Planejamento de Obras 2024: não espere o Carnaval passar para começar

Planejamento de obras ideal para 2020
Planejamento de obras ideal para 2020

A importância do planejamento de obras já não é segredo para a construção civil, principalmente para construtoras que querem aproveitar a recuperação de mercado para crescer em 2024.

O ano de 2024 promete ser de grande crescimento para construtoras, como já comentamos aqui no blog. No entanto, esse crescimento depende de empresas preparadas para aproveitar as oportunidades que o mercado oferece.

Para muitas pessoas, janeiro e fevereiro são períodos de férias e o ano começa mesmo depois do Carnaval. Na construção civil, a realidade é diferente. Estes primeiros meses são de trabalho e servem como momento de organização para um ano lucrativo.

Planejamento de obras é um processo que não pode esperar e que não deve ser feito às pressas. Começar o ano organizando seu planejamento só traz benefícios.

Se você deseja, em 2024, aumentar sua produtividade, aliviar o estresse do trabalho acumulado e garantir para a construtora melhores resultados, é hora de começar.

Revisando o planejamento de obras ideal

Começamos afirmando: o passo a passo ideal para o planejamento de obras não existe. Isso não significa que um padrão básico a ser seguido não possa ser estruturado para te ajudar.

A primeira coisa que você deve saber é que o planejamento de obras deve ser adaptado para as necessidades do seu negócio. Um projeto de condomínio tem necessidades diferentes de uma obra pública, que, por sua vez, exige etapas diferentes de uma reforma de espaço comercial.

O ponto em comum entre todos esses planejamentos é a necessidade de prever riscos, obedecer às exigências da fiscalização e considerar impactos negativos e positivos da execução do projeto.

Construtoras que carregam como valor a sustentabilidade na construção civil, por exemplo, devem considerar impactos ambientais ainda no planejamento.

Analisar o que sua construtora fazia no ano anterior e buscar formas de otimizar os processos é o ponto mais importante para um planejamento de obras eficiente em 2024. Veja algumas dicas para melhorar seus processos:

Conhecimento é poder: mantenha sua equipe informada

O planejamento de começo de ano é a principal forma de alinhar os objetivos da construtora com os membros de sua equipe. Entender o que tem dado errado até o momento e trabalhar em equipe para evitar que problemas se repitam é essencial para qualquer negócio.

Escute as sugestões, busque soluções em conjunto e apresente os projetos que serão desenvolvidos em 2024.

Tic Tac: o cronograma de obras não para e deve ser sempre melhorado

Quantas vezes você teve problemas em projetos por não considerar todas as etapas e riscos nos cronogramas de obra? O começo do ano é o momento ideal para rever a elaboração dessa planilha e buscar alternativas para melhorá-la.

Se você ainda tem dificuldades, talvez seja a hora de buscar as novas tecnologias para te ajudar. Um software de cronograma de obras pode ser a solução para seus problemas.

Revise as etapas mais comuns nas suas obras e considere todas elas na elaboração dos projetos. Ao começar o planejamento, é mais fácil eliminar etapas que você sabe que não são necessárias do que contar com a memória para lembrar de todas as possíveis.

Lembre-se: só um cronograma eficiente evita atrasos e gastos além do orçamento.

Tempo é dinheiro: um bom cronograma anda de mãos dadas com um orçamento bem feito

Decidir o que comprar, como comprar, quando comprar e onde comprar não é simples como pode parecer. Toda obra tem um orçamento fixo, aprovado pelo cliente, e que deve ser respeitado. Isso significa que todas as decisões sobre o que será necessário são tomadas antes que a obra comece.

Se você teve problemas no ano anterior, é hora de otimizar seu processo de elaboração de orçamentos.

Normalmente, um orçamento errado é resultado da falta de análise de riscos. Sempre que um problema surge na obra você gasta mais do que esperava, certo? Errado. Com um orçamento bem estruturado, os riscos são considerados e é estabelecido um fundo emergencial.

Se não acontecer nenhum problema, ótimo. Seu projeto terá um lucro maior do que o esperado inicialmente. E se os problemas surgirem, tudo bem, você estava preparado e tem como resolver sem sofrer prejuízos ou atrasar a obra.

Como anda seu departamento financeiro?

O cronograma e o orçamento de obras são importantes, mas você não deve negligenciar os processos internos da empresa. Mais do que cuidar de cada projeto, é necessário alinhar o conjunto de atividades.

Seu departamento financeiro deve considerar que os projetos são a porta de entrada para o dinheiro que mantém seu negócio lucrativo e funcionando. Da mesma forma como você não pode descumprir o orçamento enviado para o cliente, deve considerar que você possui funcionários e contas para pagar.

Ao desenvolver o planejamento de obra, considere, junto com seu financeiro, quanto você precisa para manter a empresa em ordem. Não estime apenas os custos da obra, mas também seus custos operacionais.

Planejamento de obras é a etapa mais importante do seu 2024

A organização de todos os processos da sua empresa depende de um planejamento de obras eficiente. Apenas considerando cada detalhe é possível obter os resultados desejados e alcançar lucratividade e crescimento.

Ao realizar um planejamento de obras logo no início do ano, sua capacidade em cumprir prazos de projetos, respeitar orçamentos e oferecer máxima qualidade de atendimento e resultados nos projetos é otimizada. Assim, sua relação com clientes torna-se mais positiva, os funcionários da construtora conseguem organizar melhor seus horários de trabalho e todos os envolvidos ficam mais satisfeitos.

Planejar é desenvolver um guia para as atividades futuras, pois esclarece as etapas a serem seguidas nas obras, organiza o tempo de execução e dá uma visão mais ampla do negócio.

Tenha, em 2024, a certeza de que seus esforços, parceiros e recursos estão sendo usados da melhor forma em cada projeto. Apenas assim você conseguirá identificar e aproveitar todas as oportunidades de crescimento que o mercado oferece.

Obter o máximo de crescimento e lucratividade com a sua construtora depende de mais ações do que solucionar problemas quando aparecem. É necessário estar preparado para evitar riscos e impactos negativos. Use o planejamento de obras de forma proativa e veja como tudo se torna mais fácil.
Quer saber mais sobre o passo a passo do planejamento de obras eficiente? Veja o infográfico que preparamos para você.

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.