Reduza os custos usando tecnologia na construção civil

Utilizar a tecnologia na construção civil é uma ótima forma de reduzir custos e ter mais controle financeiro das suas obras.

Já pensou sobre como o mundo seria hoje se a tecnologia na construção civil não tivesse evoluído a passos largos? Tudo seria um tanto quanto diferente, quem sabe até como um episódio dos Flintstones. 

E não é para menos: a tecnologia mudou a forma de se pensar e construir, tornando tudo mais inteligente, moderno e resistente. O que também representa uma grande oportunidade para as empresas do setor, para ter mais lucro e reduzir gastos.

É esse tipo de solução tecnológica que a sua construtora está buscando? 

Então, você chegou ao conteúdo certo. Hoje, vamos mostrar por que vale a pena investir na tecnologia da construção civil e algumas inovações relacionadas ao controle financeiro de obras.

Fique por dentro!

Por que vale a pena investir na tecnologia da construção civil?

Com a criação de produtos mais econômicos e sustentáveis, as novas soluções tecnológicas ajudam a reduzir custos para o planejamento e execução de obras. E também proporcionam maior controle financeiro.

Como mantém a qualidade mesmo com um orçamento reduzido, a tecnologia na construção civil representa por si só uma ótima opção para o mercado:

  • Aumenta a vantagem competitiva em relação aos concorrentes;
  • Diminui o custo do empreendimento;
  • Possibilita uma entrega de resultados com mais agilidade;
  • Reduz os desperdícios, a ociosidade da equipe e também possíveis retrabalhos;
  • E ainda, de quebra, eleva o nível do serviço executado.

5 tecnologias da construção civil que facilitam o controle financeiro e a redução de custos

Para que fique mais fácil entender o quanto a tecnologia pode beneficiar a construção civil, veja uma lista de soluções para reduzir custos e otimizar o orçamento de obra:

1. Automação

Como você já deve ter ouvido falar, a automação nada mais é do que substituir o esforço humano pelo esforço da máquina

Softwares de automação são capazes de manter a organização das horas trabalhadas, além de gerenciar a cadeia de suprimentos, avaliar resultados e acompanhar prazos de obras. Genial, não é mesmo?

2. BIM (Building Information Modeling)

BIM, ou Modelagem de Informação da Construção, é um novo conceito sobre a formulação de projetos. Onde ganham destaque ferramentas em 3D capazes de tornar a gestão da informação mais eficiente.

Com esse tipo de simulação é possível até mesmo construir obras em ambientes virtuais antes de qualquer implementação. O que permite a economia de tempo e de custos, pois possibilita uma avaliação sobre áreas compatíveis para projetos elétricos e hidráulicos, pilares e outras projeções.

3. Drones para a elaboração do orçamento de obras

Lembra que antigamente era preciso usar estruturas complexas para fazer inspeções, monitorar as partes mais altas das obras e realizar os levantamentos topográficos? Com o avanço da tecnologia da construção civil, hoje são os drones que assumem essas responsabilidades.

O que gera a redução de custos, além da economia de tempo para resolver possíveis problemas que venham a surgir nessa etapa. Tudo fica muito mais ágil, incluindo a comunicação e a tomada de decisão sobre o orçamento de obras.

4. Software de gestão de obras

Um software de gestão de obras pode dar conta de demandas que a sua construtora precisaria cumprir para economizar tempo, dinheiro e aumentar a segurança. 

Pode ajudar sua construtora a entregar um planejamento de obras ainda melhor e mais completo, além de facilitar a compra de materiais. O que pode resultar em menos tempo, maior assertividade, qualidade e redução do custo de obra.

Para fazer a melhor escolha, opte por uma tecnologia que integre as áreas da empresa, se conecte com outros aplicativos, tenha hospedagem em nuvem e um suporte técnico eficiente. Ou seja, que ofereça todas as funcionalidades necessárias para facilitar o gerenciamento de obras.

5. Software de orçamento de obras

É fato que o orçamento de obras é uma das etapas da construção civil que mais gera dor de cabeça nas construtoras. Mas como a tecnologia vem para resolver a maioria dos problemas da humanidade, não é diferente quando a proposta é facilitar o trabalho dos orçamentistas.

Com o uso dessa tecnologia, que oferece planilha de custo de obra para facilitar a organização do setor financeiro da construtora, problemas como erros e imprevistos são reduzidos

Algumas ferramentas de gestão de obras, inclusive, contribuem com o controle financeiro, cálculo de quantidades e até mesmo comparação de preços entre vários fornecedores.

Dica bônus: una o útil ao agradável com uma tecnologia de gestão de obras baseada em nuvem

E você, já escolheu uma tecnologia da construção civil para chamar de sua? 

Se ainda tem dúvidas sobre qual delas testar primeiro, aqui vai uma sugestão chamada Obra Prima! Uma ferramenta de gestão de obras baseada em nuvem, superfácil de usar e rápida de implantar.

Conheça as vantagens de substituir planilhas e controles manuais por um sistema que vai te dar a visão completa da sua construtora onde quer que esteja! E deixe que a tecnologia na construção civil eleve a sua construtora a outros patamares financeiros!

Experimente o nosso software de gestão de obras

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.