Pré-fabricados: o futuro da construção?

Pré-fabricados são sinônimos de agilidade, redução de custos e sustentabilidade. Mas, será que eles são realmente o futuro da construção?

Conheça os pré-fabricados e saiba como eles fazem parte da história de constante crescimento e inovação da construção civil.

Agilidade e cumprimento de prazos, junto com redução de custos e sustentabilidade, são objetivos essenciais para que os projetos sejam desenvolvidos com máxima qualidade e diferencial de mercado. Por esse motivo, a construção civil tem buscado novas tecnologias que satisfaçam as exigências do mercado.

A qualidade da arquitetura e praticidade de construção não ficam para trás nessa busca. Diferenciação, inovação, economia e qualidade andam sempre de mãos dadas. Com isso, estruturas pré-fabricadas se tornam cada dia mais importantes.

Seja pela estética ou pela qualidade técnica, pré-fabricados estão ganhando cada vez mais espaço de mercado, sendo necessário conhecer melhor suas características e benefícios para as obras é essencial para construtoras que desejam melhores resultados. 

Pré-fabricados: conheça as principais características

Estruturas pré-fabricados são elementos produzidos fora do canteiro de obra. Funcionando como os legos que as crianças brincam, são estruturas que chegam prontas, bastando apenas encaixar e fixar de maneira correta para construir.

Existem diversas estruturas produzidas e entregue em projetos, atualmente, de forma pré-fabricada: vigas, lajes, pilares, paredes, coberturas e muitos outros. É possível conseguir peças de diferentes tamanhos e formatos, o que aumenta as possibilidades para a criatividade de arquitetos e reduz o esforço na execução.

Conheça as diversas vantagens dessas estruturas e prepare sua construtora para se diferenciar no mercado.

Vantagens do uso de pré-fabricados

Construtoras podem conquistar diversos benefícios financeiros, estratégicos e de mercado com o uso de pré-fabricados. Conheça os principais:

1. Maior velocidade

Como as estruturas pré-fabricadas chegam ao canteiro de obras já prontas, é possível que sua fabricação e transporte seja feito ao mesmo tempo em que a fundação da obra é preparada. Além disso, os materiais fazem com que a obra não seja atrapalhada por condições climáticas como chuva.

Como o processo de uso depende de receber as estruturas e realizar a montagem, a produção se torna maior, reduzindo o tempo necessário para a obra em até 40%.

2. Redução de atrasos

Uma consequência da maior rapidez do uso dessas estruturas é a redução dos riscos de atrasos no prazo final de entrega da obra. Como o tempo geral é muito reduzido, é possível trabalhar com prazos maiores por etapas, estando mais preparado para imprevistos, como atraso na entrega dos materiais, sem impactar a entrega final.

3. Otimização do canteiro de obra

A necessidade de matérias-primas de base, como areia, brita, madeira, tijolos e outros, é reduzida. Com isso, a necessidade de espaço para armazenamento e preparação dos materiais se torna melhor, o que faz com que o canteiro de obra se torne mais limpo e dinâmico, com melhores condições para a movimentação de equipamentos e equipes.

Com os pré-fabricados, depósitos de areia, brita, cimento, madeiras e ferragens são eliminados ou reduzidos sensivelmente. O ambiente mais limpo oferece melhores condições de segurança ao trabalhador

4. Maior controle do orçamento

Utilizar pré-fabricados e acompanhar seus custos com planilhas de orçamentos de obra garante uma redução de custos e maior controle. Por reduzir a necessidade de matérias primas, existem menos variações de preços nessas estruturas.

Com isso, o controle dos gastos durante o projeto e o preço final é menor, o que permite reduzir custos repassados para o cliente, controlar melhor os gastos do orçamento aprovado e aumentar a margem de lucro da construtora.

5. Antecipação do ganho

Além de reduzir custos da obra, os ganhos podem ser antecipados com essas estruturas. Isso porque a execução é mais rápida, o que significa uma entrega para uso mais cedo e recebimento do pagamento final do projeto muito mais rapidamente que em projetos tradicionais.

6. Qualidade

A dosagem dos materiais para a produção do concreto é mais precisa na fábrica, em comparação ao que ocorre em alguns canteiros. Além disso, diferente do que ocorre nos processos de cura no canteiro, na produção industrial os elementos são submetidos à cura com temperatura controlada.

7. Maior eficiência e espaço das estruturas

Uma das principais vantagens de estruturas pré-fabricadas é a possibilidade de otimizar as construções, o alto desempenho de materiais permite reduzir o espaço ocupado por vigas e pilares e possibilita que futuras ampliações sejam feitas com menos impacto na estrutura original. A altura das lajes também pode ser mais eficiente, com vãos maiores e menor altura efetiva.

Com essas características, o aproveitamento do espaço pode ser maior do que em construções tradicionais, garantindo mais satisfação para o usuário final sem alterações no projeto inicial.

8. Sustentabilidade

Um dos elementos que mais atrai clientes e se coloca como diferencial em um mundo onde o cuidado com o meio ambiente ganha mais importância é a capacidade do projeto em ser sustentável.

Com estruturas pré-fabricada, o consumo de água, energia elétrica e matéria prima é muito reduzido. Além disso, o volume de entulho produzido é muito menor, reduzindo o lixo que pode impactar o meio ambiente.

Por último, temos a possibilidade de reaproveitamento de materiais e estrutura caso a obra seja, um dia, demolida.

Otimização de gestão com pré-fabricados

A gestão de obras de qualidade, ao contrário do que se pode pensar, não depende apenas de controlar processos, orçamentos e cronograma, mas também de aproveitar oportunidades para se destacar no mercado.

Claro, o uso de pré-fabricados garante que o cronograma seja melhor controlado, o orçamento não sofra com grandes custos e que todos os processos de construção estejam melhor alinhados. No entanto, o grande destaque está na vantagem frente a concorrência ao aproveitar as melhores estruturas para a construção.

Apenas aproveitando ao máximo o que o mercado tem a oferecer é possível alcançar máxima lucratividade e sucesso com os projetos de construção civil.

Quer saber mais sobre as inovações do mercado de construção civil? Acesse o blog Obra Prima e veja os conteúdos exclusivos.

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.