Por que o acompanhamento de obras é tão necessário?

Saiba tudo que precisa sobre o acompanhamento de obras e como realizar um planejamento bem desenvolvido para ter os melhores resultados.

Um planejamento bem desenvolvido ainda pode ir por água abaixo se não houver um acompanhamento de obras. Saiba tudo o que precisa para ter os melhores resultados.

Executar uma obra com qualidade exige atenção aos detalhes e um planejamento consistente. No entanto, mesmo com toda a atenção à gestão de obras, muitos imprevistos podem se tornar problemas no dia a dia de um canteiro de obras.

Conseguir que a obra corra como esperado pode ser uma tarefa simples, mas exige que a construtora faça um acompanhamento de obras cuidadoso. Corrigir falhas à medida que elas aparecem e otimizar processos constantemente é a única forma de ter o sucesso desejado.

Sua construtora está preparada para executar as obras com o melhor acompanhamento? Que tal descobrir se estão otimizando tudo o que podem para crescer no mercado?

Entendendo a importância do acompanhamento de obras

Que construtora nunca enfrentou atrasos durante a execução de uma obra?

Quantas vezes não vimos um pequeno problema causar um gasto alto e fora do esperado, fugindo do orçamento definido em contrato?

Se a sua construtora, assim como tantas outras, já passou por essas situações, talvez seja hora de dar mais atenção ao acompanhamento de obras.

Lembre-se: você fez um contrato com o cliente e ele espera qualidade, dentro do prazo e sem custos extras. É papel da construtora garantir que o contrato seja cumprido e que o cliente esteja satisfeito quando receber a obra finalizada.

A importância do acompanhamento é exatamente essa: a possibilidade de evitar riscos e corrigir problemas imprevistos para que não impactem o planejamento, execução e resultados da obra.

Acompanhamento na construção civil significa, então, controle, otimização de gestão de obra e, como consequência, lucratividade, crescimento e melhores condições de competir no mercado.

Como garantir um acompanhamento ideal?

O acompanhamento eficiente de uma obra depende de quatro pontos principais, o chamado ciclo PDCA, onde:

·   P – plan ou planejar

·   D – do ou fazer

·   C – check ou conferir

·   A – act ou agir

Entenda bem esses 4 pontos e saiba como conseguir o melhor acompanhamento agora mesmo.

P: otimizando o planejamento

O planejamento de obras é um processo bem conhecido das construtoras. As pesquisas iniciais de viabilidade do projeto, o desenvolvimento de um orçamento eficiente e a construção de cronograma de obras são o primeiro passo para ter bons resultados.

Claro, aqui estamos falando de acompanhamento e ele tem que ser considerado mesmo nesse primeiro momento.

Ainda que o planejamento já seja uma pesquisa e avaliação passo a passo da obra, antes mesmo que ela comece a ser executada, é sempre bom redobrar a atenção. O planejamento envolve diversos departamentos e, muitas vezes, uma pequena falha de comunicação pode criar problemas grandes e que só serão vistos com a obra em andamento.

Monitorar a forma como o planejamento está sendo desenvolvido e buscar ferramentas que integrem os departamentos garantem um acompanhamento eficiente. Dessa forma, à medida que a estruturação do projeto avança, será possível identificar oportunidades para tornar os processos mais produtivos e eliminar erros e riscos de acidentes.

D de dominar a execução

É aqui que a gestão de obras ganha destaque. A obra começou a ser executada e o avanço das etapas. Uma boa forma de otimizar essa fase do acompanhamento é utilizando o RDO, o relatório diário de obras.

Nele, cada acontecimento do dia no canteiro de obras são registrados, criando um documento em que cada avanço e problema enfrentado se tornam mais claros e medidas preventivas e soluções podem ser identificadas com mais facilidade.

Ainda que o RDO seja muito importante durante a execução, ele só vai permitir acompanhar os resultados da obra se, junto com ele, os responsáveis derem atenção ao orçamento e cronograma de obras criados no planejamento.

Sem acompanhar o dia a dia do cronograma de obras você nunca saberá se alguma etapa está atrasada e sem acompanhar o orçamento só descobrirá gastos a mais quando faltar dinheiro para continuar.

Check: o C do ciclo

O acompanhamento dia a dia da execução é importante, mas não significa que o acompanhamento independente por etapas não tenha que ser feito. Checar resultados ajuda a garantir que o que foi verificado no RDO, orçamento e cronograma de obras tenha se mantido dentro do escopo e caminhe como esperado.

Pense nessa fase, realmente, como um check list de etapas. O que era esperado para aquele período de 1 semana, por exemplo? Quais atividades tinham que ser desempenhadas, quanto do orçamento já foi usado e como está a qualidade do que foi feito?

A checagem permite ver se o planejamento e escopo do trabalho está de acordo com o que o cronograma de obras e orçamento tem mostrado e que cumprir custos e prazos não tem comprometido a qualidade das estruturas e acabamentos.

A, porque agir é sempre a solução

Enquanto todas as outras fases são focadas em acompanhar métricas e resultados previstos e esperados, essa é uma fase mais de ação em cima dos resultados obtidos no acompanhamento.

Afinal, para que serve um acompanhamento se nada é feito quando problemas aparecem?

Assim, o A do ciclo PDCA pede que medidas de prevenção e solução dos problemas identificados sejam desenvolvidas e aplicadas. É o momento de criar soluções inovadoras que possam compensar atrasos sofridos, buscar formas de economizar e impedir que os gastos a mais sejam um problema no orçamento final e outras correções.

Softwares de gestão para um acompanhamento de obras de sucesso

Se o acompanhamento de obras eficiente exige ter controle de cada processo, não há nada mais importante para garantir sua eficiência que um bom sistema de gestão. Acompanhar cada etapa fica muito mais fácil com ferramentas tecnológicas automatizadas.

Com um software de gestão de obras, atualizar os dados da obra, criar um relatório diário e identificar gastos extras e atrasos se torna muito mais simples. Além disso, conseguir decidir como agir para solucionar os problemas fica mais fácil, garantindo resultados otimizados e o sucesso de cada empreendimento.

Conquiste agora mesmo maior visibilidade da obra, comunicação interna eficiente e muito mais controle na execução. Acompanhe os conteúdos Obra Prima e saiba como.

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.