Seja exemplo de inovação na construção civil

Seja exemplo de inovação na construção civil

O que é inovação e como ela já faz parte da sua construtora? Descubra isso e muito mais neste post.

Você sabia que o detergente pode ser considerado uma inovação na construção civil? Pois é, ele ajuda a dar liga às argamassas. Mas também é responsável por algumas fissuras no reboco e pelo ressecamento ao assentar os tijolos. Além disso, aplicar esse insumo na construção também se tornou motivo de polêmica.

O uso desse material alternativo nos projetos de construção levou à realização de estudos. Um deles comprova a eficiência do detergente quanto à plasticidade, resistência e custo-benefício. Mas deixa em aberto a avaliação da porosidade e do fator água-cimento.

Fato é que, a partir dessa aplicação difundida entre canteiros de obra, foram elaborados aditivos que apresentam simultaneamente propriedades tensoativas e incorporadoras de ar. Esse novo produto preenche uma lacuna de mercado.

E assim acontecem as principais inovações na área!

Com a tecnologia na construção civil não é diferente: os desafios geram as soluções. E a gestão da construtora também não é mais a mesma depois da chegada dos sistemas que substituem as planilhas. Você tem hoje muito mais controle sobre o orçamento e a execução dos projetos com ajuda de softwares especializados na área.

Pensando em tudo isso, já se perguntou o que os pedreiros andam inventando na obra? Parou para pensar que a tecnologia na construção civil pode ser inspiradora para os seus colaboradores?

Pois é, a inovação pode estar dentro da construtora sem você saber!

Por isso confira três dicas para tornar o seu negócio um exemplo para o mercado.

Inspire o interesse pela tecnologia na construção civil

Quantos dos seus colaboradores assistem a vídeos sobre construção civil no Youtube? Nenhum, poucos ou todos?

Saiba que essa é uma resposta importante, já que muitas das dúvidas que surgem nos canteiros já foram parar em plataformas da internet, com soluções inovadoras. Nada melhor, portanto, do que incentivar os colaboradores a consumir conteúdos especializados.

Afinal, por que não assistir ao Youtube nas horas vagas?

Confira esses três vídeo e você entenderá porque esse hábito é importante e acaba despertando interesse pela tecnologia.

  • Veja essas cinco inovações:
  • Assista esse vídeo antes de fazer a hidráulica dos próximos projetos:
  • E essa ferramenta para assentar tijolos, já viu?

Além de conferir o uso dessas ferramentas e se inspirar, quem sabe não chegou a hora de ter criar um canal no Youtube para a construtora? Pode ser algo estimulante e diferente para alguns trabalhadores.

Ofereça oportunidade aos talentos da construtora

Imagine que você criou o canal no Youtube. Todo o mês posta, pelo menos, uma dica do canteiro de obra. Ao final do uma ano pode contabilizar quem protagonizou mais vídeos e oferecer um prêmio como forma de reconhecimento. Só não se esqueça das autorizações de uso de imagem e de criar regras claras para o canal.

Mesmo que as redes sociais não sejam muito o seu foco e que você não queira um canal, estimular boas ideias oferecendo recompensas por elas é sempre um bom caminho. Com a ajuda de um sistema de gestão da construtora, você pode criar índices de produtividade e escolher o funcionários destaque a partir deles.

Confira estes dois canais no Youtube que fazem sucesso no ramo da construção civil:

  • JR Construção
  • Engehall

Torne os processos de gestão da construtora tecnológicos

Quando seus funcionários se tornam mais antenados, a sua construtora também precisa acompanhá-los nos processos. Para isso, você precisará de um sistema de gestão que lhe ofereça mais controle e possibilidade de criar projetos inovadores não somente de obras, mas de gestão de pessoas, de insumos e de quaisquer outras áreas.

A tecnologia da construção civil ajuda a construtora a enxergar potencial nas pessoas e nos processos. E é assim, que seu negócio se torna exemplo de inovação!
Continue lendo o Blog Obra Prima para saber de mais novidades da sua área.

Funcionalidades do sistema Obra Prima
Funcionalidades do sistema Obra Prima
Quero conhecer o sistema Obra Prima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *