Por que um software de gestão de obras é um investimento?

Por que um software de gestão de obras é um investimento?

Contratar um software de gestão de obras precisa ser visto como um investimento. Descubra todas as vantagens, desde o controle financeiro até a rotina no canteiro de obras. 

Fazer a gestão de obras não é fácil. O desafio de controlar as obras, sem que ocorram erros, às vezes parece impossível. Já falamos diversas vezes disso aqui no blog. Por isso é tão importante encontrar maneiras de simplificar essa tarefa. 

Mas será que é possível?

Se você trabalha no setor da construção civil certamente sabe como é difícil organizar os orçamentos, cronogramas e os custos realizados que batem no fim do mês. 

Muitas vezes, até a entrega da obra no prazo combinado pode ser difícil, com tantas tarefas, documentos e responsabilidades acontecendo ao mesmo tempo. 

Na realidade, existem muitos fatores que podem atrapalhar e até impedir que você consiga alcançar os seus objetivos e resultados esperados. Mas é neste momento que as facilidades de um software de gestão de obras entram em cena! 

Embora o mercado da construção civil possa ter sido, muitas vezes, um pouco resistente a mudanças e inovações tecnológicas, o uso de softwares de gestão de obras está se tornando cada vez mais comum no canteiro de obras e dentro das construtoras

A revolução já chegou… 

E é uma ótima solução para problemas como: ajudar no planejamento, orçamento, acompanhamento e controle das obras. 

Conheça um pouco mais sobre os benefícios e as facilidades de um software de gestão de obras: 

5 benefícios e facilidades de um software de gestão de obras 

Se você está aqui é porque deve imaginar ou, pelo menos, se perguntar qual é a importância de um software de gestão de obras para as construtoras, não é mesmo? 

Podemos citar algumas dessas facilidades:  

  1. Previne erros que podem custar caro;
  2. Atrai mais clientes que prezam pela qualidade e pela organização das obras;
  3. Diminui desperdícios; 
  4. Otimiza o seu tempo;
  5. Retorno rápido do valor investido no software;

Para entender melhor cada uma delas, acompanhe no texto: 

1. Previne erros que podem custar caro

Sabe aquelas planilhas gigantes de cronogramas ou orçamentos? É muito fácil errar um número ou até uma vírgula. 

Esse equívoco que parece tão pequeno pode custar caro para as construtoras. 

Com um software de gestão de obras, você consegue prevenir e evitar esses erros humanos.

Leia também: 

6 erros mais comuns ao criar um orçamento de obras – Obra Prima

2. Atrai mais clientes que prezam pela qualidade e pela organização das obras

Ninguém gosta de contratar um serviço e não receber ele no prazo combinado. Ou, pior ainda, não receber o que pediu, não é mesmo? 

Com um software de gestão de obras você vai conseguir entregar os seus projetos com mais qualidade.

Já que vai conseguir desperdiçar menos com insumos e erros no orçamento, além de organizar melhor desde o canteiro de obras até o controle financeiro da sua construtora. 

Dessa maneira, os seus clientes vão ficar muito mais satisfeitos e propensos a fechar outros negócios e projetos com a sua empresa. 

3. Diminui desperdícios 

Como já falamos, com um software de gestão de obras você vai conseguir desperdiçar muito menos, porque você vai ter mais controle financeiro de obras. 

Seja porque vários erros humanos foram evitados, você tem mais controle do estoque e dos insumos que precisam ser comprados/ usados para não estragar. 

Comprar materiais de última hora ou obras paradas por falta de insumos necessários vai se tornar um problema do passado, ou pelo menos muito mais raro. 

Assim, você diminui os desperdícios de mão de obra, de matérias que estavam para vencer ou acabaram, de tempo e o seu controle financeiro de obras se torna muito mais preciso. 

Acabar com esses desperdícios vai fazer toda a diferença, afinal, eles saem do seu bolso, não é mesmo? 

Leia também: 

Como evitar o desperdício de materiais de construção? – Obra Prima

4. Otimiza o seu tempo

Chega de gastar horas e horas criando planilhas que podem ser feitas em segundos com um software de gestão de obras. 

Esse sistema é capaz de otimizar muito o seu tempo e você consegue focar no que realmente importa para fazer a sua construtora crescer! 

Quando a sua construtora trabalha com tecnologias em nuvem, é possível compartilhar dados e informações sobre as obras com todos em qualquer lugar. 

Ou seja, as informações de orçamentos, cronogramas e até problemas/ imprevistos no canteiro de obras ficam disponíveis em tempo real. 

Assim, você evita problemas de comunicação entre colaboradores e também proporciona uma maior agilidade e eficiência entre todas as áreas da sua empresa.

Minimizando as chances de erros ou falhas. 

5. Retorno rápido do valor investido no software

Pode ser considerado um investimento a longo prazo contratar um software de gestão de obras. 

Uma vez que através do uso da tecnologia que ele oferece é possível otimizar o controle das suas obras e projetos, além de aumentar a produtividade do seu time. 

Melhorando o tempo investido no canteiro de obras e, consequentemente, o seu relacionamento com o cliente final. 

Ao usar o software de gestão de obras, você melhora a qualidade do serviço oferecido e consegue entregar obras cada vez melhores. 

Já entendeu, né? Isso vai gerar maiores lucros para a sua empresa!

Por que NÃO investir em um software de gestão de obras?

Se você chegou aqui, já entendeu que esse sistema pode fazer toda a diferença e te ajudar na execução e no planejamento das suas obras. 

O software ajuda no controle financeiro de obras, na comunicação do seu time e pode ser um grande diferencial entre a sua construtora e as concorrentes. 

Por isso, é um investimento e não um gasto! 

Conheça o depoimento de algumas pessoas que fizeram o investimento, clicando aqui. 

Para mais conteúdos como esse acompanhe o nosso blog e siga o Obra Prima no Instagram! Temos muita coisa interessante que vai te ajudar na sua gestão de obras e no crescimento da construtora! 

Software de gestão de obras