SGQ para a construção civil

SGQ: a chave do sucesso para a sua construtora

Obras possuem muitos detalhes a serem pensados e planejados pela construtora, e o SGQ pode ser a chave para o sucesso e para a qualidade do projeto.

Organizar um projeto do planejamento à entrega é uma tarefa difícil para todas as construtoras. E, quanto mais complexo o projeto, mais informações e detalhes devem ser organizados e pensados.

Aproveitar melhor os recursos no canteiro de obras, informar e gerenciar equipes e tarefas administrativas, no entanto, não precisam ser desafios ou motivos de erros. É para garantir o funcionamento de todas as etapas do projeto que o SGQ existe.

SGQ é a sigla para Sistema de Gestão de Qualidade, um recurso que ajuda a melhorar a gestão da construtora com baixo investimento. É uma ferramenta que interliga todos os elementos da organização, criando processos mais padronizados e facilitando o processo de planejamento e a tomada de decisões em obras.

Ao criar um padrão para a gestão interna da empresa e das obras, a ferramenta foca os esforços nos resultados, garantindo um aumento na qualidade, na lucratividade e na satisfação em relação a cada projeto da construtora.

Acompanhe o nosso conteúdo e saiba mais sobre essa ferramenta e como ela pode contribuir para o sucesso das construtoras.

Vantagens do SGQ para construtoras

A organização dos processos de gestão é essencial para garantir a qualidade das obras. Já trouxemos no blog algumas informações que ajudam construtoras a entenderem e implementarem os Sistemas de Gestão de Qualidade, explicando por que a gestão da construtora fica melhor com um SGQ.

Para complementar as informações, apresentamos, de forma mais detalhada, quais são  os benefícios dessa ferramenta:

Aumento da produtividade

Controlar os processos e garantir uma padronização torna as informações mais claras para as equipes e gestores da construtora. Quanto mais alinhados estão os processos, mais simples é a maneira de se reduzir os erros. Assim, a produtividade se torna maior.

O ponto crucial para o aumento da produtividade está ligado à redução do tempo necessário para a execução de tarefas. O SGQ garante que o armazenamento de materiais seja mais eficiente; o cronograma, mais compreensível; e a evolução das etapas, mais instintiva. 

Facilitar processos para os colaboradores garante, ainda, que os trabalhadores se sintam mais motivados, uma vez que o trabalho se torna mais dinâmico e eles cometem menos erros.

Melhora no controle de processos da construção

O mapeamento de processos que o sistema oferece garante uma visão mais clara dos pontos fracos e fortes dos projetos. Dessa forma, otimizar o envolvimento e a performance é mais fácil.

Com maior controle, a construtora pode gerenciar melhor os recursos e o tempo, garantindo melhores resultados para a obra e um acabamento mais bem-feito, cumprindo prazos e respeitando orçamentos,o que garante mais sucesso para os empreendimentos.

Melhoria da organização interna

Não basta que as obras sejam melhores, é essencial garantir, para que a máxima qualidade seja alcançada, a otimização interna da empresa. Com a utilização do Sistema de Gestão da Qualidade, todos os departamentos da empresa são alinhados.

O resultado desse alinhamento é uma construtora mais capaz de cuidar das finanças e de se comunicar com o cliente, o que garante uma melhor experiência de atendimento e do marketing, permitindo a conquista de novos projetos.

Melhoria na Gestão da Documentação

Construtoras devem respeitar licitações, legislações e normas específicas para cada tipo de projeto. Além disso, cada projeto possui seu próprio contrato e características específicas.

Garantir que todos esses documentos, além daqueles relacionados à contratação de mão de obra e financeiro, é essencial para o desenvolvimento da empresa. A gestão do armazenamento e conservação dos documentos permite fácil acesso a todas as informações que futuros projetos possam precisar.

Assim, a construtora sempre tem uma fonte de informações e consulta para garantir o máximo de qualidade nas próximas obras, usando como base erros e acertos de documentos arquivados.

Redução significativa de custos e desperdícios

A qualidade dos processos exige utilizar melhor os recursos financeiros dos projetos. Evitar desperdícios e reduzir custos é muito importante para o sucesso das obras e da construtora.

Com processos alinhados e documentos em ordem, erros e desperdícios são eliminados, materiais e tempo de trabalho melhor aproveitados e, consequentemente, a qualidade é aumentada.

Aumento na satisfação de clientes e competitividade

O SGQ garante melhor alinhamento de todos os processos das obras. Com isso, o próprio projeto ganha mais qualidade. Além do resultado da obra, a construtora melhora, também, a comunicação com o cliente durante a obra.

Dessa forma, alcançar as expectativas dos clientes se torna mais fácil, garantindo mais satisfação com os serviços oferecidos. Clientes satisfeitos tendem a divulgar e indicar a construtora, fazendo com que as vantagens de mercado sejam ampliadas.

Clientes satisfeitos, projetos de qualidade e mais indicações características que fazem com que as construtoras conquistem mais competitividade de mercado, diferenciando-se das concorrentes.

Melhoria na lucratividade para a empresa

Observando as outras vantagens, é possível perceber que o SGQ otimiza todos os processos internos da empresa e, verdadeiramente, aumenta a qualidade da construtora e dos projetos.

Ao alcançar maior qualidade de resultados tanto na satisfação de clientes quanto na gestão de recursos,o retorno de clientes em busca de novos projetos aumenta, e o volume de trabalho com novos e antigos clientes, também. Assim, a empresa cresce no mercado e apresenta maior lucratividade.

SGQ como diferencial para o sucesso da construtora

Adotar um SGQ em projetos da construção civil pode otimizar todos os elementos de um projeto para as construtoras. Investir em qualidade e crescimento é o grande diferencial para empresas que querem aproveitar as oportunidades que o mercado oferece.

Criar um Sistema de Gestão de Qualidade é possível e mais simples ao se adotar as tecnologias para otimização de processos. A utilização de planilhas de gestão de orçamento, cronogramas de obra eficientes e softwares de gestão de obra otimiza os projetos da construtora e garantem sempre os melhores resultados.

Quer saber mais sobre ferramentas ligadas ao SGQ e como otimizar todos os processos de sua construtora com o objetivo de obter o máximo de sucesso para a empresa e os projetos?

Entre em contato e conheça todos os serviços e produtos que a Obra Prima oferece para tornar sua construtora um sucesso.

software de gestão de obra