Comunicação do Planejamento de Obras ao cliente

Planejamento de obras: conheça as melhores ferramentas para comunicação com o cliente!

Ele é essencial para o bom andamento das obras, mas como comunicá-lo ao cliente final? Existem algumas ferramentas que podem te ajudar a levar o planejamento de obras ao cliente final.

Fundamental para a execução física de um projeto, o planejamento de obras requer uma comunicação clara e ágil com o cliente. Um canal aberto para que contratado e contratante possam alinhar expectativas e limitações para atingir os resultados desejados em todas as fases do projeto.

Afinal, não são só erros de gestão financeira que podem comprometer e atrasar as construções (apesar de também serem cruciais para os projetos). E, convenhamos, mudanças fazem parte do percurso e na construção civil precisam ser alinhadas com antecedência. Ou, então, podem causar sérios arranhões na credibilidade da sua empresa.

Quer transmitir a melhor imagem possível para o cliente porque percebeu que um trabalho bem feito é a melhor propaganda que sua marca pode ter? Então, comece isso logo no planejamento de obras. 

Entenda por que construir um canal aberto com o cliente durante esta etapa do projeto e quais softwares de gestão de obras podem te ajudar nisso!

Por que é tão importante criar um canal de comunicação com o cliente durante o planejamento de obras?

Nenhum cliente gosta de contratar uma empresa de construção civil (e em nenhuma outra área) que promete, mas não cumpre. Certo? 

Então, quando um planejamento é alinhado entre as partes e devidamente cumprido, a relação entre a construtora e o cliente fica bem mais tranquila, ganha transparência! Algo cada vez mais valorizado pelos contratantes de obras.

E sabe quem sai ganhando com isso? Tanto a empresa quanto o cliente. 

A construtora entrega um projeto de qualidade e dentro do prazo previsto, aumentando sua visibilidade e melhorando sua imagem no mercado. Já o cliente, recebe a obra que atende e muitas vezes até supera suas expectativas, elevando a satisfação pelo serviço prestado.

3 tecnologias que podem transformar o relacionamento da sua empresa com o cliente

Com o avanço da tecnologia, a construção civil ganha processos mais ágeis e confiáveis, incluindo sua própria comunicação.

Hoje, existem no mercado softwares que oferecem toda segurança para a troca de informações e documentos valiosos para a realização de projetos dos mais variados fins.

Para otimizar a comunicação com o cliente a melhor alternativa é investir em soluções digitais de gerenciamento de obras. Uma forma de conectar sua equipe com a empresa contratante e compartilhar dados valiosos para garantir a execução do planejamento de obras.

Conheça 3 tecnologias que vão facilitar a comunicação entre cliente e construtora:

1. E-mail

É um dos canais de comunicação mais tradicionais hoje e uma ótima opção para envio de documentos! No entanto, é considerada uma opção mais formal e um pouco mais lenta para atender demandas mais rápidas.

2. WhatsApp

Queridinho por profissionais de diversas áreas, o WhatsApp também pode funcionar como uma espécie de software de gestão de obras. 

Como um aplicativo de mensagens instantâneas, dá velocidade ao esclarecimento de dúvidas e de demandas mais urgentes que precisem ser resolvidas diretamente com o cliente. 

O único contra, no entanto, é que oferece bem menos formalidade. O que pode causar a impressão de que a construtora é amadora. Por isso é importante tomar cuidado com o seu uso, apesar da sua facilidade.

3. Software de gestão de obras

Alguns dos mais completos e avançados softwares de gestão de obras oferecem funcionalidades como chats para agilizar a interação entre construtora e cliente. Ou seja, além de funcionarem como ferramentas poderosas para a construção civil, permitem o compartilhamento de informações em tempo real, como novidades sobre a evolução física da obra, acesso a fotos tiradas diretamente no canteiro de obras e até mesmo lembretes sobre compromissos financeiros. 

Além de tudo isso, deixam todas as mensagens trocadas documentadas, sem que se percam, e transmitem todo o profissionalismo que a sua empresa merece. No Obra Prima, por exemplo, o cliente pode acompanhar o andamento de sua obra e ter acesso a uma série de funcionalidades exclusivas

Tem também acesso a fotos do canteiro de obras, pode acompanhar compromissos financeiros e gastos da obra, além da troca de mensagens. Tudo isso dentro do aplicativo do cliente, bastando alguns simples toques na tela do seu próprio celular.

No fim, qual é a melhor solução?

A tecnologia está evoluindo e, com isso, o seu negócio precisa se preparar para as novidades desse cenário. Afinal, nenhuma construtora quer ser vista como amadora ou “por fora” da transformação digital, não é mesmo?

E quando o assunto é planejamento de obras, quanto melhor as pessoas se comunicarem, menores as chances de erros de execução. 

Ao usar softwares de gestão de obras sua construtora reduz drasticamente o espaço para equívocos, ruídos de comunicação, prejuízos e atrasos em obras. Coloca as equipes em sintonia e torna o trabalho muito mais eficiente e colaborativo. O que fomenta novas ideias e enriquece ainda mais o planejamento.

Que tal aproveitar que leu este artigo para começar esse processo com a melhora da comunicação com o cliente? Escolha um software de gestão de obra para chamar de seu e leve mais profissionalismo e eficiência para a imagem da empresa e das obras que realiza!

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