software de gestão de obras 2021

Por que você precisa de um software de gestão de obras em 2021?

2021 é o ano em que não investir em softwares de gestão pode ser o maior erro das construtoras. Descubra o porquê.

Softwares de gestão de obras têm ganhado muito espaço nos últimos anos e prometem ser o grande diferencial para 2021. No entanto, antes de descobrir sua importância para os negócios, é essencial entender a força que ganhou no último ano.

Poucas construtoras prestaram atenção de verdade nas grandes mudanças que a pandemia e o ano de 2020 trouxeram para o mercado de construção civil. 

Obrigadas a ficarem em casa pelo distanciamento social, foi o momento das famílias se incomodarem de verdade com os problemas do lar.

Esse isolamento gerou um grande aumento no número de reformas e deixou claro um outro problema: como realizar obras com o distanciamento?

Obviamente, os processos de atendimento, negociação e execução de obras que sempre foram usados tiveram que ser adaptados. 

Já não era possível receber o cliente em pessoa para debater o projeto, visitar lojas para negociar preços e prazos ou descuidar do comportamento dos trabalhadores durante a execução.

As atenções das empresas de construção se voltaram, então, com muito mais força para as tecnologias e, nessa nova realidade, as construtechs ganharam muito mais espaço.

De acordo com o Mapa das Construtechs e Proptechs 2020, desenvolvido pela Terracota Ventures, houve um crescimento de 23% dessas startups em relação ao ano anterior.

Parece que o mercado estático e fechado da construção civil, finalmente, se abriu para as tecnologias e os benefícios que elas trazem para construtoras e clientes.

Dia a dia das construtoras mais simples com um software de gestão de obras

Se durante a pandemia o distanciamento fez com que softwares de gestão de obras fossem uma prioridade para continuar os trabalhos, o fim do isolamento é o momento de continuar a aproveitar esses benefícios para o crescimento dos negócios.

Não importa se já é possível aumentar as visitas aos clientes, o número de trabalhadores no canteiro ou as pesquisas presenciais de preço, o foco desses softwares vai muito mais além.

Mais do que uma ferramenta para facilitar a comunicação e gestão digital das obras, é um sistema de otimização de controles e processos do dia a dia das construtoras.

Veja aqui algumas das razões e benefícios que a construtora consegue com essas ferramentas de gestão de obras:

Visibilidade das obras mesmo à distância

Como o número de pessoas transitando pelo canteiro de obras teve que ser reduzido, a tecnologia se aperfeiçoou para suprir as necessidades. Observar de forma mais detalhada cada etapa e evolução da obra, com os softwares, é possível mesmo de longe.

Mais do que isso, a tecnologia centralizou tudo em um único aplicativo, permitindo integrar os departamentos e reduzir erros por falta de comunicação. O departamento financeiro tem acesso instantâneo às decisões da equipe de compras, que consegue ver melhor a situação do estoque e todos sabem como avança o uso dos insumos na obra.

Maior acompanhamento do desempenho

Essa ferramenta de gestão de obras garante que os administradores e construtoras tenham em mãos o cronograma de obras e relatórios diários de obras atualizados minuto a minuto.

Com essas informações em mãos, saber como anda o desempenho dos trabalhos e uso dos insumos fica muito mais simples. Olhando com cuidado é possível identificar e corrigir desperdícios, otimizar processos e adiantar etapas. Mais do que controlar o desempenho, é uma forma de aumentar a produtividade dos trabalhos.

Melhor gestão financeira de cada uma das obras

Os gastos das construtoras aumentaram na pandemia. Os materiais subiram de preço e passou a ser necessário investir em máscaras, álcool em gel e sistemas mais eficientes para manter a higiene dos trabalhadores e reduzir riscos.

Mais do que nunca, a gestão financeira se tornou essencial. Com gastos mais altos que o normal, manter-se dentro do orçamento é indispensável para as construtoras, aumentando a confiança dos clientes.

Mais facilidade no relacionamento com o consumidor

Cada vez mais os consumidores buscam por informação e facilidade de comunicação e é isso que o software de gestão digital oferece aos clientes. Em lugar de longas chamadas por telefone, visitas presenciais ou inúmeras mensagens no WhatsApp, eles podem recorrer diretamente ao aplicativo.

Existe um login específico para clientes onde eles podem acessar tudo o que é referente à obra. Desde verificar a evolução do cronograma e os gastos do orçamento até consultar licenças e documentos do projeto,tudo o que ele precisa está no software.

Claro, isso não significa que a construtora pode ignorar as mensagens e ligações. O atendimento de qualidade ainda é o primeiro passo para a fidelização.

Informações guardadas com segurança nos softwares

Utilizar a internet e aplicativos recebe muita resistência em diversos setores. 

Um dos principais motivos é o medo de que dados pessoais, informações financeiras e bancárias e outros documentos sejam roubados.

Na busca por inserir a tecnologia no dia a dia das construtoras, softwares de gestão de obras colocam sempre a segurança em primeiro lugar. Existem diversos mecanismos para a proteção de dados, permitindo que a acessibilidade seja garantida sem riscos para cliente ou construtora.

Comunicação com fornecedores

Se a comunicação com o cliente é importante e facilitada pelos softwares, a relação com fornecedores é ainda mais.

Todo o processo de cadastro de parceiros e fornecedores, pesquisa de custos e negociação de prazos e formas de pagamento e entrega podem ser resolvidos pelas plataformas. Com isso, os orçamentos de obras são feitos mais rapidamente e com segurança, facilitando o dia a dia das construtoras.

Software de gestão de obras: o futuro para construtoras que buscam crescimento

Uma solução para todos os momentos e dores que uma construtora pode ter: é isso que resume um software de gestão de obras.

Com ou sem pandemia e isolamento, o futuro da construção civil sempre depende de controle e o crescimento das construtoras de otimização de processos.

Buscar soluções inovadoras para os problemas enfrentados só acrescenta: o dinheiro é economizado, o tempo melhor aproveitado e os resultados têm sempre mais qualidade.

O software de gestão de obras Obra Prima promete esses e muitos outros ganhos a seus clientes. Descubra todos os benefícios que ele pode oferecer para seus negócios e veja sua construtora alcançar o crescimento desejado.

software de gestão de obra