenário promissor para a construção civil no ano de 2020. O que se observa no mercado é um maior controle da economia e maior estabilidade de mercado.

Apesar dos muitos anos de crise deixarem sequelas, a realidade atual mostra uma inflação mais controlada. Com isso, as taxas de juros param de crescer e, em alguns casos, são reduzidas.

Essa estabilidade se reflete em um cenário positivo para quem gostas de investir. E não falamos apenas de construtoras que buscam inovação, mas de consumidores mais dispostos a correr riscos para a aquisição de imóveis ou lançamento de empreendimentos. O custo dos financiamentos imobiliários tem uma tendência de queda.

Com esses novos riscos, a tendência principal é que as construtoras encontrem mais projetos para serem realizados. Obras constantes, principalmente no setor de moradia, são a promessa de 2020.

Olhando dados mais concretos, vemos que o índice de Confiança do Empresário da Construção (ICEI-Construção) têm crescido. A pontuação ultrapassa os 50 pontos, mostrando que a possibilidade de investimentos na área não é apenas especulação com base em inflação, mas uma opinião dos próprios investidores.

O aumento dos investimentos e das atividades no setor trazem, como resultado, um aumento, também, no número de empregos na área. Assim como ocorreu em 2019, a expectativa é que empregos informais e em construtoras sejam gerados no ano de 2020.

Ainda que o aumento do número de empregos seja um resultado esperado para o aumento das atividades, é importante destacar que a expectativa é de que as principais vagas sejam para profissionais especializados e qualificados.

Construtoras devem aproveitar as oportunidades para crescer em 2020

Ainda que o cenário para o próximo ano seja otimista, ficar parado não vai ajudar seus negócios. Cada vez mais é necessário investir em diferenciais de mercado e maior qualidade para atrair investidores. A crise econômica no país ainda não acabou e, mesmo com todo o crescimento que o setor tem apresentado, não é possível se acomodar.

Construtoras que querem se destacar devem estar atentas às mudanças e novas oportunidades que surgem todos os dias. Uma das principais aliadas, atualmente, é a tecnologia.

A construção civil conta, cada vez mais, com soluções tecnológicas, aplicativos e softwares para otimizar processos e atividades. Desde a criação de um cronograma de obras eficiente até softwares de gestão de obras, existem muitas possibilidades para aumentar a qualidade e lucratividade dos negócios.

Buscar formas de reduzir erros, mitigar riscos e garantir maior eficiência no uso do orçamento e do tempo do projeto é essencial para aproveitar o crescimento do mercado e crescer como empresa.

É hora de rever suas estratégias e trilhar novos caminhos. Contratar profissionais capacitados, inovar na organização das atividades e otimizar processos é receita básica para construtores que desejam ter sucesso em 2020.

E se você quiser inovar e investir no seu crescimento, o Obra Prima pode te ajudar! Agende uma conversa, sem compromissos, com o nosso time e entenda o que o nosso software de gestão de obras pode fazer pela sua construtora!

Quer conhecer todas as novidades que podem ajudar seu negócio a crescer em 2020? Inscreva-se em nossa newsletter e receba as principais novidades do mercado.