Planejamento de obras do futuro

Planejamento de obras do futuro: como modernizar a sua construtora com um software de gestão de obras e garantir melhores resultados?

Saiba como os softwares de gestão podem otimizar o planejamento de obras da construtora, modernizando os processos.

Adotar ferramentas de gestão de obras é uma das principais tendências para os próximos anos. Na verdade, é possível dizer que construtoras que ainda não automatizam e otimizam seus processos com esses sistemas já estão ficando para trás.

A necessidade de adotar sistemas de gestão eficientes vem da grande importância que o planejamento de obras tem no sucesso das construtoras.

Quando pensamos no planejamento como a base principal para reduzir riscos, otimizar processos e aumentar a qualidade, fica tudo mais claro. Não é possível ter o máximo em resultados quando a construtora enfrenta sempre erros humanos na inserção de dados, cálculos de orçamento ou detalhamento do cronograma.

É esse tipo de problema que um bom software de gestão de obras ajuda a eliminar. Todo o processo de planejamento se torna mais assertivo com esses sistemas de gestão e a construtora passa a contar com as melhores bases para crescer.

Trazemos aqui os benefícios únicos que um software pode trazer para a gestão das obras da sua construtora.

 

Modernizando o planejamento com software de gestão de obras

É muito fácil dizer que toda construtora que pensa no futuro deve adotar um software de gestão de obra para garantir um planejamento eficiente. No entanto, na construção civil todo investimento tem que ser pensado focando no custo benefício.

Assim como ocorre com a compra de materiais, investir em sistemas de gestão e tecnologias é uma decisão que deve ser tomada com cuidado. Para ajudar nessa decisão, esclarecemos alguns benefícios únicos que esses softwares trazem para as o dia a dia das construtoras.

1. Planejar melhor os orçamentos

É um dos pontos onde se enfrentam problema mais pelas construtoras, podendo ocorrer erros humanos pelo excesso de números, valores, materiais e serviços a serem considerados. Assim, não é de se espantar que o primeiro ponto otimizado pelos softwares sejam os orçamentos.

O primeiro benefício que o software traz é a automação da contabilidade. Inserindo o custo unitário na lista de materiais e a quantidade de materiais usados, o valor total é calculado pela própria plataforma.

Claro, esse não é o único ponto positivo. Por serem sistemas integrados, eles ainda garantem que os elementos inseridos no planejamento das etapas não sejam deixados de fora do orçamento.

E é sempre bom destacar que esses softwares fazem o cálculo do BDI, associando os custos da obra aos custos indiretos da construtora e oferecendo valores com margens de lucro mais bem definidas.

2. Planejar melhor as entregas das obras

Cumprir prazos é um dos pontos mais importantes da construção civil. Sabe como garantir que esse objetivo seja cumprido? Com cronogramas eficientes! A resposta é simples, mas a elaboração nem tanto.

Cronogramas são cheios de detalhes a serem considerados e, muitas vezes, a memória falha. Com um software de gestão de obras a construtora pode criar uma base padrão com serviços detalhados e selecionar os que fazem parte de cada projeto.

Dessa forma, criar cronogramas mais completos se torna muito mais simples e erros que já foram cometidos em outros projetos podem ser corrigidos facilmente. O melhor de tudo é que por serem acessíveis por aplicativos, os softwares permitem atualizações em tempo real do canteiro de obras.

3. Maior controle financeiro

Cada entrada e saída de dinheiro é registrada, as contas com pagamento agendado são visíveis e o valor que ainda não está comprometido é sempre evidente.

Ter esses dados na mão aumenta muito o controle do fluxo de caixa e permite que as construtoras saibam quanto podem gastar e quando os próximos recebimentos estão previstos.

Essas informações, mais do mostrar a realidade financeira da construtora, permite pensar de forma estratégica os próximos gastos. Assim, as chances de sua construtora gastar mais do que devia ou ter que perder tempo todos os dias verificando o que deve ser pago ou recebido acaba.

Todos os lembretes são enviados pelo sistema e acompanham o financeiro de cada projeto separado e da empresa como um todo deixa de ser um pesadelo.

4. Integração e controle das compras e estoque

Pesquisar e negociar preços com fornecedores é parte essencial do controle do orçamento da obra e da garantia de lucratividade e crescimento da construtora. No entanto, cuidar das compras sem pensar no estoque pode ser um grande erro.

Decidir prazos de entrega, armazenar materiais e equipamentos em segurança para evitar desperdícios e saber o que precisa ser reposto, depende de entender a entrada e saída de estoque.

É por isso que a integração que os softwares oferecem entre os departamentos é um diferencial essencial. Antes de realizar as compras, os responsáveis conseguem verificar o que realmente está em falta e o que está disponível para uso. Para materiais essa pode ser uma grande economia e para equipamentos uma forma de evitar que eles fiquem parados e se deteriorem.

5. Comunicação com o cliente

Estamos todos habituados com conversas de WhatsApp e essa é uma das facilidades que a presença digital das construtoras oferece. No entanto, existem muitas informações delicadas e que precisam ser registradas para evitar problemas futuros.

Essa documentação da comunicação pode ser feita de forma mais eficiente pela plataforma dos softwares. E mais, por ter todos os dados das obras separadas por clientes, existe a facilidade de compartilhamento e verificação das informações, mesmo por parte do cliente.

Isso quer dizer que se seu cliente precisar de algum documento da obra, quiser verificar o avanço do cronograma ou acompanhar a evolução do orçamento ele não precisa mandar mensagens para a construtora. Basta acessar a área do cliente e verificar todos esses documentos por conta própria.

6. Trabalhar de forma mais ampliada, com visibilidade.

Por possuir um sistema integrado e que mostra planejamento, orçamento, compras, estoque e cronograma em um só lugar, as facilidades são maiores. É muito mais fácil corrigir problemas e tomar decisões estratégicas quando se consegue ver a obra como um todo.

Essa visibilidade ampliada é um grande diferencial para as construtoras.

Software de gestão de obras Obra Prima: o planejamento de obras na palma da mão

Se ter um software de gestão de obras é importante, ter o melhor é um grande diferencial. Pensado em detalhes para atender as necessidades do dia a dia do canteiro de obras e da construtora, o software da Obra Prima oferece todas as facilidades citadas e muitas mais.

Descubra o que mais o Obra Prima pode fazer para ajudar sua construtora crescer.

software de gestão de obra