RDO: 4 vantagens para começar a usar

Como você faz o acompanhamento de obras na sua construtora? Já pensou em usar o Relatório Diário de Obras (RDO)? Conheça 4 vantagens deste modelo!
RDO: vantagens para começar a usar o Relatório Diário de Obras
RDO: vantagens para começar a usar o Relatório Diário de Obras

Descubra o que faz do Relatório Diário de Obras (RDO) uma vantagem e ferramenta indispensável para construtoras. 

A execução de uma obra é minimamente detalhada logo nos primeiros momentos do planejamento. Cada risco é analisado, elementos que podem gerar imprevistos contabilizados, o que é necessário para cada atividade em relação a material e a tempo e como cada etapa se relaciona com a seguinte.

Toda essa “descritividade” é usada pelas construtoras como base de gestão na busca de maior controle de processos e fuga de erros e imprevistos que possam prejudicar tanto a qualidade quanto a produtividade do canteiro de obras. Assim, assegurando que orçamentos e cronogramas sejam cumpridos.

No entanto, como ocorre em qualquer setor do mercado ou da vida, a realidade no papel é uma, na prática a coisa muda de figura.

Para evitar esses problemas que surgem na diferença do planejamento para a execução, as construtoras devem investir tempo e recursos em ferramentas que permitam um acompanhamento de obras otimizado no canteiro de obras. Desse modo, o que acontece no dia a dia do canteiro é controlado e reportado aos gestores para que as melhores decisões para prevenir e corrigir problemas sejam tomadas.

Que tal conhecer um dos principais documentos para realizar esse acompanhamento de obras no canteiro? Descubra aqui as vantagens e o modelo de RDO.

Relatório Diário de Obras (RDO): o que é?

O modelo de RDO é utilizado para desenvolver um acompanhamento de obras dia a dia das atividades e etapas executadas no canteiro de obras. 

Na prática é um check-list dos elementos do cronograma e atividades para saber o que foi realizado, adiantado ou atrasado com uma área para observações e espaço para anexar fotos.

O RDO permite realizar um acompanhamento muito mais próximo e detalhado da execução real do projeto no canteiro. Também oferece informações essenciais para a tomada de decisões da construtora, para evitar atrasos e custos não esperados no orçamento. Além disso, oferece informações muito mais claras e objetivas para repassar para clientes e investidores.

Dessa forma, garantindo que eles tenham visibilidade da evolução do projeto, gerando mais transparência e confiança no trabalho da sua construtora. Com um acompanhamento tão próximo e detalhado do canteiro de obras, os resultados do projeto ganham mais qualidade. A alocação de recursos e insumos da obra é muito mais eficiente e econômica.

Os principais benefícios do RDO 

Para utilizar da melhor maneira o Relatório Diário de Obras é preciso entender as funções que ele exerce e os benefícios que traz. Apenas assim a construtora pode implementar esse documento e organizar as informações nele de forma a melhorar a gestão de obras.

Existem 4 vantagens principais trazidas pelo RDO, são elas:

1. Monitoramento das atividades para controle orçamentos otimizado

A visibilidade das atividades que fazer um relatório diário oferece garante um monitoramento otimizado.

Isso traz muito mais detalhes sobre a utilização de materiais e mão de obra, desperdícios, erros de planejamento e prejuízos em potencial. Significa que o uso dos recursos do orçamento pode ser acompanhado mais de perto e falhas possam ser corrigidas antes que causem impactos no projeto. 

Se um acidente ocorre e é preciso realocar mão de obra ou comprar mais dos materiais perdidos, o departamento de compras pode ser notificado a tempo de escapar de custos mais altos de compras emergenciais, por exemplo.

Além disso, esse monitoramento dos custos permite uma prestação de contas mais detalhada ao cliente, aumentando sua confiança e a transparência na relação.

2. Aumento da produtividade

O controle dos tempos de descanso e de execução para as atividades também pode ser melhor observado, melhorando a comunicação com a equipe e a realocação dos trabalhadores de uma atividade para outra quando necessário.

Eliminando situações em que a mão de obra se torna ociosa fora das horas de pausa e transmitindo informações diariamente a construtora pode aumentar a eficiência das atividades e otimizar a produtividade do canteiro de obras.

3. Controle de cronogramas

Se a produtividade é controlada e os materiais e trabalhadores são melhor gerenciados e alocados, o cronograma pode ser mais facilmente controlado. 

Qualquer pequeno atraso é contabilizado e pode ser corrigido antes que cause impactos no prazo final. Muitas vezes, o modelo de RDO garante até a possibilidade de finalizar a obra antes do tempo previsto. Ou até evitar problemas mesmo quando o cliente ou alguma situação inesperada exige que o projeto sofra modificações.

4. Reduzindo a probabilidade de erros e retrabalho

Com o controle mais de perto das atividades dia a dia no canteiro de obras é possível identificar riscos e problemas antes que eles se tornem grandes demais para serem controlados.

Assim, as chances de acidentes são minimizadas e o cumprimento das normas de Saúde e Segurança do Trabalho pode ser assegurado. Com tudo o que comentamos até aqui não é surpresa dizer que o resultado é a redução de erros e de retrabalhos, o que impacta direta e intensamente o cronograma e orçamento da obra.

Softwares de gestão de obras para um RDO eficiente

Por muito tempo o Relatório Diário de Obras foi desenvolvido com papel e caneta, para algumas construtoras essa ainda é a realidade.

Se o objetivo é tornar o canteiro de obras mais produtivo e eficiente, é hora de mudar isso e começar a contar com o apoio das tecnologias. Softwares de gestão de obras como o Obra Prima oferecem o RDO como funcionalidade para a construtora, permitindo conquistar todas as vantagens mencionadas com uso ainda mais simples.

Acessando o sistema do próprio canteiro de obras por meio de um celular, o responsável da obra pode atualizar o documento várias vezes ao dia no momento em que as coisas acontecem.

Assim, evita esquecer ou confundir dados, o que acontecia muito quando era necessário voltar para o escritório e sentar para escrever no papel de memória.

Quer conhecer mais sobre funcionalidades para otimizar a gestão de obras da sua construtora? Acompanhe os conteúdos do blog Obra Prima no blog e no Instagram para ficar por dentro.

Software de gestão de obras

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.