Pequenas construtoras fazem controladoria com o Obra Prima

Obra Prima tem cinco formas de gerar informações que ajudarão a sua construtora a desenvolver a controladoria na construção civil.
pequenas construtoras controladoria
pequenas construtoras controladoria

Ter controle sobre a construtora com ajuda da tecnologia torna tudo mais fácil para as empresas de construção.

Controladoria e tecnologia. Pode ser a rima perfeita para fazer sua construtora PME (Pequena e Média Empresa) conquistar mais controle sobre os processos. Essa combinação rende mais controle sobre diversos processos internos do seu negócio.

Afinal, você já percebeu que os projetos de obra fogem ao controle nos dias mais turbulentos de trabalho. E tudo depende de você. Com essa pressão e carga de trabalho, manter o controle sobre as atividades administrativas e operacionais geram muito estresse e dor de cabeça.

Você solta as rédeas para aliviar a pressão, mas chegou a hora de parar de sofrer disso!

Relaxar é possível ao mesmo tempo em que se cuida do orçamento da construção civil, do fluxo de caixa e de outras questões da construtora. Delegue à tecnologia de Obra Prima ações importantes que estão simplesmente paradas.

Você sabe que o papel da Controladoria é analisar processos e apontar o modo como os movimentos de mudança devem ser conduzidos. Então, o controle depende de dados de qualidade, que embasam diretrizes de negócio.

Por isso, conheça:

Cinco tipos de informações que a Controladoria produz na construção civil e que você pode obter com Obra Prima.

1 – Dados operacionais do projeto de obra

A gestão dos projetos de obra em planilhas pode deixar algumas lacunas. Como, por exemplo, a ausência de registros de ordens de compra. Além disso, vai ser mais difícil registrar as etapas da obra. Afinal, você irá ao canteiro checar o andamento, anotará as informações e pode esquecer de registrá-las.

Então, quando foi feita a terraplanagem? E a fundação? Quanto tempo levará para assentar todos os tijolos, com base no andamento atual? É preciso contratar algum temporário para cumprir o prazo?

São essas as análises que a Controladoria faria e que você pode ter facilmente disponíveis usando Obra Prima na gestão da construtora. Isso porque, é natural registrar informações sobre:

  • Andamento das obras;
  • Cumprimento das etapas do projeto;
  • Manutenção do histórico da construtora.

O sistema está com você no celular e no tablet. Pode ser levado para o lugar onde a operação acontece. O que permite avaliar o desempenho da construtora ao longo dos anos. Isso, por si só, leva ao entendimento de ações que geram redução de custos por meio da identificação de métodos e processos mais eficientes.

2 – Geração de informações administrativas

Em complementaridade ao registro das operações, o Obra Prima também permite a padronização e formação de memória das atividades administrativas. Isso porque, boa parte dos processos da construtora seguem o padrão do sistema. O que facilita a geração de dados a serem analisados, o que é a base da Controladoria.

Com Obra Prima você consegue fazer:

  • Elaborar rapidamente orçamentos assertivos;
  • Conquistar novos clientes;
  • Manter o custo da obra dentro do previsto;
  • Cotação de preços com diversos fornecedores;
  • Comprar pelo menor preço possível;
  • Conseguir gerenciar obras sem estar no canteiro;
  • Melhorar a comunicação com seus clientes.

Essas são tarefas administrativas que ficam muito vulneráveis em planilhas. Isso porque, elas são arquivos frágeis. Ou seja, podem simplesmente ser apagados, corrompidos e perdidos. O que eleva a sua preocupação com backups e segurança. Por isso, um sistema de gestão ajuda a manter o controle sobre as informações.

3 – Controle de contábil

E por falar em controlar, não há nenhum sinal mais claro de que você está atento do que saber exatamente como anda a contabilidade da empresa. Por contabilidade entenda o controle diário que você deve manter do fluxo de caixa, sem depender de terceiros para chegar a essa conclusão.

O pagamento de impostos e a prestação de contas, devem ser feitos com auxílio de um contador. Mas a para a gestão da construtora e dos projetos de obra você tem que checar o fluxo de caixa todos os dias.

Eis um dos principais controles que devem ser feitos!

No Obra Prima, essa informação é apresentada em tempo real, com apoio visual dos gráficos e complementos em histórico, considerando as entradas e saídas de capital. O que facilita muito o seu controle. E você pode ainda, dar entrada no sistema nas guias de imposto fornecidas pelo seu contador.

Assim, nada é surpresa e você não fica no vermelho!

4 – Base para análises financeiras

Outro tipo de informação que Obra Prima retém é a financeira, que tem a mesma base da contábil, mas tratamento diferente.

O que isso significa?

Quer dizer que as entradas e saídas de capital serão apresentadas de modo diferenciado: ao invés de um gráfico de fluxos de caixa, são mostradas em tabela. Assim, você sabe o que tem a pagar e a receber.

Com a ajuda do sistema, você tem nas mãos o controle financeiro, com previsão de entradas e saídas de capital. O que ajuda na análise do faturamento e no cálculo do lucro.

Essas informações que alimentam a Controladoria são úteis para rever a metodologia, por exemplo, de geração do orçamento na construção civil. Você pode ter que elevar o percentual aplicado sobre o produto final, para cobrir desvios operacionais. Mas é fundamental que os corrija, para ter a possibilidade de ser mais competitivo.

Esse é mais um dos valores agregados pela rotina de Controladoria!

5 – Insights sobre o mercado onde a construtora se insere

A quinta informação que Obra Prima ajuda a produzir para promover a Controladoria na construtora diz respeito ao conhecimento que você pode deter sobre o mercado. Mas aqui, nos referimos principalmente de modo específico aos fornecedores e todos que estão mais próximos da construtora.

Para isso, existem duas funções de conhecimento de mercado que se destacam:

  1. Armazenamento de dados e classificação de fornecedores;
  2. Possibilidade de uso das principais tabelas de mercado para geração do orçamento na construção civil.

Consegue perceber como ambas ajudam a ter mais controle sobre fatores externos?

Primeiramente, você reconhece os melhores fornecedores, estabelecendo critérios próprios para isso, seja o de uma boa negociação ou de preço. Você escolhe e comenta.

Em segundo lugar, o conhecimento técnico das etapas de um projeto de obra, quando associado às principais tabelas de mercado torna o orçamento da construção civil mais assertivo. O que lhe permite ter mais controle e manejo sobre a margem de lucro. Os templates orçamentários vem prontos, bastam alguns preenchimentos de dados para entregar ao cliente a previsão de quanto a obra custará.

Viu como a tecnologia de Obra Prima gera mais controle? Se hoje não é possível ter um setor de Controladoria, é extremamente provável que você consiga evoluir para um sistema de gestão de construtora.
Que tal experimentarpara fazer a prova real? Assim, você confere os resultados que Obra Prima pode oferecer a construtora!

Funcionalidades do sistema Obra Prima
Funcionalidades do sistema Obra Prima
Quero conhecer o sistema Obra Prima

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.