Quer vencer processo licitatório de construção? Use Obra Prima!

Vencer uma licitação de construção civil depende de vários fatores. Um deles é a tecnologia que você pode usar para organizar a gestão da construtora.
obra-prima
obra-prima

A sua construtora nunca vendeu para o Governo? Está na hora de considerar esse cliente para fazer o negócio crescer e diversificar fontes de renda.

Faz um tempo que a ideia de participar de uma licitação de construção passa pela sua cabeça. O medo de não dar certo vem junto dessa ideia. Então, você simplesmente ignora a intuição de que esse seria um bom caminho e segue com os planos de gestão da construtora.

Muito desse pensamento tem origem em uma crença: de que a construtora não está preparada para vencer!

Seja por achar que outras empresas são mais experientes ou por acreditar que não tem os recursos necessários para começar, o importante é entender que os limites estão sendo colocados por você. Mas tentar a chance de vencer um processo licitatório é uma oportunidade que você deveria se permitir todos os dias.

Pense em quantos projetos de construção você já fez. Contabilize os lucros que teve. Olhe para a sua história e perceba que chegou o momento de profissionalizar o modo como a escreve. As planilhas lhe ajudam muito, mas também lhe prendem a uma forma de pensar que não lhe permite crescer ainda mais.

Obra Prima pode ser o primeiro sistema de gestão da construtora. E se você está mesmo pensando em participar de licitações ou se isso já passou pela sua cabeça, queremos lhe apresentar cinco funcionalidades do software. Não precisa instalar. É só ter login e senha para usar o Obra Prima.

Entenda melhor as cinco funcionalidades que podem promover boas práticas, que trazem o sucesso na licitação para construção como consequência!

1 – Gestão de projeto de construção por centro de custo

A boa prática número um vai mostrar que você sabe distinguir um projeto do outro, porque os separa internamente em centro de custos diferentes. Ou seja, sua construtora não mistura nem insumos nem verba dos projetos de construção que executa. Com Obra Prima, cada projeto tem seu próprio ambiente no módulo financeiro.

Afinal, uma das avaliações feitas pela comissão de licitação do órgão para o qual você pleiteia prestar serviço diz respeito à capacidade financeira de executar a obra. Por isso, é interessante reunir extratos bancários, fluxo de caixa e declaração de IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica), complementando a propostas com informações sobre a organização interna da construtora.

Mesmo que não sejam exigência do edital do processo licitatório, a transparência pode fazer a diferença!

Tudo isso serve para mostrar que o dinheiro não será desviado de um projeto público para outras obras que construtora esteja tocando.

2 – Orçamento assertivo e seguro para a construtora

Uma das tentações que você deve evitar é jogar o preço da proposta lá embaixo, só para ganhar a licitação na construção. Esse “tiro, com certeza, sairá pela culatra”. Ao reduzir a margem de lucro, a construtora ficará exposta a flutuações de mercado.

Mas como, então, fazer um orçamento correto e assertivo?

Essa é uma pergunta que Obra Prima pode ajudar a responder. O sistema tem seu próprio banco de dados e você também pode importar tabelas de composição de preços, como a PINI e Sinapi (Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil). Então, no momento em que você começa a calcular o orçamento por metro quadrado construído, usa as principais referências de mercado para orçar.

Essa funcionalidade ajuda a construtora a oferecer uma proposta durante processo licitatório que não superavaliará os custos e nem cobrará de menos. Tudo isso, considerando o prazo de execução e os reajustes nos preços de insumos e equipamentos, sem comprometer a margem de lucro.

3 – Controle de fluxo de caixa

Sabe o que você não pode demonstrar na proposta? Que precisa desesperadamente da verba para fazer a construtora operar. Transparecer isso, com certeza, fará com que seu envelope seja mais um arquivado entre tantos outros.

Por isso, evidenciar a liquidez e a presença de capital de giro é fundamental. Para isso, você pode compartilhar informações sobre o seu fluxo de caixa. Elas são disponibilizadas em tempo real, no módulo financeiro do Obra Prima. Gráficos e números ajudam a enxergar de forma clara onde e como está o seu dinheiro, sabendo as entradas e saídas diariamente.

4 – Acompanhamento do Previsto X Realizado por projeto

Prestação de contas é algo que as empresas públicas levam a sério, pois são constantemente cobradas a mostrar aonde está indo o dinheiro do cidadão. E você precisa se garantir, ao gerar dados de suas transações técnicas e bancárias que mostrem o caminho do dinheiro.

O Obra Prima tem um módulo no qual você pode fazer as medições de cada etapa executada. Por meio dessas medidas do que foi realizado, o órgão público realiza o pagamento, conforme contrato.

Via de regra, haverá um funcionário público responsável por fiscalizar a obra. Ele vai gostar de saber que pode acompanhar tudo pelo Portal do Cliente. Isso porque, acompanhará o dia a dia da obra, desde as finanças até os gráficos financeiros, além de acessar facilmente o previsto versus o realizado, de acordo com etapas e prazos.

5 – Organização do processo de compras

Outra funcionalidade que ajuda a gerar confiança no processo licitatório promove a organização da compra de insumos. Assim, você consegue evitar que a obra fique empacada pela falta de algum material. Afinal, você sabe que se não houver produtividade, há perda de receita.

Então, no módulo de compras, é possível visitar o canteiro e preencher quais são os materiais necessários. O pedido vai direto para os fornecedores, por meio de um canal próprio.

Os vendedores cadastrados por você no Obra Prima recebem um e-mail com a necessidade de compra. Entram no Portal do Fornecedor e informam valores, tipos, marcas e quantidades disponíveis. A construtora, então, recebe respostas padronizadas a partir das quais o sistema elabora o mapa de cotação.

Isso mesmo!

A tecnologia mostra qual é a melhor combinação de compra. Você pode adquirir produtos de vários fornecedores ou resolver optar por apenas um.

Fato é, que isso demonstra o seu cuidado com o dinheiro público. Portanto, além do serviço de executar o projeto de construção, a proposta pode evidenciar outras qualidades que agregam ao custo do objeto.

Leia a legislação!

Acha que essas cinco funcionalidades podem ajudar? Restou alguma dúvida? Clique aqui e agende seu horário para uma demonstração online e conheça os benefícios que o Obra Prima pode trazer à sua construtora.

Funcionalidades do sistema Obra Prima
Funcionalidades do sistema Obra Prima
Quero conhecer o sistema Obra Prima
tabela sinapi

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.