RDO: Conheça os impactos positivos desse relatório no seu projeto!

RDO: impactos positivos para a sua gestão de obras
RDO: impactos positivos para a sua gestão de obras

O Relatório Diário de Obras, ou RDO, ganha cada vez mais importância na gestão de obras e pode trazer diversas vantagens para as construtoras.

Acompanhar os processos cotidianos de uma obra é essencial para ter constantemente a visibilidade da evolução do projeto. É uma forma de monitorar tarefas e equipe e garantir que tudo esteja de acordo com o escopo a todo tempo.

Em seu projeto de graduação “O papel do engenheiro civil como gestor de obras: aspectos técnicos, humanos e conceituais”, Thiago Jazbik Chaves afirma que:

“Um Relatório Diário de Obra (RDO) também é muito importante para o acompanhamento dos processos. Esse documento deverá ser composto por informações básicas, como condições climáticas, número de profissionais e equipamentos envolvidos, ocorrências e desvios do dia, plano de atuação da semana, frentes futuras de trabalho e muitas fotografias, sempre com legenda e explicação. O RDO, diz, é o instrumento adequado para acompanhar a obra e dar suporte às decisões.”

O estudo de Chaves deixa claro que com base em dados simples e constante atualização, o RDO oferece todas as bases para uma gestão de obras cada vez mais eficiente.

Ter informações sobre clima, número de profissionais no canteiro, problemas e soluções encontradas permite alinhar as estratégias, evitar problemas que afetem qualidade e melhorar todo o desenvolvimento da obra.

Imagine ver no relatório de 3 dias seguidos que o tempo tem fechado e o canteiro tem cada vez menos momentos de sol e ventos mais fortes. Não seria de se espantar que um dia de chuva esteja se aproximando, certo?

Com essa informação, e uma boa olhada na previsão do tempo, os gestores podem se organizar para que a chuva não danifique materiais, equipamentos ou atrase o cronograma.

Essa é a maior importância no uso dos Relatórios Diários de Obras: ter máximo controle do dia a dia do canteiro de obra e garantir que interferências no projeto sejam sempre positivas, evitando prejuízos para a construtora.

Banner 3: RDO

Relatório Diário de Obras: as vantagens de acompanhar a obra com o relatório

Já dissemos que o RDO ajuda a ter mais controle e conseguir melhores resultados para os projetos da construtora. Que tal, então, olhar mais de perto as vantagens que ele pode oferecer para a construção civil?

Existem 5 benefícios principais para construtoras e gestores de obras que utilizam os Relatórios Diários de Obras. São eles:

1. O RDO ajuda no aumento da produtividade

Com um controle detalhado dos horários e atividades dos trabalhadores, os gestores têm em mãos uma poderosa ferramenta para aumentar a produtividade. É possível organizar o canteiro de obra e a distribuição de tarefas para que todos tenham horários razoáveis de trabalho, alimentação e descanso.

Além de oferecer melhores condições para o trabalho, é possível verificar atividades que têm sua execução atrasada ou trabalhadores que rendem menos, descobrir as causas e corrigir.

Aumentando a produtividade com base em informações concretas garante uma melhor comunicação com a equipe e oportunidades de encontrar formas de motivar os trabalhadores.

2. Controle de prazos

Cada hora de trabalho é contabilizada no RDO. É impossível que uma atividade aconteça sem ser catalogada e, com isso, se algo acontece que prejudique a execução e atrase os trabalhos o problema é identificado e corrigido mais rapidamente.

Com um controle tão grande dos processos, é possível perceber quando uma atividade começa a ser desempenhada de forma mais lenta que o previsto, antecipando a possibilidade de atrasos.

Controlar os prazos das etapas e o avanço do cronograma, então, torna-se mais simples e claro e a chance de ter prejuízos com entregas atrasadas é muito reduzida.

3. Redução de desperdícios

Da mesma forma como o Relatório Diário de Obras aumenta o controle dos trabalhadores e prazos, o acompanhamento do uso dos materiais e equipamentos também se torna maior.

Cada tijolo e saco de cimento utilizados podem ser contabilizados dia a dia.

Utilizando esse controle e comparando com as tabelas de orçamento e estimativas do projeto é possível verificar se em alguma parte da obra estão ocorrendo desperdícios.

Mais do que a contabilidade de materiais, os desperdícios podem ser identificados nos registros de retrabalhos e erros de execução. Outra vez, podem ser corrigidos antes que causem prejuízos mais profundos.

4. Controle de orçamento

Se é possível acompanhar o uso de materiais, acompanhar o uso do dinheiro não é algo tão fora da realidade. Cada compra realizada, cada vez que é necessário comprar mais material, qualquer pagamento que deve ser feito é registrado.

Nesse caso, o RDO se torna a documentação perfeita para que o financeiro e departamento de compras estejam sempre informados dos gastos necessários e daqueles fora do que foi previsto no projeto.

Com essas informações em mãos é possível traçar novas estratégias, renegociar prazos e custos com fornecedores e evitar que os custos do projeto saiam do que foi definido no orçamento. Fugir dos prejuízos e da perda da margem de lucro é muito mais simples com esse controle dia a dia.

5. Transparência para o cliente

RDO é um documento completo que descreve dia a dia a evolução da obra e que, em geral, inclui fotos do canteiro de obras e das atividades desenvolvidas. Enviar esse documento para o cliente é uma forma perfeita de prestar contas.

Mais do que saber de antemão os problemas que estão sendo enfrentados, ele pode visualizar muito mais facilmente a evolução do projeto contratado.

Ações assim, mais do que aumentar a transparência, aumentam a confiança que o cliente tem na construtora, criando uma relação muito melhor e que pode render muitas indicações e novos contratos.

Gestão de obras otimizada com o RDO

Se a gestão de obras é essencial para o controle das obras e para conseguir melhorar os resultados dos projetos, crescimento da construtora e lucratividade, imagine o que não pode ser feito com um documento que oferece tanto controle como o RDO.

Investir em controle nunca será jogar dinheiro fora e conseguir o melhor modelo, preenchendo-o com responsabilidade e atenção é um grande diferencial para as construtoras.

Acesse aqui o modelo Obra Prima do Relatório Diário de Obras (RDO) >

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.