Sem tempo para clientes? Aplique Customer Experience na construção civil.

Invista em autoatendimento e customer experience para não deixar o cliente na mão, mesmo nas épocas mais pesadas dos projetos da construtora.
Customer Experience na construção civil.
Customer Experience na construção civil.

O que o cliente pede precisa ser prioridade. Mas nem sempre você tem tempo. É por isso que Customer Experience e autoatendimento são a resposta para esse desafio.

O que o uso do celular na obra tem a ver com promover a Customer Experience (CX)? A princípio, você considera péssimo transitar pelo canteiro sem prestar atenção no espaço. Isso pode realmente ser perigoso. Mas o uso consciente e proveitoso do smartphone pode ajudar a construtora a promover a inovação e o autoatendimento.

Sabe como?

Imagine que você precise atualizar o cliente sobre o estágio atual da obra. Ao deixar para fazer isso quando o cliente solicitar, começará uma corrida contra o tempo. Afinal, se não responder rapidamente, deixará de promover ao cliente uma boa experiência. E não adianta dizer ao consumidor que não teve tempo. Isso só vai piorar a situação!

Que tal antecipar essa necessidade e suprí-la antes que seja uma demanda?

Você mesmo caminha pela obra fazendo algumas fotos e até vídeos para enviar via Whatsapp para o cliente. Não há nada de mal nisso. Mas com a tecnologia na construção civil você já consegue fazer boletins semanais e até diários de visitação à obra em um ambiente seguro.

Ao cliente restaria visitar o espaço de autoatendimento do sistema para ver todos as fotografias que comprovam a evolução do projeto.

Esse gesto de fotografar e registrar no sistema o histórico vai contribuir, inclusive, para a gestão da construtora. Isso porque, você não precisará resgatar do Whatsapp as imagens compartilhadas com cada cliente, pois terá tudo à mão, bastando selecionar o projeto desejado.

Tanto você quanto o cliente conseguem ter mais sucesso ao usar a tecnologia de modo eficiente. Por isso, você precisa entender como o autoatendimento está ligado à Customer Experience.

A relação entre Customer Experience e autoatendimento

Para ter uma boa experiência, o cliente não deve se estressar com a obra. O que parece impossível, certo? Errado. O consumidor não pode ter dificuldade para encontrar as informações de que precisa.

Imagine, então, que você pode agregar ao projeto de obra um espaço digital, no qual o cliente realiza o login e confere informações sobre a obra em tempo real. Ele não precisaria ligar para você ou para o administrativo caso necessite de um boleto, pois toda a documentação da obra estaria nesse espaço.

No portal do cliente, você também pode disponibilizar um diretório para armazenar os certificados de garantia dos itens comprados na obra. Principalmente na fase de acabamento, se torna difícil controlar e entregar ao cliente todas as notas de que ele precisará para reivindicar aos fornecedores reparos em peças.

Você comprou uma bela torneira, mas não forneceu ao cliente a garantia? Tenha certeza de que ouvirá muita reclamação, caso exista algum problema com a peça no futuro. E sua construtora se incomodará com uma obra que já foi inclusive entregue.

Tal situação é péssima para o desenvolvimento da Customer Experience e mostra que você não tem um processo adequado de controle. O que faz com que ofereça um serviço muito aquém do desejado.

Mas além de controle, quais seriam outras vantagens do autoatendimento com ajuda da tecnologia na construção civil?

Principais vantagens para construtora e clientes

Ao adotar um sistema que promova [link ao id 17] ações em benefício da Customer Experience, outras vantagens acabam sendo agregadas aos processos da construtora. No momento em que fornece atualização para o cliente sobre cada estágio, pode realizar também a medição física da obra.

Ou seja: quando investe em autoatendimento por meio da tecnologia acaba gerando mais controle sobre o fluxo de caixa e tendo visão clara do lucro alcançado. Além disso, pode contabilizar também as seguintes vantagens:

  • Orçamento assertivo;
  • Inovação nos projetos e no atendimento da construtora;
  • Acompanhamento das fases de obra;
  • Histórico completo de desenvolvimento do projeto;
  • Acompanhamento do previsto e realizado com base no histórico;
  • Geração de ordens de serviço direto da obra;
  • Gestão da construtora e de cada projeto de obra.

Viu como Customer Experience não é só uma palavra da moda? Também pode ajudar a sua na inovação dos seu projetos e na gestão da construtora. Agora, sim, faz sentido usar o smartphone no canteiro, pois você pode contar com a tecnologia na construção civil!
Mas qual reúne tudo isso ao alcance da pequena e média construtora? Descubra aqui!

Funcionalidades do sistema Obra Prima
Funcionalidades do sistema Obra Prima
Quero conhecer o sistema Obra Prima

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.